Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Um Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.957,28 | 47.487,32 | 989,32 | 20,95 |
1º Quartil | 1.239,98 | 14.879,78 | 310,00 | 6,57 |
Salário Mediana | 2.000,00 | 24.000,00 | 500,00 | 10,59 |
3º Quartil | 10.395,98 | 124.751,74 | 2.598,99 | 55,04 |
Teto Salarial | 13.631,52 | 163.578,22 | 3.407,88 | 72,17 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Desenhista instrucional
- Supervisor de ensino
- Coordenador de orientação pedagógica
- Coordenador pedagógico
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Orientador de ensino
- Orientador educacional
- Designer instrucional
- Supervisor pedagógico
- Técnico de orientação profissional
- Psicopedagogo
- Auxiliar de orientação pedagógica
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.446 - 7.651 | 3.433,55 | 1.445,77 | 2.988,30 | 6.316,70 | 7.650,98 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.179 - 7.246 | 2.887,36 | 1.178,69 | 2.100,00 | 5.982,76 | 7.246,49 |
Brasília - DF | 1.122 - 6.339 | 2.574,28 | 1.121,68 | 1.822,11 | 5.233,45 | 6.338,92 |
Goiânia - GO | 1.351 - 16.000 | 4.799,96 | 1.350,73 | 1.782,00 | 13.209,56 | 15.999,82 |
Jaru - RO | 1.804 - 2.960 | 1.963,91 | 1.803,90 | 1.803,90 | 2.443,93 | 2.960,16 |
Curitiba - PR | 1.305 - 4.897 | 2.213,45 | 1.304,56 | 1.722,21 | 4.042,86 | 4.896,84 |
Belo Horizonte - MG | 1.243 - 6.464 | 2.846,22 | 1.242,79 | 2.500,00 | 5.336,33 | 6.463,53 |
Fortaleza - CE | 1.224 - 5.362 | 2.284,20 | 1.223,52 | 1.600,00 | 4.426,97 | 5.362,07 |
Porto Alegre - RS | 1.223 - 6.567 | 2.750,09 | 1.222,82 | 2.200,00 | 5.421,37 | 6.566,52 |
Salvador - BA | 1.584 - 6.488 | 3.216,66 | 1.583,73 | 2.705,39 | 5.356,43 | 6.487,86 |
Recife - PE | 1.121 - 6.685 | 2.627,90 | 1.120,50 | 2.000,00 | 5.519,19 | 6.685,01 |
Jundiaí - SP | 1.397 - 3.122 | 1.837,19 | 1.397,38 | 1.600,00 | 2.577,19 | 3.121,57 |
Juiz de Fora - MG | 1.440 - 3.466 | 2.482,63 | 1.440,40 | 2.861,54 | 2.861,54 | 3.465,98 |
Campinas - SP | 1.357 - 7.185 | 3.293,81 | 1.357,16 | 3.005,14 | 5.932,00 | 7.185,02 |
Manaus - AM | 1.048 - 5.575 | 2.304,79 | 1.047,50 | 1.600,00 | 4.602,88 | 5.575,15 |
Aracaju - SE | 1.069 - 2.792 | 1.771,52 | 1.069,00 | 1.814,04 | 2.305,18 | 2.792,10 |
Vitoria - ES | 1.337 - 36.168 | 8.530,91 | 1.336,62 | 2.230,77 | 29.860,62 | 36.168,07 |
Maringá - PR | 1.260 - 4.363 | 2.240,16 | 1.260,44 | 2.121,46 | 3.602,09 | 4.362,96 |
Florianópolis - SC | 1.196 - 6.106 | 2.718,97 | 1.196,46 | 2.500,00 | 5.041,38 | 6.106,27 |
São Luís - MA | 1.226 - 5.502 | 2.643,95 | 1.226,27 | 2.499,53 | 4.542,30 | 5.501,77 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.350 - 7.551 | 3.068,83 | 1.349,88 | 2.290,08 | 6.234,56 | 7.551,48 |
Minas Gerais | 1.185 - 5.673 | 2.598,60 | 1.185,43 | 2.299,00 | 4.683,65 | 5.672,97 |
Paraná | 1.274 - 73.119 | 16.229,72 | 1.274,10 | 1.762,06 | 60.367,45 | 73.118,86 |
Rio de Janeiro | 1.179 - 6.368 | 2.666,41 | 1.179,37 | 2.029,71 | 5.257,84 | 6.368,45 |
Rio Grande do Sul | 1.244 - 5.158 | 2.307,70 | 1.243,86 | 1.678,57 | 4.258,82 | 5.158,41 |
Goiás | 1.265 - 18.343 | 5.101,75 | 1.264,66 | 2.000,00 | 15.144,33 | 18.343,27 |
Santa Catarina | 1.259 - 4.662 | 2.289,70 | 1.259,26 | 1.900,00 | 3.848,94 | 4.661,95 |
Distrito Federal | 1.122 - 6.339 | 2.574,28 | 1.121,68 | 1.822,11 | 5.233,45 | 6.338,92 |
Rondônia | 1.753 - 3.580 | 2.079,25 | 1.753,26 | 1.803,90 | 2.955,95 | 3.580,34 |
Bahia | 1.392 - 5.988 | 2.791,54 | 1.392,32 | 2.179,22 | 4.943,52 | 5.987,73 |
Ceará | 1.185 - 5.048 | 2.170,64 | 1.185,42 | 1.596,22 | 4.167,96 | 5.048,36 |
Espírito Santo | 1.256 - 16.784 | 4.720,04 | 1.256,00 | 2.064,48 | 13.856,93 | 16.783,93 |
Pernambuco | 1.134 - 6.058 | 2.448,21 | 1.133,91 | 1.700,00 | 5.001,47 | 6.057,93 |
Pará | 1.111 - 4.875 | 2.133,94 | 1.110,98 | 1.585,22 | 4.024,75 | 4.874,89 |
Mato Grosso | 1.352 - 5.317 | 2.655,91 | 1.352,19 | 2.500,00 | 4.389,89 | 5.317,17 |
Maranhão | 1.212 - 16.690 | 4.936,11 | 1.212,31 | 2.499,53 | 13.779,35 | 16.689,96 |
Sergipe | 1.067 - 2.770 | 1.730,25 | 1.067,08 | 1.814,04 | 2.287,25 | 2.770,38 |
Amazonas | 1.048 - 5.575 | 2.298,70 | 1.047,50 | 1.623,78 | 4.602,88 | 5.575,15 |
Paraíba | 1.339 - 3.935 | 2.113,28 | 1.339,24 | 1.953,85 | 3.249,04 | 3.935,33 |
Rio Grande do Norte | 1.080 - 2.143 | 1.356,09 | 1.079,67 | 1.315,00 | 1.769,69 | 2.143,50 |
Mato Grosso do Sul | 1.245 - 3.933 | 1.871,28 | 1.245,32 | 1.500,00 | 3.247,31 | 3.933,23 |
Roraima | 1.045 - 5.356 | 2.641,39 | 1.045,00 | 2.500,00 | 4.422,29 | 5.356,41 |
Alagoas | 1.088 - 4.162 | 1.812,16 | 1.088,08 | 1.500,00 | 3.436,42 | 4.162,30 |
Piauí | 1.122 - 3.633 | 1.851,91 | 1.121,73 | 1.634,52 | 2.999,63 | 3.633,24 |
Tocantins | 1.100 - 5.054 | 2.019,95 | 1.100,00 | 1.500,00 | 4.172,29 | 5.053,60 |
Amapá | 1.053 - 3.020 | 1.505,71 | 1.052,50 | 1.200,00 | 2.493,39 | 3.020,07 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- dimensionar os problemas;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- mapear competências;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- respeitar a autoria do educador;
- elaborar textos de orientação;
- adequar linguagem textual e imagética;
- produzir material de apoio pedagógico;
- visitar rotineiramente as escolas;
- estimular a cooperação;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- equalizar informações;
- observar o desempenho das classes;
- selecionar referencial teórico;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- orientar equipe de produção;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- organizar encontro de educandos;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- estimular a criatividade;
- demonstrar proatividade;
- divulgar resultados de avaliação;
- publicar experiências pedagógicas;
- administrar tempo;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- reunir-se com conselhos de classe;
- demonstrar versatilidade;
- avaliar os planos diretores;
- traçar cronograma de execução;
- estimular o senso crítico;
- estudar continuamente;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- formar-se continuamente;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- construir instrumentos de avaliação;
- promover estudos de caso;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- identificar contexto de aprendizagem;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- avaliar a instituição escolar;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- criar mecanismos de participação/interação;
- analisar o desempenho das classes;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- roteirizar material;
- construir sistema de avaliação;
- criar mecanismos de usabilidade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- emitir pareceres;
- administrar a demanda por vagas;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- coordenar reuniões;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- identificar público alvo;
- realizar controle de qualidade;
- estimular a solidariedade;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- auto avaliar-se;
- definir escopo;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- respeitar a autonomia do educador;
- acompanhar a produção dos alunos;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- assessorar as escolas/instituições;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- divulgar deliberações;
- descrever atividades;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- estimular o senso de justiça;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- verificar o cumprimento das metas;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- validar produto final;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- demonstrar capacidade de observação;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- criar espaços de participação/interação;
- analisar resultados das avaliações;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- atualizar-se continuamente;
- planejar ações de operacionalização;
- promover trocas de experiências;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- formar equipes de trabalho;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- participar das avaliações externas;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- acompanhar processo de revisão;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- desenvolver a autoestima;
- pesquisar práticas educativas;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- elaborar atividades;
- expressar-se com clareza;
- definir abordagem de comunicação;
- administrar conflitos;
- participar da criação do projeto gráfico;
- administrar recursos de trabalho;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- traçar metas educacionais;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- demonstrar criatividade;
- respeitar a alteridade;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- entrevistar;
- fornecer subsídios teóricos;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- elaborar objetivos;
- contextualizar historicamente a escola;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- criar clima favorável de trabalho;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- trabalhar em equipe;
- assessorar o trabalho docente;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- estimular valores estéticos;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- definir mídias;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- traçar objetivos educacionais;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- acompanhar equipe de produção;
- dominar a língua portuguesa;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- orientar atividades interdisciplinares;
- estimular o respeito mútuo;
- demonstrar flexibilidade;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- respeitar as diversidades;
- dimensionar carga horária;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- elaborar relatórios;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- interagir com os pais;
- garantir a integridade instrucional;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- mapear conteúdo;
- organizar grupos de estudos;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- propor mecanismos de acessibilidade;
- observar conselhos de classe e de escola;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- propor estratégias de participação/interação;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- socializar informações;
- definir processos de avaliação;
- validar material revisado;
- compreender o contexto;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- definir estratégias de ensino;
- selecionar bibliografia;
Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino de idiomas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br