Salário para o cargo de Coordenador pedagógico
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • roteirizar material;
    • elaborar atividades;
    • selecionar referencial teórico;
    • demonstrar proatividade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • desenvolver a autoestima;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • realizar controle de qualidade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular a criatividade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • administrar tempo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • validar produto final;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • analisar resultados das avaliações;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • auto avaliar-se;
    • emitir pareceres;
    • entrevistar;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • acompanhar processo de revisão;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar conflitos;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular valores estéticos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • participar das avaliações externas;
    • organizar grupos de estudos;
    • respeitar as diversidades;
    • pesquisar práticas educativas;
    • elaborar textos de orientação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • socializar informações;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • definir escopo;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular o senso crítico;
    • definir processos de avaliação;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • validar material revisado;
    • avaliar a instituição escolar;
    • orientar equipe de produção;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • promover estudos de caso;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • identificar público alvo;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar relatórios;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • divulgar deliberações;
    • promover trocas de experiências;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estudar continuamente;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • interagir com os pais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • dimensionar os problemas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • descrever atividades;
    • atualizar-se continuamente;
    • observar o desempenho das classes;
    • selecionar bibliografia;
    • construir sistema de avaliação;
    • mapear competências;
    • definir abordagem de comunicação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • definir mídias;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • equalizar informações;
    • traçar cronograma de execução;
    • acompanhar equipe de produção;
    • mapear conteúdo;
    • estimular o senso de justiça;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • compreender o contexto;
    • formar-se continuamente;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • elaborar objetivos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • garantir a integridade instrucional;
    • dimensionar carga horária;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • expressar-se com clareza;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • coordenar reuniões;
    • assessorar o trabalho docente;
    • formar equipes de trabalho;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • traçar metas educacionais;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • avaliar os planos diretores;
    • respeitar a alteridade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • analisar o desempenho das classes;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • definir estratégias de ensino;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estimular a cooperação;


    Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão