Salário para o cargo de Ouvidor
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ouvidor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ouvidor

Um Ouvidor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.675,06 e R$ 8.343,72, com a média salarial de R$ 3.196,79 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ouvidor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.196,79 38.361,44 799,20 16,27
1º Quartil 1.675,06 20.100,67 418,76 8,52
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 11,70
3º Quartil 6.363,28 76.359,32 1.590,82 32,38
Teto Salarial 8.343,72 100.124,63 2.085,93 42,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.941 - 6.587 2.993,56 1.940,87 2.300,00 5.437,93 6.586,58
Belo Horizonte - MG 2.047 - 9.489 4.012,40 2.046,77 2.441,49 7.834,43 9.489,29
Rio de Janeiro - RJ 1.320 - 10.631 3.727,64 1.320,00 2.375,97 8.777,41 10.631,46
Goiânia - GO 1.570 - 5.045 2.790,84 1.569,73 2.612,50 4.164,89 5.044,64
Brasília - DF 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Mogi-Mirim - SP 4.102 - 4.968 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.967,90
Porto Alegre - RS 1.743 - 3.493 2.239,18 1.743,31 2.000,00 2.883,52 3.492,61
Santo André - SP 1.265 - 10.976 3.300,59 1.265,16 1.423,38 9.061,94 10.976,10
Salvador - BA 2.150 - 13.555 4.575,81 2.150,00 2.500,00 11.191,15 13.555,06
Curitiba - PR 1.566 - 16.085 5.360,81 1.565,66 3.570,00 13.279,53 16.084,57
Fortaleza - CE 1.674 - 8.124 3.797,88 1.673,84 3.515,41 6.707,41 8.124,21
Campinas - SP 1.819 - 15.811 4.410,94 1.819,40 2.636,50 13.053,86 15.811,23
Belém - PA 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74
Recife - PE 1.301 - 3.912 2.086,66 1.301,00 1.843,98 3.230,00 3.912,27
Uberlândia - MG 1.430 - 2.709 1.716,12 1.430,00 1.643,00 2.236,49 2.708,90
Maravilha - SC 1.277 - 1.845 1.460,02 1.276,60 1.500,00 1.523,52 1.845,33
Teixeira de Freitas - BA 1.414 - 2.180 1.490,87 1.413,59 1.413,59 1.800,00 2.180,21
Volta Grande - MG 2.950 - 3.573 2.950,00 2.950,00 2.950,00 2.950,00 3.573,13
Vitoria - ES 2.500 - 7.771 4.481,99 2.500,00 4.224,80 6.416,15 7.771,43
Guarulhos - SP 1.576 - 9.804 4.549,35 1.576,20 4.717,09 8.094,46 9.804,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.856 - 7.001 3.075,94 1.856,29 2.300,00 5.779,98 7.000,88
Minas Gerais 1.758 - 8.489 3.620,20 1.757,67 2.437,79 7.008,78 8.489,24
Rio de Janeiro 1.276 - 9.170 3.247,92 1.276,24 2.000,00 7.570,45 9.169,56
Goiás 1.478 - 5.077 2.675,99 1.478,08 2.468,32 4.191,83 5.077,27
Distrito Federal 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Ceará 1.123 - 6.183 2.575,12 1.123,46 1.945,89 5.104,92 6.183,23
Rio Grande do Sul 1.607 - 3.522 2.203,19 1.607,43 1.900,00 2.907,53 3.521,69
Paraná 1.495 - 14.407 4.669,34 1.495,39 1.960,42 11.894,13 14.406,52
Bahia 1.414 - 11.865 3.911,00 1.413,59 2.500,00 9.795,58 11.864,69
Santa Catarina 1.426 - 6.150 2.756,72 1.425,53 2.456,94 5.077,48 6.149,99
Espírito Santo 1.557 - 10.856 4.294,21 1.557,23 3.966,74 8.962,58 10.855,74
Pernambuco 1.301 - 3.912 2.118,03 1.301,00 2.306,24 3.230,00 3.912,27
Pará 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ouvidor

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • administrar orçamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar demanda do cliente;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerenciar equipes;
    • dimensionar equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • negociar com clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar contexto;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar mercado;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • tomar decisões;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • gerir lucratividade;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • definir perfis profissionais;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • otimizar custos e recursos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar impacto normativo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • captar recursos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • agir com empatia;
    • analisar tendências do mercado;
    • saber ouvir;
    • identificar necessidade de recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • administrar conflitos entre partes;
    • negociar com partes interessadas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • mediar conflitos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • cobrar ações;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • revisar planos;
    • representar empresa publicamente;
    • examinar currículos;
    • mapear processo de decisão;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar mídias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • entrevistar candidatos;
    • delegar atribuições;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar cenários;
    • cobrar resultados da equipe;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas de vendas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;


    Setores que mais contratam Ouvidor no mercado de trabalho

    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Administração pública em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro