Salário para o cargo de Orientador de ensino
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador de ensino

Um Orientador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • definir escopo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • dimensionar carga horária;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • socializar informações;
    • dimensionar os problemas;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular o senso de justiça;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • estudar continuamente;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • descrever atividades;
    • compreender o contexto;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • divulgar deliberações;
    • analisar resultados das avaliações;
    • identificar público alvo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • mapear competências;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • respeitar a autoria do educador;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • realizar controle de qualidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • roteirizar material;
    • analisar o desempenho das classes;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • orientar equipe de produção;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • entrevistar;
    • selecionar referencial teórico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular o senso crítico;
    • criar espaços de participação/interação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • avaliar a instituição escolar;
    • emitir pareceres;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar os planos diretores;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • garantir a integridade instrucional;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • validar produto final;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • observar o desempenho das classes;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • definir mídias;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • respeitar a alteridade;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • traçar cronograma de execução;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • elaborar textos de orientação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estimular a solidariedade;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar versatilidade;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • auto avaliar-se;
    • formar-se continuamente;
    • traçar metas educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • definir abordagem de comunicação;
    • administrar tempo;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • elaborar atividades;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • organizar grupos de estudos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • definir processos de avaliação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • selecionar bibliografia;
    • assessorar o trabalho docente;
    • dominar a língua portuguesa;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • validar material revisado;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • atualizar-se continuamente;
    • promover trocas de experiências;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • administrar a demanda por vagas;
    • definir estratégias de ensino;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a criatividade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • expressar-se com clareza;
    • mapear conteúdo;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • participar das avaliações externas;
    • estimular a cooperação;
    • interagir com os pais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • promover estudos de caso;
    • elaborar objetivos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • coordenar reuniões;
    • formar equipes de trabalho;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • planejar ações de operacionalização;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • respeitar as diversidades;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular o respeito mútuo;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • equalizar informações;
    • observar conselhos de classe e de escola;


    Setores que mais contratam Orientador de ensino no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: