Salário para o cargo de Gerente técnico comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente técnico comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente técnico comercial

Um Gerente técnico comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente técnico comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente técnico comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar demanda reclamatória;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • negociar com partes interessadas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • mapear processo de decisão;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • delegar atribuições;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • cobrar ações;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • cobrar resultados da equipe;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • realizar escuta ativa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar mídias;
    • otimizar custos e recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • definir perfis profissionais;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • agir com empatia;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar contratos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • administrar orçamentos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • gerir lucratividade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • pesquisar mercado;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • tomar decisões;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • elaborar relatórios;
    • analisar demanda do cliente;
    • identificar necessidade de recursos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • dimensionar equipe;
    • examinar currículos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • liderar pessoas;
    • captar recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar cenários;
    • avaliar desempenho;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • analisar contexto;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • saber ouvir;
    • entrevistar candidatos;
    • negociar com clientes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • estabelecer diálogo;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • mediar conflitos;
    • autorizar pagamentos;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • revisar planos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;


    Setores que mais contratam Gerente técnico comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua