Salário para o cargo de Psicopedagogo
CBO 2394-25 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Psicopedagogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Psicopedagogo

Um Psicopedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.361,42 e R$ 5.536,84, com a média salarial de R$ 2.522,48 e o salário mediana em R$ 2.258,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Psicopedagogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.522,48 30.269,78 630,62 15,37
1º Quartil 1.361,42 16.337,09 340,36 8,29
Salário Mediana 2.258,26 27.099,12 564,57 13,76
3º Quartil 4.222,63 50.671,59 1.055,66 25,73
Teto Salarial 5.536,84 66.442,11 1.384,21 33,74


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.042 - 8.179 4.122,64 2.041,57 3.812,00 6.752,50 8.178,83
Recife - PE 1.287 - 3.304 1.768,78 1.286,60 1.600,00 2.728,12 3.304,38
Brasília - DF 1.546 - 5.154 2.713,40 1.546,01 2.589,83 4.254,84 5.153,59
Fortaleza - CE 1.419 - 3.573 2.041,47 1.418,92 2.000,00 2.950,00 3.573,13
Curitiba - PR 1.726 - 4.374 2.315,78 1.726,00 1.774,34 3.611,48 4.374,33
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 7.636 4.064,23 1.657,25 3.579,48 6.304,40 7.636,08
Salvador - BA 1.555 - 5.394 2.427,68 1.554,80 2.183,67 4.453,31 5.393,98
Patu - RN 2.350 - 2.846 2.350,00 2.350,00 2.350,00 2.350,00 2.846,39
Aparecida de Goiânia - GO 1.231 - 1.491 1.230,65 1.230,65 1.230,65 1.230,65 1.490,60
Porto Alegre - RS 1.628 - 4.313 2.639,50 1.627,84 2.658,71 3.560,95 4.313,13
Belém - PA 1.578 - 3.351 2.342,68 1.578,26 2.542,90 2.766,37 3.350,71
São Luís - MA 2.000 - 5.087 2.950,63 2.000,00 2.371,00 4.200,00 5.087,17
João Pessoa - PB 1.600 - 4.239 2.140,70 1.600,00 1.693,99 3.500,00 4.239,31
Goiânia - GO 1.631 - 3.149 2.238,75 1.631,14 2.300,67 2.600,00 3.149,20
Jundiaí - SP 2.635 - 3.598 2.889,88 2.635,06 2.970,61 2.970,61 3.598,09
Belo Horizonte - MG 1.600 - 5.613 2.695,52 1.600,00 2.392,58 4.633,73 5.612,51
Vinhedo - SP 2.095 - 4.711 2.844,65 2.094,75 2.723,00 3.889,50 4.711,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.602 - 6.458 3.081,51 1.601,59 2.707,45 5.331,38 6.457,53
Pernambuco 1.215 - 4.014 1.907,05 1.214,95 1.600,00 3.314,12 4.014,16
Paraná 1.276 - 3.784 1.967,95 1.275,75 1.726,00 3.124,31 3.784,26
Rio Grande do Sul 1.397 - 4.603 2.475,74 1.396,78 2.486,09 3.800,30 4.603,04
Rio de Janeiro 1.599 - 6.699 3.247,16 1.598,63 3.158,95 5.530,90 6.699,19
Minas Gerais 1.306 - 4.829 2.336,85 1.305,54 1.900,00 3.987,12 4.829,31
Distrito Federal 1.546 - 5.154 2.713,40 1.546,01 2.589,83 4.254,84 5.153,59
Bahia 1.511 - 4.734 2.528,73 1.511,01 2.348,00 3.908,46 4.734,04
Ceará 1.439 - 3.404 1.989,42 1.439,19 2.000,00 2.810,64 3.404,33
Goiás 1.169 - 3.109 1.621,51 1.168,77 1.230,65 2.566,67 3.108,82
Rio Grande do Norte 2.104 - 3.752 2.480,09 2.103,93 2.350,00 3.097,96 3.752,34
Santa Catarina 1.626 - 4.725 2.450,80 1.626,43 2.153,00 3.900,74 4.724,69
Pará 1.378 - 3.904 2.366,22 1.378,26 2.400,00 3.223,19 3.904,02
Maranhão 1.581 - 4.831 2.619,05 1.581,00 2.371,00 3.988,11 4.830,51
Paraíba 1.550 - 3.679 2.117,81 1.550,00 1.693,99 3.037,68 3.679,33
Alagoas 1.167 - 4.216 1.801,77 1.167,00 1.500,00 3.480,40 4.215,56


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Psicopedagogo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • verificar o cumprimento das metas;
    • roteirizar material;
    • elaborar objetivos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • elaborar relatórios;
    • respeitar a alteridade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • dimensionar carga horária;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • estimular a criatividade;
    • emitir pareceres;
    • planejar ações de operacionalização;
    • mapear conteúdo;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • identificar público alvo;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • desenvolver a autoestima;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular o respeito mútuo;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • divulgar deliberações;
    • expressar-se com clareza;
    • socializar informações;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • entrevistar;
    • demonstrar versatilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • coordenar reuniões;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • pesquisar práticas educativas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • garantir a integridade instrucional;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar grupos de estudos;
    • atualizar-se continuamente;
    • formar-se continuamente;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • construir sistema de avaliação;
    • estudar continuamente;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • validar material revisado;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • elaborar textos de orientação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • administrar a demanda por vagas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • definir escopo;
    • promover estudos de caso;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • orientar equipe de produção;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estimular a cooperação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • dominar a língua portuguesa;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • selecionar referencial teórico;
    • acompanhar equipe de produção;
    • administrar tempo;
    • selecionar bibliografia;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • analisar resultados das avaliações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • traçar metas educacionais;
    • equalizar informações;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover trocas de experiências;
    • traçar cronograma de execução;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • definir estratégias de ensino;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • respeitar as diversidades;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estimular o senso crítico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • respeitar a autoria do educador;
    • descrever atividades;
    • compreender o contexto;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • dimensionar os problemas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • estimular valores estéticos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular o senso de justiça;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • observar o desempenho das classes;
    • organizar encontro de educandos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • formar equipes de trabalho;
    • validar produto final;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar conflitos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • avaliar a instituição escolar;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • mapear competências;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a solidariedade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • definir processos de avaliação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • realizar controle de qualidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • elaborar atividades;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • interagir com os pais;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • avaliar os planos diretores;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • definir mídias;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • participar das avaliações externas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • traçar objetivos educacionais;


    Setores que mais contratam Psicopedagogo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de fisioterapia
    • Ensino fundamental
    • Atividades de psicologia e psicanálise
    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de fonoaudiologia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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