Salário para o cargo de Coordenador pedagógico
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • respeitar a autoria do educador;
    • estudar continuamente;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • analisar resultados das avaliações;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • divulgar deliberações;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • avaliar a instituição escolar;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • estimular a solidariedade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • respeitar as diversidades;
    • administrar recursos de trabalho;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • roteirizar material;
    • elaborar atividades;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • avaliar os planos diretores;
    • administrar a demanda por vagas;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • validar produto final;
    • selecionar bibliografia;
    • descrever atividades;
    • traçar metas educacionais;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • coordenar reuniões;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • assessorar o trabalho docente;
    • compreender o contexto;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • elaborar objetivos;
    • garantir a integridade instrucional;
    • socializar informações;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • emitir pareceres;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • respeitar a alteridade;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • participar das avaliações externas;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • definir estratégias de ensino;
    • definir processos de avaliação;
    • administrar tempo;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • dimensionar os problemas;
    • formar-se continuamente;
    • mapear conteúdo;
    • selecionar referencial teórico;
    • estimular o senso de justiça;
    • traçar cronograma de execução;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • atualizar-se continuamente;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • equalizar informações;
    • elaborar textos de orientação;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estimular a cooperação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • observar o desempenho das classes;
    • definir mídias;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • acompanhar processo de revisão;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • demonstrar criatividade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • identificar público alvo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • entrevistar;
    • organizar encontro de educandos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • demonstrar proatividade;
    • mapear competências;
    • dimensionar carga horária;
    • validar material revisado;
    • criar espaços de participação/interação;
    • trabalhar em equipe;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • traçar objetivos educacionais;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • orientar equipe de produção;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular o senso crítico;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • promover estudos de caso;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • auto avaliar-se;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estimular a criatividade;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • acompanhar equipe de produção;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • promover trocas de experiências;
    • interagir com os pais;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • realizar controle de qualidade;
    • definir escopo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • construir sistema de avaliação;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • formar equipes de trabalho;
    • definir abordagem de comunicação;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • pesquisar práticas educativas;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • organizar grupos de estudos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • desenvolver a autoestima;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estimular o respeito mútuo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar versatilidade;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);


    Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: