Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • dimensionar os problemas;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • mapear competências;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • respeitar a autoria do educador;
    • elaborar textos de orientação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estimular a cooperação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • equalizar informações;
    • observar o desempenho das classes;
    • selecionar referencial teórico;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • orientar equipe de produção;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • organizar encontro de educandos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a criatividade;
    • demonstrar proatividade;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • administrar tempo;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • demonstrar versatilidade;
    • avaliar os planos diretores;
    • traçar cronograma de execução;
    • estimular o senso crítico;
    • estudar continuamente;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • formar-se continuamente;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover estudos de caso;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar a instituição escolar;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • roteirizar material;
    • construir sistema de avaliação;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • emitir pareceres;
    • administrar a demanda por vagas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • identificar público alvo;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a solidariedade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • auto avaliar-se;
    • definir escopo;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • divulgar deliberações;
    • descrever atividades;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • validar produto final;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • criar espaços de participação/interação;
    • analisar resultados das avaliações;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • atualizar-se continuamente;
    • planejar ações de operacionalização;
    • promover trocas de experiências;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • formar equipes de trabalho;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • participar das avaliações externas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • acompanhar processo de revisão;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • desenvolver a autoestima;
    • pesquisar práticas educativas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • elaborar atividades;
    • expressar-se com clareza;
    • definir abordagem de comunicação;
    • administrar conflitos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • administrar recursos de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • traçar metas educacionais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • demonstrar criatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • entrevistar;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • elaborar objetivos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • trabalhar em equipe;
    • assessorar o trabalho docente;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • estimular valores estéticos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • definir mídias;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • traçar objetivos educacionais;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • acompanhar equipe de produção;
    • dominar a língua portuguesa;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular o respeito mútuo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • respeitar as diversidades;
    • dimensionar carga horária;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar relatórios;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • interagir com os pais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • mapear conteúdo;
    • organizar grupos de estudos;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • socializar informações;
    • definir processos de avaliação;
    • validar material revisado;
    • compreender o contexto;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • definir estratégias de ensino;
    • selecionar bibliografia;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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