Salário para o cargo de Analista de informações de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de informações de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de informações de mercado

Um Analista de informações de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de informações de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de informações de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • tomar decisões;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • identificar necessidade de recursos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • revisar planos;
    • saber ouvir;
    • administrar orçamentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • examinar currículos;
    • cobrar ações;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar demanda do cliente;
    • administrar conflitos entre partes;
    • delegar atribuições;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar cenários;
    • gerenciar equipes;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • pensar estrategicamente;
    • otimizar custos e recursos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • autorizar pagamentos;
    • monitorar contratos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • pesquisar mercado;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerir lucratividade;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerenciar remanejamentos;
    • entrevistar candidatos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • mediar conflitos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • negociar com clientes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • planejar campanhas de vendas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar tendências do mercado;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • trabalhar em equipe;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar orçamentos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • checar informações para divulgação;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • agir com empatia;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • formular plano de incentivos;
    • captar recursos;
    • dimensionar equipe;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar demanda reclamatória;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar contexto;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar mídias;
    • liderar pessoas;


    Setores que mais contratam Analista de informações de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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