Quanto ganha um Coordenador pedagógico
Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.701,66 e R$ 9.312,85, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.699,94 | 44.399,28 | 924,99 | 19,93 |
1º Quartil | 1.701,66 | 20.419,89 | 425,41 | 9,17 |
Salário Mediana | 2.514,04 | 30.168,48 | 628,51 | 13,55 |
3º Quartil | 7.102,38 | 85.228,56 | 1.775,59 | 38,27 |
Teto Salarial | 9.312,85 | 111.754,24 | 2.328,21 | 50,18 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Projetista instrucional
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Supervisor pedagógico
- Orientador de ensino
- Designer instrucional
- Designer educacional
- Supervisor de ensino
- Técnico de orientação profissional
- Auxiliar de orientação educacional
- Coordenador de ensino
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Orientador educacional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.817 - 11.346 | 4.415,58 | 1.816,93 | 3.000,00 | 9.367,45 | 11.346,14 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.288 - 8.855 | 3.392,37 | 1.288,04 | 2.400,00 | 7.310,83 | 8.855,09 |
Curitiba - PR | 1.458 - 17.659 | 5.080,40 | 1.458,00 | 2.000,00 | 14.579,28 | 17.658,86 |
Brasília - DF | 1.481 - 10.285 | 3.975,53 | 1.481,09 | 2.998,91 | 8.491,69 | 10.285,39 |
Fortaleza - CE | 1.204 - 6.179 | 2.595,22 | 1.204,45 | 2.000,00 | 5.101,51 | 6.179,10 |
Belo Horizonte - MG | 1.521 - 10.006 | 4.170,69 | 1.521,28 | 3.253,97 | 8.261,00 | 10.005,97 |
Salvador - BA | 1.431 - 8.993 | 3.590,29 | 1.430,54 | 2.500,00 | 7.424,35 | 8.992,60 |
Recife - PE | 1.281 - 7.377 | 3.110,70 | 1.281,32 | 2.422,22 | 6.090,38 | 7.376,86 |
Porto Alegre - RS | 1.570 - 8.466 | 3.634,65 | 1.570,06 | 3.000,00 | 6.989,57 | 8.465,98 |
Goiânia - GO | 1.306 - 6.073 | 2.770,97 | 1.305,92 | 2.336,44 | 5.013,74 | 6.072,79 |
Blumenau - SC | 2.907 - 9.134 | 5.035,39 | 2.906,60 | 4.535,48 | 7.541,50 | 9.134,49 |
Campinas - SP | 1.453 - 21.862 | 6.285,42 | 1.453,24 | 3.007,92 | 18.049,11 | 21.861,63 |
São Luís - MA | 1.371 - 10.029 | 4.021,04 | 1.370,72 | 3.245,52 | 8.279,93 | 10.028,90 |
Belém - PA | 1.303 - 7.626 | 3.236,61 | 1.303,38 | 2.787,54 | 6.295,93 | 7.625,82 |
João Pessoa - PB | 1.264 - 5.810 | 2.545,45 | 1.264,23 | 2.000,00 | 4.796,68 | 5.809,89 |
Natal - RN | 1.184 - 7.204 | 2.965,31 | 1.184,49 | 2.220,26 | 5.947,44 | 7.203,71 |
Guarulhos - SP | 1.634 - 7.374 | 3.358,08 | 1.634,21 | 3.000,00 | 6.088,31 | 7.374,34 |
Campo Grande - MS | 1.397 - 8.403 | 3.485,36 | 1.396,63 | 2.967,69 | 6.937,19 | 8.402,54 |
Sorocaba - SP | 1.301 - 13.876 | 4.274,00 | 1.301,02 | 2.100,00 | 11.456,52 | 13.876,47 |
Santo André - SP | 1.352 - 7.628 | 3.189,67 | 1.352,34 | 2.510,14 | 6.297,85 | 7.628,14 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.538 - 11.935 | 4.321,18 | 1.538,12 | 2.872,53 | 9.853,50 | 11.934,85 |
Minas Gerais | 1.277 - 7.565 | 3.116,26 | 1.276,88 | 2.400,00 | 6.246,12 | 7.565,48 |
Rio de Janeiro | 1.268 - 8.595 | 3.224,02 | 1.267,70 | 2.200,00 | 7.095,73 | 8.594,56 |
Paraná | 1.386 - 12.575 | 4.042,40 | 1.385,98 | 2.121,80 | 10.381,86 | 12.574,82 |
Bahia | 1.355 - 9.410 | 3.574,88 | 1.355,06 | 2.500,00 | 7.768,99 | 9.410,04 |
Santa Catarina | 1.591 - 7.842 | 3.643,75 | 1.590,71 | 3.291,67 | 6.474,04 | 7.841,55 |
Rio Grande do Sul | 1.325 - 7.055 | 2.978,23 | 1.325,04 | 2.205,41 | 5.824,49 | 7.054,80 |
Pernambuco | 1.234 - 6.854 | 2.899,20 | 1.233,94 | 2.318,50 | 5.658,64 | 6.853,91 |
Ceará | 1.202 - 10.295 | 3.448,23 | 1.202,13 | 2.000,00 | 8.499,33 | 10.294,64 |
Goiás | 1.193 - 6.130 | 2.660,40 | 1.192,81 | 2.060,59 | 5.061,26 | 6.130,35 |
Distrito Federal | 1.481 - 10.285 | 3.975,53 | 1.481,09 | 2.998,91 | 8.491,69 | 10.285,39 |
Pará | 1.278 - 6.930 | 2.839,32 | 1.277,95 | 2.000,00 | 5.721,61 | 6.930,19 |
Espírito Santo | 1.333 - 6.723 | 2.927,90 | 1.333,20 | 2.374,96 | 5.550,30 | 6.722,70 |
Mato Grosso | 1.501 - 7.909 | 3.568,52 | 1.500,80 | 3.158,03 | 6.529,48 | 7.908,70 |
Maranhão | 1.258 - 17.759 | 5.406,93 | 1.257,94 | 2.840,00 | 14.662,22 | 17.759,32 |
Paraíba | 1.217 - 6.402 | 2.688,74 | 1.216,79 | 2.052,60 | 5.285,70 | 6.402,20 |
Rio Grande do Norte | 1.169 - 6.320 | 2.703,21 | 1.169,00 | 2.090,00 | 5.218,11 | 6.320,33 |
Mato Grosso do Sul | 1.353 - 7.243 | 3.110,93 | 1.353,30 | 2.500,00 | 5.979,92 | 7.243,05 |
Alagoas | 1.113 - 4.747 | 2.125,86 | 1.113,13 | 1.546,25 | 3.918,83 | 4.746,60 |
Piauí | 1.202 - 6.372 | 2.667,69 | 1.202,25 | 2.054,61 | 5.260,81 | 6.372,05 |
Amazonas | 1.359 - 8.068 | 3.456,44 | 1.359,34 | 2.691,72 | 6.661,32 | 8.068,39 |
Sergipe | 1.221 - 60.979 | 13.645,15 | 1.220,70 | 2.090,00 | 50.344,54 | 60.978,82 |
Rondônia | 1.321 - 8.939 | 3.429,65 | 1.321,43 | 2.500,00 | 7.380,48 | 8.939,46 |
Amapá | 1.212 - 7.037 | 2.857,02 | 1.212,45 | 1.749,66 | 5.809,71 | 7.036,89 |
Acre | 1.137 - 6.860 | 2.874,99 | 1.137,42 | 2.486,27 | 5.663,49 | 6.859,78 |
Tocantins | 1.318 - 12.758 | 4.506,01 | 1.318,44 | 3.048,25 | 10.533,06 | 12.757,95 |
Roraima | 1.219 - 4.877 | 2.420,83 | 1.219,22 | 2.035,95 | 4.026,73 | 4.877,30 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Coordenador pedagógico
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- analisar resultados das avaliações;
- observar o desempenho das classes;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- promover estudos de caso;
- fornecer subsídios teóricos;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- orientar equipe de produção;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- organizar grupos de estudos;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- verificar o cumprimento das metas;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- planejar ações de operacionalização;
- mapear competências;
- orientar atividades interdisciplinares;
- administrar a demanda por vagas;
- participar das avaliações externas;
- estimular a cooperação;
- acompanhar equipe de produção;
- estimular a criatividade;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- garantir a integridade instrucional;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- respeitar a autoria do educador;
- construir sistema de avaliação;
- coordenar reuniões;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- formar-se continuamente;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- estimular o senso de justiça;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- traçar metas educacionais;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- administrar recursos de trabalho;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- identificar público alvo;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- assessorar o trabalho docente;
- definir abordagem de comunicação;
- validar produto final;
- observar conselhos de classe e de escola;
- equalizar informações;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar flexibilidade;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- estimular o senso crítico;
- produzir material de apoio pedagógico;
- criar mecanismos de usabilidade;
- contextualizar historicamente a escola;
- auto avaliar-se;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- roteirizar material;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- estimular a solidariedade;
- elaborar relatórios;
- compreender o contexto;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- dimensionar carga horária;
- emitir pareceres;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- definir estratégias de ensino;
- construir instrumentos de avaliação;
- participar da criação do projeto gráfico;
- definir escopo;
- entrevistar;
- trabalhar em equipe;
- respeitar as diversidades;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- estimular o respeito mútuo;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- identificar contexto de aprendizagem;
- selecionar referencial teórico;
- avaliar os planos diretores;
- socializar informações;
- respeitar a alteridade;
- adequar linguagem textual e imagética;
- criar clima favorável de trabalho;
- administrar conflitos;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar versatilidade;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- propor estratégias de participação/interação;
- elaborar atividades;
- elaborar textos de orientação;
- divulgar resultados de avaliação;
- definir processos de avaliação;
- dimensionar os problemas;
- descrever atividades;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- publicar experiências pedagógicas;
- estudar continuamente;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- analisar o desempenho das classes;
- mapear conteúdo;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- dominar a língua portuguesa;
- desenvolver a autoestima;
- criar espaços de participação/interação;
- pesquisar práticas educativas;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- divulgar deliberações;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- demonstrar proatividade;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- formar equipes de trabalho;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- traçar cronograma de execução;
- visitar rotineiramente as escolas;
- divulgar experiências pedagógicas;
- respeitar a autonomia do educador;
- interagir com os pais;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- definir mídias;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- validar material revisado;
- criar mecanismos de participação/interação;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- administrar tempo;
- atualizar-se continuamente;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- acompanhar a produção dos alunos;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- elaborar objetivos;
- acompanhar processo de revisão;
- assessorar as escolas/instituições;
- traçar objetivos educacionais;
- realizar controle de qualidade;
- selecionar bibliografia;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- estimular valores estéticos;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- promover trocas de experiências;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- reunir-se com conselhos de classe;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- demonstrar criatividade;
- organizar encontro de educandos;
- avaliar a instituição escolar;
Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Outras atividades de ensino
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br