Salário para o cargo de Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • roteirizar material;
    • avaliar a instituição escolar;
    • entrevistar;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • validar produto final;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • realizar controle de qualidade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • coordenar reuniões;
    • expressar-se com clareza;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • divulgar deliberações;
    • elaborar atividades;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • socializar informações;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • demonstrar proatividade;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular valores estéticos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • organizar grupos de estudos;
    • traçar objetivos educacionais;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • traçar metas educacionais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • orientar equipe de produção;
    • administrar recursos de trabalho;
    • selecionar referencial teórico;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • selecionar bibliografia;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular o senso crítico;
    • estimular a criatividade;
    • observar o desempenho das classes;
    • administrar a demanda por vagas;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • interagir com os pais;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • validar material revisado;
    • estimular a cooperação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • acompanhar processo de revisão;
    • descrever atividades;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • acompanhar equipe de produção;
    • analisar resultados das avaliações;
    • atualizar-se continuamente;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • respeitar as diversidades;
    • participar das avaliações externas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • definir escopo;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • assessorar o trabalho docente;
    • respeitar a autoria do educador;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • promover estudos de caso;
    • desenvolver a autoestima;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • auto avaliar-se;
    • trabalhar em equipe;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar encontro de educandos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • emitir pareceres;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • compreender o contexto;
    • definir processos de avaliação;
    • definir estratégias de ensino;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • elaborar textos de orientação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar os planos diretores;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • promover trocas de experiências;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • equalizar informações;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • garantir a integridade instrucional;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • elaborar objetivos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular o senso de justiça;
    • mapear competências;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • formar equipes de trabalho;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • administrar tempo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • definir mídias;
    • dimensionar carga horária;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • identificar público alvo;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • dominar a língua portuguesa;
    • mapear conteúdo;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • traçar cronograma de execução;
    • dimensionar os problemas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estudar continuamente;


    Setores que mais contratam Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua