Salário para o cargo de Gerente de produtos
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de produtos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de produtos

Um Gerente de produtos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de produtos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de produtos

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • revisar planos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • definir perfis profissionais;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • negociar com clientes;
    • tomar decisões;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • mapear processo de decisão;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar flexibilidade;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar relatórios;
    • delegar atribuições;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • cobrar ações;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar contexto;
    • analisar cenários;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • administrar conflitos entre partes;
    • saber ouvir;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • examinar currículos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • liderar pessoas;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • otimizar custos e recursos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • gerenciar remanejamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • cobrar resultados da equipe;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar campanhas de vendas;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • realizar escuta ativa;
    • pesquisar mercado;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar demanda do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar mídias;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • agir com empatia;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer política comercial;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar contratos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar impacto normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerenciar equipes;
    • gerir lucratividade;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • autorizar pagamentos;
    • negociar com partes interessadas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • mediar conflitos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • entrevistar candidatos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • pensar estrategicamente;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • representar empresa publicamente;
    • analisar demanda reclamatória;
    • captar recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;


    Setores que mais contratam Gerente de produtos no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro