Quanto ganha um Técnico de orientação profissional
Um Técnico de orientação profissional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.133,04 | 37.596,49 | 783,26 | 16,46 |
1º Quartil | 1.818,95 | 21.827,39 | 454,74 | 9,56 |
Salário Mediana | 2.500,00 | 30.000,00 | 625,00 | 13,14 |
3º Quartil | 5.179,54 | 62.154,50 | 1.294,89 | 27,22 |
Teto Salarial | 6.791,57 | 81.498,85 | 1.697,89 | 35,69 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Designer educacional
- Coordenador pedagógico
- Supervisor educacional
- Psicopedagogo
- Supervisor de ensino
- Orientador educacional
- Orientador profissional
- Supervisor pedagógico
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Orientador escolar
- Orientador de ensino
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.876 - 8.156 | 3.393,17 | 1.875,85 | 2.283,87 | 6.733,73 | 8.156,10 |
Indaial - SC | 2.539 - 5.925 | 3.572,82 | 2.539,06 | 3.309,00 | 4.891,73 | 5.925,01 |
Londrina - PR | 2.848 - 5.423 | 3.659,28 | 2.847,66 | 3.656,00 | 4.477,46 | 5.423,23 |
Belo Horizonte - MG | 1.455 - 6.515 | 2.961,37 | 1.454,62 | 2.344,00 | 5.379,12 | 6.515,35 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.543 - 7.708 | 3.294,51 | 1.542,62 | 2.524,00 | 6.363,50 | 7.707,66 |
Brasília - DF | 1.781 - 8.638 | 4.037,70 | 1.780,87 | 3.660,00 | 7.131,28 | 8.637,62 |
Salvador - BA | 1.508 - 8.176 | 3.299,23 | 1.507,87 | 2.293,52 | 6.750,44 | 8.176,34 |
Teresina - PI | 1.438 - 10.112 | 3.183,32 | 1.437,87 | 1.450,00 | 8.348,29 | 10.111,70 |
Niterói - RJ | 1.482 - 4.436 | 2.053,78 | 1.482,00 | 1.517,00 | 3.662,50 | 4.436,13 |
Curitiba - PR | 1.638 - 8.361 | 3.556,36 | 1.637,75 | 2.390,50 | 6.902,91 | 8.361,01 |
Maringá - PR | 1.554 - 3.453 | 2.078,96 | 1.554,14 | 2.002,00 | 2.851,05 | 3.453,28 |
Fortaleza - CE | 1.412 - 5.591 | 2.396,60 | 1.412,00 | 1.580,00 | 4.616,31 | 5.591,41 |
Campinas - SP | 1.782 - 7.511 | 3.607,27 | 1.782,12 | 3.337,00 | 6.201,29 | 7.511,19 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.727 - 6.438 | 3.160,58 | 1.727,07 | 2.295,00 | 5.315,01 | 6.437,70 |
Suzano - SP | 1.500 - 3.108 | 1.817,79 | 1.500,49 | 1.600,00 | 2.565,59 | 3.107,52 |
São Luís - MA | 1.473 - 5.424 | 2.928,96 | 1.472,62 | 3.000,00 | 4.478,03 | 5.423,92 |
Porto Alegre - RS | 1.690 - 7.754 | 3.696,55 | 1.689,75 | 3.652,00 | 6.402,13 | 7.754,45 |
Campo Grande - MS | 1.670 - 7.385 | 3.736,47 | 1.670,40 | 3.696,00 | 6.097,41 | 7.385,36 |
Goiânia - GO | 1.543 - 6.853 | 3.154,59 | 1.543,40 | 2.724,00 | 5.657,80 | 6.852,90 |
Franca - SP | 2.040 - 6.153 | 2.969,84 | 2.040,11 | 2.328,00 | 5.079,98 | 6.153,03 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.678 - 7.622 | 3.285,46 | 1.678,19 | 2.364,00 | 6.292,72 | 7.621,94 |
Paraná | 1.639 - 5.822 | 3.108,33 | 1.639,29 | 3.308,00 | 4.806,57 | 5.821,86 |
Minas Gerais | 1.455 - 6.372 | 2.906,56 | 1.454,64 | 2.255,50 | 5.261,04 | 6.372,33 |
Santa Catarina | 1.914 - 6.179 | 3.392,17 | 1.913,61 | 3.308,80 | 5.101,48 | 6.179,06 |
Rio de Janeiro | 1.469 - 6.436 | 2.808,23 | 1.468,90 | 2.146,00 | 5.313,67 | 6.436,08 |
Bahia | 1.547 - 7.049 | 3.126,72 | 1.547,26 | 2.756,00 | 5.820,00 | 7.049,36 |
Rio Grande do Sul | 1.535 - 6.672 | 3.230,38 | 1.535,38 | 3.173,00 | 5.508,57 | 6.672,14 |
Distrito Federal | 1.781 - 8.638 | 4.037,70 | 1.780,87 | 3.660,00 | 7.131,28 | 8.637,62 |
Goiás | 1.412 - 5.799 | 2.673,89 | 1.412,00 | 2.203,00 | 4.788,03 | 5.799,41 |
Mato Grosso | 1.606 - 6.870 | 3.301,81 | 1.606,27 | 3.108,60 | 5.672,15 | 6.870,28 |
Piauí | 1.426 - 9.546 | 3.054,07 | 1.426,03 | 1.450,00 | 7.881,05 | 9.545,77 |
Ceará | 1.412 - 5.830 | 2.531,18 | 1.412,00 | 1.684,00 | 4.813,69 | 5.830,49 |
Espírito Santo | 1.522 - 6.231 | 2.930,10 | 1.522,36 | 2.240,00 | 5.144,04 | 6.230,61 |
Pernambuco | 1.412 - 5.222 | 2.335,08 | 1.412,00 | 1.685,00 | 4.311,12 | 5.221,75 |
Pará | 1.445 - 6.265 | 2.618,84 | 1.444,66 | 1.663,00 | 5.172,20 | 6.264,72 |
Maranhão | 1.451 - 5.354 | 2.803,27 | 1.450,96 | 2.837,00 | 4.420,35 | 5.354,06 |
Mato Grosso do Sul | 1.534 - 6.904 | 3.458,66 | 1.534,26 | 3.594,00 | 5.699,63 | 6.903,57 |
Rondônia | 1.455 - 5.742 | 2.645,83 | 1.454,71 | 2.210,00 | 4.740,75 | 5.742,14 |
Paraíba | 1.490 - 6.737 | 2.735,10 | 1.489,86 | 1.780,00 | 5.561,80 | 6.736,62 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 8.328 | 3.355,65 | 1.412,00 | 2.394,50 | 6.875,92 | 8.328,32 |
Amazonas | 1.567 - 5.334 | 2.659,80 | 1.566,54 | 2.200,00 | 4.404,07 | 5.334,34 |
Tocantins | 1.931 - 9.452 | 4.168,72 | 1.930,88 | 3.539,00 | 7.803,55 | 9.451,89 |
Alagoas | 1.449 - 8.347 | 3.330,42 | 1.449,25 | 2.919,50 | 6.891,71 | 8.347,44 |
Amapá | 1.584 - 5.145 | 2.892,80 | 1.583,63 | 2.987,00 | 4.247,56 | 5.144,77 |
Roraima | 1.412 - 5.854 | 2.307,17 | 1.412,00 | 1.461,00 | 4.832,74 | 5.853,55 |
Sergipe | 1.412 - 5.452 | 2.627,35 | 1.412,00 | 2.500,00 | 4.501,29 | 5.452,10 |
Acre | 1.412 - 4.038 | 1.993,74 | 1.412,00 | 1.461,00 | 3.333,90 | 4.038,12 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Técnico de orientação profissional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- promover trocas de experiências;
- acompanhar a produção dos alunos;
- criar espaços de participação/interação;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- definir escopo;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- publicar experiências pedagógicas;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- identificar contexto de aprendizagem;
- organizar grupos de estudos;
- administrar conflitos;
- elaborar atividades;
- interagir com os pais;
- organizar encontro de educandos;
- pesquisar práticas educativas;
- coordenar reuniões;
- mapear competências;
- mapear conteúdo;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- construir instrumentos de avaliação;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- promover estudos de caso;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- criar clima favorável de trabalho;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- traçar metas educacionais;
- garantir a integridade instrucional;
- formar-se continuamente;
- selecionar referencial teórico;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- elaborar textos de orientação;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- avaliar os planos diretores;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- estimular o senso crítico;
- divulgar experiências pedagógicas;
- estimular a criatividade;
- definir processos de avaliação;
- compreender o contexto;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- roteirizar material;
- planejar ações de operacionalização;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- respeitar a autoria do educador;
- fornecer subsídios teóricos;
- reunir-se com conselhos de classe;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- validar material revisado;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- trabalhar em equipe;
- entrevistar;
- traçar objetivos educacionais;
- respeitar a alteridade;
- criar mecanismos de participação/interação;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- elaborar relatórios;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- selecionar bibliografia;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- produzir material de apoio pedagógico;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- administrar a demanda por vagas;
- estimular o respeito mútuo;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- respeitar as diversidades;
- participar da criação do projeto gráfico;
- auto avaliar-se;
- administrar tempo;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- estimular a solidariedade;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- socializar informações;
- elaborar objetivos;
- dimensionar carga horária;
- equalizar informações;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- demonstrar flexibilidade;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- validar produto final;
- propor estratégias de participação/interação;
- assessorar o trabalho docente;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- avaliar a instituição escolar;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- acompanhar equipe de produção;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- orientar atividades interdisciplinares;
- estimular a cooperação;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- definir estratégias de ensino;
- observar o desempenho das classes;
- verificar o cumprimento das metas;
- emitir pareceres;
- orientar equipe de produção;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver a autoestima;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- assessorar as escolas/instituições;
- realizar controle de qualidade;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- acompanhar processo de revisão;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- estudar continuamente;
- adequar linguagem textual e imagética;
- respeitar a autonomia do educador;
- identificar público alvo;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- demonstrar proatividade;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- descrever atividades;
- formar equipes de trabalho;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- divulgar deliberações;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- analisar o desempenho das classes;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- contextualizar historicamente a escola;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- criar mecanismos de usabilidade;
- definir mídias;
- administrar recursos de trabalho;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- atualizar-se continuamente;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- construir sistema de avaliação;
- traçar cronograma de execução;
- dimensionar os problemas;
- observar conselhos de classe e de escola;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- demonstrar capacidade de observação;
- estimular valores estéticos;
- definir abordagem de comunicação;
- visitar rotineiramente as escolas;
- participar das avaliações externas;
- estimular o senso de justiça;
- expressar-se com clareza;
- divulgar resultados de avaliação;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- demonstrar versatilidade;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- analisar resultados das avaliações;
Setores que mais contratam Técnico de orientação profissional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br