Salário para o cargo de Gerente de exportação
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de exportação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de exportação

Um Gerente de exportação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de exportação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de exportação

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • atender a auditoria interna e externa;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • administrar orçamentos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • pensar estrategicamente;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • mediar conflitos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • cobrar resultados da equipe;
    • revisar planos;
    • trabalhar em equipe;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • negociar com partes interessadas;
    • definir perfis profissionais;
    • gerenciar remanejamentos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • avaliar desempenho;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar contratos;
    • realizar escuta ativa;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • entrevistar candidatos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar relatórios;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • estabelecer política comercial;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • representar empresa publicamente;
    • gerir lucratividade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • captar recursos;
    • analisar contexto;
    • realizar campanhas de vendas;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar impacto normativo;
    • dimensionar equipe;
    • analisar cenários;
    • analisar tendências do mercado;
    • liderar pessoas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • gerenciar equipes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • saber ouvir;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar orçamentos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • cobrar ações;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar mídias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • pesquisar mercado;
    • negociar com clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • tomar decisões;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • delegar atribuições;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • checar informações para divulgação;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda do cliente;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • agir com empatia;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • examinar currículos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • mapear processo de decisão;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;


    Setores que mais contratam Gerente de exportação no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social