Salário para o cargo de Gerente de relações corporativas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações corporativas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações corporativas

Um Gerente de relações corporativas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.952,66 e R$ 24.205,33, com a média salarial de R$ 7.965,39 e o salário mediana em R$ 5.469,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações corporativas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.965,39 95.584,67 1.991,35 38,27
1º Quartil 1.952,66 23.431,86 488,16 9,38
Salário Mediana 5.469,51 65.634,12 1.367,38 26,28
3º Quartil 18.460,02 221.520,23 4.615,00 88,69
Teto Salarial 24.205,33 290.463,98 6.051,33 116,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.985 - 27.250 10.616,42 2.984,63 8.140,00 22.497,70 27.249,89
Rio de Janeiro - RJ 2.595 - 27.260 10.116,32 2.595,01 7.754,00 22.505,64 27.259,51
Porto Alegre - RS 1.924 - 12.863 5.741,09 1.923,80 5.379,96 10.619,74 12.862,94
Belo Horizonte - MG 1.836 - 17.093 6.168,33 1.836,28 4.481,13 14.112,36 17.093,31
Brasília - DF 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Curitiba - PR 2.045 - 11.415 4.628,39 2.045,41 3.500,00 9.423,94 11.414,56
Barueri - SP 4.398 - 31.565 13.362,99 4.397,90 10.500,00 26.060,08 31.564,75
Fortaleza - CE 1.381 - 6.605 2.980,73 1.380,69 2.630,81 5.452,80 6.604,59
Salvador - BA 1.628 - 19.066 6.422,49 1.627,75 3.960,00 15.740,82 19.065,76
Campinas - SP 1.969 - 26.134 8.392,17 1.968,60 4.310,00 21.576,46 26.134,06
Recife - PE 1.575 - 13.338 4.839,43 1.574,90 3.500,00 11.012,28 13.338,41
Goiânia - GO 1.734 - 18.754 7.385,93 1.734,43 6.096,33 15.483,71 18.754,33
Vitoria - ES 1.737 - 17.533 6.001,77 1.737,43 3.139,07 14.474,98 17.532,54
São José do Rio Preto - SP 2.570 - 10.901 5.811,28 2.569,62 6.100,00 9.000,00 10.901,07
Manaus - AM 1.488 - 8.456 3.458,00 1.488,00 2.096,74 6.981,54 8.456,26
Niterói - RJ 1.958 - 17.472 5.903,80 1.958,01 4.475,00 14.424,71 17.471,64
Campo Grande - MS 1.528 - 11.146 4.105,55 1.527,81 2.500,00 9.202,18 11.145,95
Londrina - PR 1.863 - 6.795 3.197,98 1.862,98 2.171,96 5.610,04 6.795,05
Florianópolis - SC 2.903 - 16.924 6.634,36 2.902,80 4.500,00 13.972,82 16.924,30
Ribeirão Preto - SP 1.423 - 16.710 4.820,70 1.423,00 2.300,00 13.796,24 16.710,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.529 - 26.085 9.827,16 2.528,82 7.070,90 21.535,60 26.084,56
Rio de Janeiro 2.200 - 25.249 9.128,59 2.200,08 6.521,00 20.845,87 25.249,14
Minas Gerais 1.679 - 15.202 5.472,24 1.678,92 3.500,00 12.551,06 15.202,23
Rio Grande do Sul 1.793 - 12.659 5.387,69 1.792,60 4.500,00 10.451,40 12.659,05
Paraná 1.855 - 10.210 4.209,35 1.854,65 3.429,00 8.429,31 10.209,84
Distrito Federal 2.321 - 22.090 7.974,70 2.321,18 5.534,16 18.237,42 22.089,71
Santa Catarina 1.846 - 13.643 5.156,41 1.845,89 3.731,16 11.264,06 13.643,36
Bahia 1.491 - 15.314 5.234,04 1.491,26 3.323,26 12.643,09 15.313,70
Ceará 1.381 - 6.739 2.980,09 1.380,69 2.664,11 5.564,07 6.739,37
Espírito Santo 1.360 - 19.130 6.126,25 1.360,05 3.139,07 15.794,02 19.130,19
Goiás 1.413 - 16.770 6.079,79 1.412,98 4.678,88 13.845,61 16.770,21
Pernambuco 1.697 - 12.713 4.754,23 1.697,21 3.526,11 10.495,65 12.712,65
Mato Grosso 1.256 - 15.420 4.966,71 1.256,47 2.857,00 12.730,60 15.419,68
Maranhão 1.370 - 11.217 3.849,48 1.370,00 2.335,49 9.260,79 11.216,95
Mato Grosso do Sul 1.244 - 9.348 3.483,48 1.244,45 2.500,00 7.718,12 9.348,42
Amazonas 1.440 - 8.103 3.199,75 1.440,00 2.000,00 6.689,58 8.102,62
Pará 1.577 - 13.230 5.124,81 1.576,58 3.213,60 10.922,48 13.229,64
Rio Grande do Norte 1.299 - 8.365 2.826,89 1.299,39 1.650,00 6.905,83 8.364,54
Paraíba 1.185 - 10.935 3.885,32 1.185,00 2.599,47 9.028,09 10.935,10
Sergipe 1.167 - 5.016 2.324,12 1.167,01 1.771,60 4.141,20 5.015,94
Piauí 1.045 - 10.566 3.413,78 1.045,00 2.625,00 8.723,32 10.565,95
Tocantins 1.653 - 4.197 2.781,32 1.653,00 2.878,43 3.465,21 4.197,17
Alagoas 1.071 - 18.168 6.153,96 1.071,43 3.500,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.045 - 17.526 5.747,24 1.045,00 1.500,00 14.469,23 17.525,57
Rondônia 2.500 - 18.382 8.139,57 2.500,00 6.080,75 15.175,92 18.381,53


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações corporativas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • elaborar relatórios;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • examinar currículos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dimensionar equipe;
    • definir perfis profissionais;
    • otimizar custos e recursos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • formular plano de incentivos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • monitorar contratos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar contexto;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • avaliar desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • pensar estrategicamente;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • saber ouvir;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • agir com empatia;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • delegar atribuições;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar orçamentos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar demanda do cliente;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • mapear processo de decisão;
    • entrevistar candidatos;
    • checar informações para divulgação;
    • revisar planos;
    • tomar decisões;
    • captar recursos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • mediar conflitos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer diálogo;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • analisar cenários;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar mídias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • estabelecer política comercial;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar equipes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar demanda reclamatória;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • realizar campanhas de vendas;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • administrar orçamentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • liderar pessoas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • pesquisar mercado;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • realizar escuta ativa;
    • cobrar ações;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • negociar com clientes;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar visão sistêmica;


    Setores que mais contratam Gerente de relações corporativas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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