Salário para o cargo de Gerente de comunicação social
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de comunicação social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de comunicação social

Um Gerente de comunicação social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de comunicação social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de comunicação social

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • revisar planos;
    • analisar contexto;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • administrar conflitos entre partes;
    • mediar conflitos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • gerir lucratividade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar campanhas publicitárias;
    • planejar campanhas de vendas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar relatórios;
    • pensar estrategicamente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • saber ouvir;
    • monitorar contratos;
    • representar empresa publicamente;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar demanda do cliente;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar impacto normativo;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer política comercial;
    • mapear processo de decisão;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar mídias;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • agir com empatia;
    • elaborar orçamentos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar demanda reclamatória;
    • examinar currículos;
    • formular plano de incentivos;
    • captar recursos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • avaliar desempenho;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • checar informações para divulgação;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • liderar pessoas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • entrevistar candidatos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • delegar atribuições;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar cenários;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • identificar necessidade de recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • estabelecer diálogo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • administrar orçamentos;
    • negociar com clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • cobrar resultados da equipe;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • tomar decisões;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerenciar equipes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;


    Setores que mais contratam Gerente de comunicação social no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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