Salário para o cargo de Coordenador pedagógico
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • definir mídias;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular o respeito mútuo;
    • divulgar deliberações;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • demonstrar proatividade;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • administrar a demanda por vagas;
    • pesquisar práticas educativas;
    • demonstrar criatividade;
    • garantir a integridade instrucional;
    • estimular a cooperação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • formar equipes de trabalho;
    • validar material revisado;
    • acompanhar processo de revisão;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • construir sistema de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • dimensionar carga horária;
    • atualizar-se continuamente;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • interagir com os pais;
    • planejar ações de operacionalização;
    • administrar tempo;
    • participar das avaliações externas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • traçar cronograma de execução;
    • selecionar bibliografia;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar os planos diretores;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar a instituição escolar;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar encontro de educandos;
    • selecionar referencial teórico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • promover trocas de experiências;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar versatilidade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • elaborar atividades;
    • desenvolver a autoestima;
    • definir abordagem de comunicação;
    • estudar continuamente;
    • formar-se continuamente;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir estratégias de ensino;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • administrar conflitos;
    • promover estudos de caso;
    • validar produto final;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • mapear conteúdo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estimular o senso crítico;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • estimular a criatividade;
    • mapear competências;
    • equalizar informações;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • expressar-se com clareza;
    • respeitar a autoria do educador;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • compreender o contexto;
    • roteirizar material;
    • definir processos de avaliação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular o senso de justiça;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • socializar informações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • definir escopo;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • elaborar objetivos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • traçar objetivos educacionais;
    • acompanhar equipe de produção;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular a solidariedade;
    • descrever atividades;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar grupos de estudos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • emitir pareceres;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estimular valores estéticos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • traçar metas educacionais;
    • realizar controle de qualidade;
    • entrevistar;
    • dimensionar os problemas;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • orientar equipe de produção;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • caracterizar o perfil dos alunos;


    Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: