Salário para o cargo de Gerente de coordenação de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de coordenação de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de coordenação de marketing

Um Gerente de coordenação de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de coordenação de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de coordenação de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • saber ouvir;
    • avaliar desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • analisar cenários;
    • delegar atribuições;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar mídias;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • pensar estrategicamente;
    • captar recursos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar contexto;
    • otimizar custos e recursos;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar orçamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • definir perfis profissionais;
    • cobrar resultados da equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • elaborar relatórios;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • cobrar ações;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • administrar conflitos entre partes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar orçamentos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • revisar planos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • dimensionar equipe;
    • liderar pessoas;
    • mapear processo de decisão;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • identificar necessidade de recursos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar demanda do cliente;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar contratos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • mediar conflitos;
    • gerenciar equipes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • checar informações para divulgação;
    • examinar currículos;
    • gerir lucratividade;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • pesquisar mercado;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar impacto normativo;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • agir com empatia;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • autorizar pagamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • formular plano de incentivos;


    Setores que mais contratam Gerente de coordenação de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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