Salário para o cargo de Orientador de disciplina e área de estudo
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador de disciplina e área de estudo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador de disciplina e área de estudo

Um Orientador de disciplina e área de estudo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador de disciplina e área de estudo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador de disciplina e área de estudo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • elaborar atividades;
    • interagir com os pais;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • planejar ações de operacionalização;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • desenvolver a autoestima;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estimular o senso crítico;
    • entrevistar;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estimular o senso de justiça;
    • administrar tempo;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar a instituição escolar;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular a cooperação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • mapear competências;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • selecionar bibliografia;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • definir estratégias de ensino;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estimular valores estéticos;
    • definir mídias;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • elaborar objetivos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • organizar encontro de educandos;
    • formar equipes de trabalho;
    • expressar-se com clareza;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • validar material revisado;
    • promover estudos de caso;
    • administrar recursos de trabalho;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • descrever atividades;
    • definir abordagem de comunicação;
    • validar produto final;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • equalizar informações;
    • traçar metas educacionais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • roteirizar material;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar conflitos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • dimensionar carga horária;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • trabalhar em equipe;
    • formar-se continuamente;
    • compreender o contexto;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • organizar grupos de estudos;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • respeitar a autoria do educador;
    • demonstrar proatividade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • definir processos de avaliação;
    • atualizar-se continuamente;
    • garantir a integridade instrucional;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • divulgar deliberações;
    • dominar a língua portuguesa;
    • identificar público alvo;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • assessorar o trabalho docente;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • definir escopo;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • analisar resultados das avaliações;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar das avaliações externas;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • construir sistema de avaliação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estimular a criatividade;
    • promover trocas de experiências;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • orientar equipe de produção;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • administrar a demanda por vagas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • respeitar a alteridade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • demonstrar versatilidade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular o respeito mútuo;
    • emitir pareceres;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • coordenar reuniões;
    • selecionar referencial teórico;
    • estimular a solidariedade;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • realizar controle de qualidade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estudar continuamente;
    • avaliar os planos diretores;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • analisar o desempenho das classes;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • dimensionar os problemas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • mapear conteúdo;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • socializar informações;


    Setores que mais contratam Orientador de disciplina e área de estudo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear