Salário para o cargo de Coordenador pedagógico
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.701,66 e R$ 9.312,85, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.701,66 20.419,89 425,41 9,17
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 7.102,38 85.228,56 1.775,59 38,27
Teto Salarial 9.312,85 111.754,24 2.328,21 50,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • analisar resultados das avaliações;
    • observar o desempenho das classes;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • promover estudos de caso;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • orientar equipe de produção;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • organizar grupos de estudos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • mapear competências;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar das avaliações externas;
    • estimular a cooperação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • estimular a criatividade;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • garantir a integridade instrucional;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • respeitar a autoria do educador;
    • construir sistema de avaliação;
    • coordenar reuniões;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular o senso de justiça;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • traçar metas educacionais;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • administrar recursos de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • identificar público alvo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • assessorar o trabalho docente;
    • definir abordagem de comunicação;
    • validar produto final;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • equalizar informações;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar flexibilidade;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • estimular o senso crítico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • roteirizar material;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular a solidariedade;
    • elaborar relatórios;
    • compreender o contexto;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • dimensionar carga horária;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • definir estratégias de ensino;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • definir escopo;
    • entrevistar;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar as diversidades;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular o respeito mútuo;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • selecionar referencial teórico;
    • avaliar os planos diretores;
    • socializar informações;
    • respeitar a alteridade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar versatilidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • elaborar atividades;
    • elaborar textos de orientação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • definir processos de avaliação;
    • dimensionar os problemas;
    • descrever atividades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • estudar continuamente;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • analisar o desempenho das classes;
    • mapear conteúdo;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • dominar a língua portuguesa;
    • desenvolver a autoestima;
    • criar espaços de participação/interação;
    • pesquisar práticas educativas;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • divulgar deliberações;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • demonstrar proatividade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • formar equipes de trabalho;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • traçar cronograma de execução;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • interagir com os pais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • definir mídias;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • validar material revisado;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • administrar tempo;
    • atualizar-se continuamente;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • elaborar objetivos;
    • acompanhar processo de revisão;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • traçar objetivos educacionais;
    • realizar controle de qualidade;
    • selecionar bibliografia;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular valores estéticos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • promover trocas de experiências;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar encontro de educandos;
    • avaliar a instituição escolar;


    Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista