Salário para o cargo de Encarregado de supermercado
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Encarregado de supermercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Encarregado de supermercado

Um Encarregado de supermercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de supermercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Encarregado de supermercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar tendências do mercado;
    • mediar conflitos;
    • tomar decisões;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • examinar currículos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerenciar remanejamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar mídias;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • captar recursos;
    • realizar escuta ativa;
    • avaliar desempenho;
    • saber ouvir;
    • agir com empatia;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • negociar com clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • revisar planos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • mapear processo de decisão;
    • otimizar custos e recursos;
    • negociar com partes interessadas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • gerenciar equipes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • representar empresa publicamente;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar cenários;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • gerir lucratividade;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • liderar pessoas;
    • checar informações para divulgação;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar contexto;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer política comercial;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar relatórios;
    • realizar campanhas de vendas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dimensionar equipe;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar contratos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • administrar orçamentos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • contratar serviços de terceiros;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);


    Setores que mais contratam Encarregado de supermercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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