Salário para o cargo de Analista de pesquisa de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de pesquisa de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de pesquisa de mercado

Um Analista de pesquisa de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de pesquisa de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de pesquisa de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • analisar risco regulatório/normativo;
    • delegar atribuições;
    • realizar escuta ativa;
    • mediar conflitos;
    • tomar decisões;
    • liderar pessoas;
    • dimensionar equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • agir com empatia;
    • otimizar custos e recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar cenários;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • revisar planos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • autorizar pagamentos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar mídias;
    • analisar contexto;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • examinar currículos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar relatórios;
    • cobrar ações;
    • saber ouvir;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar demanda do cliente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gerir lucratividade;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • estabelecer diálogo;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • contratar serviços de terceiros;
    • captar recursos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer política comercial;
    • analisar demanda reclamatória;
    • administrar orçamentos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • representar empresa publicamente;
    • avaliar desempenho;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • pesquisar mercado;
    • checar informações para divulgação;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerenciar equipes;
    • entrevistar candidatos;


    Setores que mais contratam Analista de pesquisa de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: