Salário para o cargo de Encarregado de supermercado
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Encarregado de supermercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Encarregado de supermercado

Um Encarregado de supermercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de supermercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Encarregado de supermercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • dimensionar equipe;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar relatórios;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar cenários;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • mapear processo de decisão;
    • negociar com clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • avaliar desempenho;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • delegar atribuições;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer política comercial;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • analisar contexto;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • gerenciar equipes;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • entrevistar candidatos;
    • mediar conflitos;
    • estabelecer diálogo;
    • liderar pessoas;
    • saber ouvir;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar remanejamentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • administrar conflitos entre partes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • captar recursos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • tomar decisões;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar tendências do mercado;
    • administrar orçamentos;
    • autorizar pagamentos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • pesquisar mercado;
    • revisar planos;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • agir com empatia;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar mídias;
    • negociar com partes interessadas;
    • examinar currículos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar escuta ativa;
    • checar informações para divulgação;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar demanda do cliente;
    • pensar estrategicamente;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • monitorar contratos;


    Setores que mais contratam Encarregado de supermercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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