Salário para o cargo de Profissional de relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Profissional de relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Profissional de relações públicas

Um Profissional de relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,12 e R$ 10.601,86, com a média salarial de R$ 3.828,31 e o salário mediana em R$ 2.747,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Profissional de relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.828,31 45.939,78 957,08 18,26
1º Quartil 1.380,12 16.561,44 345,03 6,58
Salário Mediana 2.747,79 32.973,42 686,95 13,10
3º Quartil 8.085,43 97.025,22 2.021,36 38,55
Teto Salarial 10.601,86 127.222,38 2.650,47 50,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.967 - 12.423 5.138,45 1.967,39 4.068,31 10.256,88 12.423,44
Belo Horizonte - MG 1.719 - 10.169 4.368,96 1.719,43 3.582,48 8.395,22 10.168,54
Rio de Janeiro - RJ 1.435 - 12.497 4.790,69 1.435,28 3.473,65 10.317,94 12.497,40
Curitiba - PR 1.377 - 5.818 2.674,25 1.377,34 2.200,00 4.803,58 5.818,24
Brasília - DF 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Goiânia - GO 1.155 - 5.926 2.544,05 1.155,36 2.000,00 4.892,72 5.926,21
Porto Alegre - RS 1.455 - 8.010 3.408,24 1.454,53 2.500,00 6.613,22 8.010,13
Campinas - SP 1.421 - 7.245 3.142,12 1.420,76 2.663,32 5.981,89 7.245,44
Maringá - PR 1.229 - 4.201 2.038,44 1.229,25 1.609,25 3.468,19 4.200,78
Salvador - BA 1.214 - 7.148 3.162,78 1.214,41 2.684,80 5.901,45 7.148,02
Anápolis - GO 1.109 - 4.759 2.410,77 1.108,64 2.521,14 3.929,34 4.759,33
Londrina - PR 1.504 - 4.579 2.243,32 1.503,75 1.775,00 3.780,27 4.578,78
Vitoria - ES 1.347 - 7.277 2.887,27 1.347,29 2.028,02 6.008,17 7.277,28
Florianópolis - SC 1.539 - 6.670 3.354,57 1.539,03 3.472,66 5.506,72 6.669,90
Mata de São Joao - BA 1.952 - 2.574 2.045,00 1.951,64 2.050,64 2.125,18 2.574,08
Guarulhos - SP 1.378 - 9.433 3.911,01 1.378,33 3.833,11 7.787,99 9.433,04
Fortaleza - CE 1.154 - 4.214 1.938,25 1.154,10 1.413,50 3.479,31 4.214,24
Recife - PE 1.188 - 6.531 2.330,77 1.188,33 1.419,50 5.392,41 6.531,45
Criciúma - SC 1.337 - 2.385 1.510,67 1.336,67 1.380,00 1.969,14 2.385,09
Nova Lima - MG 2.788 - 13.265 6.960,70 2.788,33 7.120,91 10.951,30 13.264,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.603 - 11.348 4.534,79 1.602,92 3.500,00 9.369,06 11.348,08
Paraná 1.304 - 5.371 2.452,55 1.304,17 1.900,00 4.434,48 5.371,17
Minas Gerais 1.509 - 10.562 4.361,74 1.509,09 3.470,00 8.720,35 10.562,35
Rio de Janeiro 1.314 - 11.678 4.314,10 1.314,39 3.000,00 9.641,80 11.678,44
Rio Grande do Sul 1.278 - 6.310 2.682,38 1.277,58 2.085,00 5.209,43 6.309,82
Santa Catarina 1.381 - 5.186 2.403,22 1.381,20 2.000,00 4.281,94 5.186,41
Goiás 1.141 - 5.371 2.481,46 1.141,30 2.124,83 4.434,58 5.371,29
Bahia 1.226 - 5.846 2.519,34 1.226,22 1.976,10 4.826,48 5.845,98
Distrito Federal 1.329 - 10.573 4.077,87 1.328,51 3.331,52 8.729,39 10.573,30
Espírito Santo 1.340 - 9.031 3.463,20 1.339,72 2.468,70 7.456,22 9.031,19
Pernambuco 1.153 - 7.221 2.619,40 1.152,85 1.469,50 5.961,45 7.220,68
Ceará 1.127 - 7.664 2.654,52 1.126,82 1.575,00 6.327,73 7.664,34
Pará 1.460 - 10.419 4.092,25 1.459,72 2.500,00 8.602,25 10.419,30
Mato Grosso 1.189 - 6.777 2.606,98 1.188,90 1.711,00 5.595,36 6.777,27
Mato Grosso do Sul 1.208 - 8.241 3.146,98 1.208,48 2.256,65 6.803,50 8.240,60
Rio Grande do Norte 1.068 - 8.156 2.918,25 1.068,25 1.600,00 6.733,97 8.156,39
Amazonas 1.219 - 5.101 2.476,73 1.218,75 1.900,00 4.211,25 5.100,80
Maranhão 1.073 - 10.644 4.425,08 1.072,50 4.250,00 8.787,50 10.643,68
Rondônia 1.185 - 4.902 2.286,00 1.185,00 1.718,12 4.047,50 4.902,45
Paraíba 1.155 - 2.422 1.526,79 1.155,00 1.412,12 2.000,00 2.422,46
Sergipe 1.100 - 2.786 1.590,39 1.100,00 1.500,00 2.300,00 2.785,83
Alagoas 1.070 - 7.041 2.122,46 1.070,00 1.476,00 5.812,77 7.040,60


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Profissional de relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • formular plano de incentivos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar contexto;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • negociar com partes interessadas;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • checar informações para divulgação;
    • negociar com clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • mediar conflitos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • revisar planos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • tomar decisões;
    • pensar estrategicamente;
    • entrevistar candidatos;
    • saber ouvir;
    • elaborar orçamentos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • analisar impacto normativo;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar demanda do cliente;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • definir perfis profissionais;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • captar recursos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • planejar campanhas de vendas;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerir lucratividade;
    • analisar tendências do mercado;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • liderar pessoas;
    • avaliar desempenho;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • trabalhar em equipe;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pesquisar mercado;
    • dimensionar equipe;
    • agir com empatia;
    • gerenciar remanejamentos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • examinar currículos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • identificar necessidade de recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar mídias;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • autorizar pagamentos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar demanda reclamatória;
    • contratar serviços de terceiros;
    • cobrar ações;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar cenários;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • delegar atribuições;
    • gerenciar equipes;
    • mapear processo de decisão;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • administrar conflitos entre partes;
    • otimizar custos e recursos;


    Setores que mais contratam Profissional de relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Holdings de instituições não-financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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