Salário para o cargo de Orientador de ensino
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador de ensino

Um Orientador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.814,22 e R$ 6.419,92, com a média salarial de R$ 3.182,81 e o salário mediana em R$ 2.587,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Orientador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.182,81 38.193,72 795,70 16,75
1º Quartil 1.814,22 21.770,64 453,56 9,55
Salário Mediana 2.587,00 31.044,00 646,75 13,62
3º Quartil 5.300,33 63.603,96 1.325,08 27,90
Teto Salarial 6.419,92 77.039,04 1.604,98 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • estimular o respeito mútuo;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • estimular a solidariedade;
  • observar o desempenho das classes;
  • expressar-se com clareza;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • compreender o contexto;
  • reunir-se com conselhos de classe;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • estimular o senso de justiça;
  • demonstrar flexibilidade;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • assessorar o trabalho docente;
  • administrar a demanda por vagas;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • criar espaços de participação/interação;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • atualizar-se continuamente;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • traçar metas educacionais;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • estudar continuamente;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • demonstrar versatilidade;
  • formar equipes de trabalho;
  • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • selecionar bibliografia;
  • respeitar as diversidades;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • estimular a cooperação;
  • elaborar textos de orientação;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • demonstrar proatividade;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • dominar a língua portuguesa;
  • promover trocas de experiências;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • entrevistar;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • coordenar reuniões;
  • formar-se continuamente;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • selecionar referencial teórico;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • estimular valores estéticos;
  • respeitar a alteridade;
  • estimular a criatividade;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • desenvolver a autoestima;
  • elaborar relatórios;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • emitir pareceres;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • avaliar a instituição escolar;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • equalizar informações;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • divulgar deliberações;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • traçar objetivos educacionais;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • administrar conflitos;
  • administrar tempo;
  • pesquisar práticas educativas;
  • auto avaliar-se;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • construir sistema de avaliação;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • planejar ações de operacionalização;
  • trabalhar em equipe;
  • interagir com os pais;
  • respeitar a autoria do educador;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • organizar grupos de estudos;
  • analisar o desempenho das classes;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
  • observar o processo de trabalho em salas de aula;
  • estimular o senso crítico;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • dimensionar os problemas;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • socializar informações;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;


Setores que mais contratam Orientador de ensino no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Ensino médio
  • Educação profissional de nível técnico
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Treinamento em informática
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino de idiomas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Edição de livros
  • Atividades de apoio à educação




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua