Quanto ganha um Psicopedagogo
Um Psicopedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.361,42 e R$ 5.536,84, com a média salarial de R$ 2.522,48 e o salário mediana em R$ 2.258,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.522,48 | 30.269,78 | 630,62 | 15,37 |
1º Quartil | 1.361,42 | 16.337,09 | 340,36 | 8,29 |
Salário Mediana | 2.258,26 | 27.099,12 | 564,57 | 13,76 |
3º Quartil | 4.222,63 | 50.671,59 | 1.055,66 | 25,73 |
Teto Salarial | 5.536,84 | 66.442,11 | 1.384,21 | 33,74 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Desenhista instrucional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Orientador vocacional e profissional
- Coordenador escolar
- Coordenador auxiliar de curso
- Projetista instrucional
- Orientador escolar
- Coordenador de orientação pedagógica
- Supervisor educacional
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.042 - 8.179 | 4.122,64 | 2.041,57 | 3.812,00 | 6.752,50 | 8.178,83 |
Recife - PE | 1.287 - 3.304 | 1.768,78 | 1.286,60 | 1.600,00 | 2.728,12 | 3.304,38 |
Brasília - DF | 1.546 - 5.154 | 2.713,40 | 1.546,01 | 2.589,83 | 4.254,84 | 5.153,59 |
Fortaleza - CE | 1.419 - 3.573 | 2.041,47 | 1.418,92 | 2.000,00 | 2.950,00 | 3.573,13 |
Curitiba - PR | 1.726 - 4.374 | 2.315,78 | 1.726,00 | 1.774,34 | 3.611,48 | 4.374,33 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.657 - 7.636 | 4.064,23 | 1.657,25 | 3.579,48 | 6.304,40 | 7.636,08 |
Salvador - BA | 1.555 - 5.394 | 2.427,68 | 1.554,80 | 2.183,67 | 4.453,31 | 5.393,98 |
Patu - RN | 2.350 - 2.846 | 2.350,00 | 2.350,00 | 2.350,00 | 2.350,00 | 2.846,39 |
Aparecida de Goiânia - GO | 1.231 - 1.491 | 1.230,65 | 1.230,65 | 1.230,65 | 1.230,65 | 1.490,60 |
Porto Alegre - RS | 1.628 - 4.313 | 2.639,50 | 1.627,84 | 2.658,71 | 3.560,95 | 4.313,13 |
Belém - PA | 1.578 - 3.351 | 2.342,68 | 1.578,26 | 2.542,90 | 2.766,37 | 3.350,71 |
São Luís - MA | 2.000 - 5.087 | 2.950,63 | 2.000,00 | 2.371,00 | 4.200,00 | 5.087,17 |
João Pessoa - PB | 1.600 - 4.239 | 2.140,70 | 1.600,00 | 1.693,99 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Goiânia - GO | 1.631 - 3.149 | 2.238,75 | 1.631,14 | 2.300,67 | 2.600,00 | 3.149,20 |
Jundiaí - SP | 2.635 - 3.598 | 2.889,88 | 2.635,06 | 2.970,61 | 2.970,61 | 3.598,09 |
Belo Horizonte - MG | 1.600 - 5.613 | 2.695,52 | 1.600,00 | 2.392,58 | 4.633,73 | 5.612,51 |
Vinhedo - SP | 2.095 - 4.711 | 2.844,65 | 2.094,75 | 2.723,00 | 3.889,50 | 4.711,08 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.602 - 6.458 | 3.081,51 | 1.601,59 | 2.707,45 | 5.331,38 | 6.457,53 |
Pernambuco | 1.215 - 4.014 | 1.907,05 | 1.214,95 | 1.600,00 | 3.314,12 | 4.014,16 |
Paraná | 1.276 - 3.784 | 1.967,95 | 1.275,75 | 1.726,00 | 3.124,31 | 3.784,26 |
Rio Grande do Sul | 1.397 - 4.603 | 2.475,74 | 1.396,78 | 2.486,09 | 3.800,30 | 4.603,04 |
Rio de Janeiro | 1.599 - 6.699 | 3.247,16 | 1.598,63 | 3.158,95 | 5.530,90 | 6.699,19 |
Minas Gerais | 1.306 - 4.829 | 2.336,85 | 1.305,54 | 1.900,00 | 3.987,12 | 4.829,31 |
Distrito Federal | 1.546 - 5.154 | 2.713,40 | 1.546,01 | 2.589,83 | 4.254,84 | 5.153,59 |
Bahia | 1.511 - 4.734 | 2.528,73 | 1.511,01 | 2.348,00 | 3.908,46 | 4.734,04 |
Ceará | 1.439 - 3.404 | 1.989,42 | 1.439,19 | 2.000,00 | 2.810,64 | 3.404,33 |
Goiás | 1.169 - 3.109 | 1.621,51 | 1.168,77 | 1.230,65 | 2.566,67 | 3.108,82 |
Rio Grande do Norte | 2.104 - 3.752 | 2.480,09 | 2.103,93 | 2.350,00 | 3.097,96 | 3.752,34 |
Santa Catarina | 1.626 - 4.725 | 2.450,80 | 1.626,43 | 2.153,00 | 3.900,74 | 4.724,69 |
Pará | 1.378 - 3.904 | 2.366,22 | 1.378,26 | 2.400,00 | 3.223,19 | 3.904,02 |
Maranhão | 1.581 - 4.831 | 2.619,05 | 1.581,00 | 2.371,00 | 3.988,11 | 4.830,51 |
Paraíba | 1.550 - 3.679 | 2.117,81 | 1.550,00 | 1.693,99 | 3.037,68 | 3.679,33 |
Alagoas | 1.167 - 4.216 | 1.801,77 | 1.167,00 | 1.500,00 | 3.480,40 | 4.215,56 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Psicopedagogo
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- verificar o cumprimento das metas;
- roteirizar material;
- elaborar objetivos;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- elaborar relatórios;
- respeitar a alteridade;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- dimensionar carga horária;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- administrar recursos de trabalho;
- estimular a criatividade;
- emitir pareceres;
- planejar ações de operacionalização;
- mapear conteúdo;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- orientar atividades interdisciplinares;
- identificar público alvo;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- identificar contexto de aprendizagem;
- demonstrar proatividade;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- desenvolver a autoestima;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- estimular o respeito mútuo;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- demonstrar flexibilidade;
- reunir-se com conselhos de classe;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- divulgar deliberações;
- expressar-se com clareza;
- socializar informações;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- entrevistar;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar criatividade;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- coordenar reuniões;
- contextualizar historicamente a escola;
- pesquisar práticas educativas;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- garantir a integridade instrucional;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- publicar experiências pedagógicas;
- organizar grupos de estudos;
- atualizar-se continuamente;
- formar-se continuamente;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- analisar o desempenho das classes;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- construir sistema de avaliação;
- estudar continuamente;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- validar material revisado;
- demonstrar capacidade de observação;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- elaborar textos de orientação;
- acompanhar processo de revisão;
- administrar a demanda por vagas;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- visitar rotineiramente as escolas;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- definir escopo;
- promover estudos de caso;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- orientar equipe de produção;
- fornecer subsídios teóricos;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar a produção dos alunos;
- observar conselhos de classe e de escola;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- construir instrumentos de avaliação;
- estimular a cooperação;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- dominar a língua portuguesa;
- criar mecanismos de usabilidade;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- adequar linguagem textual e imagética;
- selecionar referencial teórico;
- acompanhar equipe de produção;
- administrar tempo;
- selecionar bibliografia;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- analisar resultados das avaliações;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- traçar metas educacionais;
- equalizar informações;
- respeitar a autonomia do educador;
- auto avaliar-se;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- participar da criação do projeto gráfico;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- promover trocas de experiências;
- traçar cronograma de execução;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- definir estratégias de ensino;
- assessorar as escolas/instituições;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- respeitar as diversidades;
- assessorar o trabalho docente;
- estimular o senso crítico;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- respeitar a autoria do educador;
- descrever atividades;
- compreender o contexto;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- dimensionar os problemas;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- estimular valores estéticos;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- estimular o senso de justiça;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- observar o desempenho das classes;
- organizar encontro de educandos;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- formar equipes de trabalho;
- validar produto final;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- administrar conflitos;
- criar clima favorável de trabalho;
- definir abordagem de comunicação;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- avaliar a instituição escolar;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- mapear competências;
- divulgar resultados de avaliação;
- estimular a solidariedade;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- definir processos de avaliação;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- realizar controle de qualidade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- criar mecanismos de participação/interação;
- criar espaços de participação/interação;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- elaborar atividades;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- interagir com os pais;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- avaliar os planos diretores;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- definir mídias;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- participar das avaliações externas;
- propor estratégias de participação/interação;
- produzir material de apoio pedagógico;
- traçar objetivos educacionais;
Setores que mais contratam Psicopedagogo no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fisioterapia
- Ensino fundamental
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
- Outras atividades de ensino
- Atividades de fonoaudiologia
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br