Salário para o cargo de Coordenador escolar
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador escolar

Um Coordenador escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • organizar encontro de educandos;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • promover estudos de caso;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • elaborar relatórios;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • definir abordagem de comunicação;
    • identificar público alvo;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • participar das avaliações externas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • atualizar-se continuamente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • interagir com os pais;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • descrever atividades;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • administrar a demanda por vagas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • socializar informações;
    • desenvolver a autoestima;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a criatividade;
    • divulgar deliberações;
    • construir sistema de avaliação;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • definir estratégias de ensino;
    • avaliar a instituição escolar;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • validar produto final;
    • acompanhar processo de revisão;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • dominar a língua portuguesa;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar as diversidades;
    • definir processos de avaliação;
    • equalizar informações;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a cooperação;
    • pesquisar práticas educativas;
    • administrar tempo;
    • estimular o senso crítico;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular o respeito mútuo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • selecionar referencial teórico;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • compreender o contexto;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • mapear competências;
    • auto avaliar-se;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • demonstrar proatividade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • promover trocas de experiências;
    • demonstrar versatilidade;
    • respeitar a alteridade;
    • observar o desempenho das classes;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • dimensionar carga horária;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • respeitar a autoria do educador;
    • definir mídias;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a solidariedade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • entrevistar;
    • assessorar o trabalho docente;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular valores estéticos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • administrar conflitos;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • emitir pareceres;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • elaborar atividades;
    • analisar o desempenho das classes;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mapear conteúdo;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular o senso de justiça;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • orientar equipe de produção;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • analisar resultados das avaliações;
    • traçar metas educacionais;
    • avaliar os planos diretores;
    • elaborar objetivos;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • roteirizar material;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • demonstrar criatividade;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • definir escopo;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • validar material revisado;
    • estudar continuamente;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • organizar grupos de estudos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • dimensionar os problemas;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • selecionar bibliografia;


    Setores que mais contratam Coordenador escolar no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: