Salário para o cargo de Gerente de coordenação de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de coordenação de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de coordenação de marketing

Um Gerente de coordenação de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de coordenação de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de coordenação de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • realizar estudo de viabilidade;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • administrar orçamentos;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dimensionar equipe;
    • cobrar ações;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • examinar currículos;
    • pesquisar mercado;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar relatórios;
    • pensar estrategicamente;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • negociar com partes interessadas;
    • negociar com clientes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar mídias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • liderar pessoas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • definir perfis profissionais;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • representar empresa publicamente;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar tendências do mercado;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • tomar decisões;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • gerir lucratividade;
    • checar informações para divulgação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • agir com empatia;
    • otimizar custos e recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • identificar necessidade de recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • mediar conflitos;
    • realizar escuta ativa;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • trabalhar em equipe;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • revisar planos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar contexto;
    • administrar conflitos entre partes;
    • saber ouvir;
    • analisar impacto normativo;
    • realizar campanhas de vendas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar cenários;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar desempenho;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • captar recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • delegar atribuições;


    Setores que mais contratam Gerente de coordenação de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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