Salário para o cargo de Ouvidor
CBO 1423-40 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ouvidor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Ouvidor

Um Ouvidor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.675,06 e R$ 8.343,72, com a média salarial de R$ 3.196,79 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ouvidor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.196,79 38.361,44 799,20 16,27
1º Quartil 1.675,06 20.100,67 418,76 8,52
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 11,70
3º Quartil 6.363,28 76.359,32 1.590,82 32,38
Teto Salarial 8.343,72 100.124,63 2.085,93 42,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.941 - 6.587 2.993,56 1.940,87 2.300,00 5.437,93 6.586,58
Belo Horizonte - MG 2.047 - 9.489 4.012,40 2.046,77 2.441,49 7.834,43 9.489,29
Rio de Janeiro - RJ 1.320 - 10.631 3.727,64 1.320,00 2.375,97 8.777,41 10.631,46
Goiânia - GO 1.570 - 5.045 2.790,84 1.569,73 2.612,50 4.164,89 5.044,64
Brasília - DF 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Mogi-Mirim - SP 4.102 - 4.968 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.101,53 4.967,90
Porto Alegre - RS 1.743 - 3.493 2.239,18 1.743,31 2.000,00 2.883,52 3.492,61
Santo André - SP 1.265 - 10.976 3.300,59 1.265,16 1.423,38 9.061,94 10.976,10
Salvador - BA 2.150 - 13.555 4.575,81 2.150,00 2.500,00 11.191,15 13.555,06
Curitiba - PR 1.566 - 16.085 5.360,81 1.565,66 3.570,00 13.279,53 16.084,57
Fortaleza - CE 1.674 - 8.124 3.797,88 1.673,84 3.515,41 6.707,41 8.124,21
Campinas - SP 1.819 - 15.811 4.410,94 1.819,40 2.636,50 13.053,86 15.811,23
Belém - PA 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74
Recife - PE 1.301 - 3.912 2.086,66 1.301,00 1.843,98 3.230,00 3.912,27
Uberlândia - MG 1.430 - 2.709 1.716,12 1.430,00 1.643,00 2.236,49 2.708,90
Maravilha - SC 1.277 - 1.845 1.460,02 1.276,60 1.500,00 1.523,52 1.845,33
Teixeira de Freitas - BA 1.414 - 2.180 1.490,87 1.413,59 1.413,59 1.800,00 2.180,21
Volta Grande - MG 2.950 - 3.573 2.950,00 2.950,00 2.950,00 2.950,00 3.573,13
Vitoria - ES 2.500 - 7.771 4.481,99 2.500,00 4.224,80 6.416,15 7.771,43
Guarulhos - SP 1.576 - 9.804 4.549,35 1.576,20 4.717,09 8.094,46 9.804,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.856 - 7.001 3.075,94 1.856,29 2.300,00 5.779,98 7.000,88
Minas Gerais 1.758 - 8.489 3.620,20 1.757,67 2.437,79 7.008,78 8.489,24
Rio de Janeiro 1.276 - 9.170 3.247,92 1.276,24 2.000,00 7.570,45 9.169,56
Goiás 1.478 - 5.077 2.675,99 1.478,08 2.468,32 4.191,83 5.077,27
Distrito Federal 1.592 - 10.491 3.324,30 1.591,73 1.700,00 8.661,85 10.491,49
Ceará 1.123 - 6.183 2.575,12 1.123,46 1.945,89 5.104,92 6.183,23
Rio Grande do Sul 1.607 - 3.522 2.203,19 1.607,43 1.900,00 2.907,53 3.521,69
Paraná 1.495 - 14.407 4.669,34 1.495,39 1.960,42 11.894,13 14.406,52
Bahia 1.414 - 11.865 3.911,00 1.413,59 2.500,00 9.795,58 11.864,69
Santa Catarina 1.426 - 6.150 2.756,72 1.425,53 2.456,94 5.077,48 6.149,99
Espírito Santo 1.557 - 10.856 4.294,21 1.557,23 3.966,74 8.962,58 10.855,74
Pernambuco 1.301 - 3.912 2.118,03 1.301,00 2.306,24 3.230,00 3.912,27
Pará 6.495 - 23.639 12.389,76 6.494,62 11.898,24 19.516,31 23.638,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Ouvidor

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • examinar currículos;
    • pesquisar mercado;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • liderar pessoas;
    • formular plano de incentivos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • negociar com clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar impacto normativo;
    • negociar com partes interessadas;
    • revisar planos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • administrar orçamentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir lucratividade;
    • analisar demanda do cliente;
    • monitorar mídias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • gerenciar equipes;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • definir perfis profissionais;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • checar informações para divulgação;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • analisar demanda reclamatória;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • saber ouvir;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer diálogo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • analisar cenários;
    • mapear processo de decisão;
    • entrevistar candidatos;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • otimizar custos e recursos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • tomar decisões;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar criatividade;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • agir com empatia;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar escuta ativa;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar ações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mediar conflitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • estabelecer política comercial;
    • pensar estrategicamente;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • delegar atribuições;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar contratos;
    • avaliar desempenho;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • captar recursos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • analisar contexto;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • dimensionar equipe;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de síntese;


    Setores que mais contratam Ouvidor no mercado de trabalho

    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Administração pública em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista