Salário para o cargo de Coordenador auxiliar de curso
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador auxiliar de curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador auxiliar de curso

Um Coordenador auxiliar de curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador auxiliar de curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador auxiliar de curso

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • estimular o senso de justiça;
    • mapear conteúdo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • dimensionar os problemas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar textos de orientação;
    • orientar equipe de produção;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • definir estratégias de ensino;
    • analisar o desempenho das classes;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • traçar objetivos educacionais;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • acompanhar equipe de produção;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • socializar informações;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • realizar controle de qualidade;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • assessorar o trabalho docente;
    • participar das avaliações externas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • organizar encontro de educandos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • identificar público alvo;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • definir escopo;
    • divulgar deliberações;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • garantir a integridade instrucional;
    • demonstrar criatividade;
    • observar o desempenho das classes;
    • validar produto final;
    • emitir pareceres;
    • equalizar informações;
    • promover trocas de experiências;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • elaborar objetivos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • desenvolver a autoestima;
    • administrar recursos de trabalho;
    • atualizar-se continuamente;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • demonstrar versatilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • traçar cronograma de execução;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estimular o senso crítico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • expressar-se com clareza;
    • auto avaliar-se;
    • interagir com os pais;
    • avaliar a instituição escolar;
    • estimular a criatividade;
    • planejar ações de operacionalização;
    • selecionar bibliografia;
    • formar-se continuamente;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • entrevistar;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • avaliar os planos diretores;
    • estudar continuamente;
    • administrar conflitos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir mídias;
    • coordenar reuniões;
    • elaborar relatórios;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estimular valores estéticos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar as diversidades;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • construir sistema de avaliação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • validar material revisado;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • organizar grupos de estudos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • formar equipes de trabalho;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • demonstrar proatividade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • definir processos de avaliação;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • descrever atividades;
    • compreender o contexto;
    • respeitar a alteridade;
    • elaborar atividades;
    • administrar tempo;
    • promover estudos de caso;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • traçar metas educacionais;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • pesquisar práticas educativas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • mapear competências;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular a cooperação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • roteirizar material;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • dimensionar carga horária;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;


    Setores que mais contratam Coordenador auxiliar de curso no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: