Salário para o cargo de Projetista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Projetista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Projetista instrucional

Um Projetista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,86 e R$ 8.725,89, com a média salarial de R$ 3.581,46 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.581,46 42.977,49 895,36 17,25
1º Quartil 1.574,86 18.898,30 393,71 7,59
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,45
3º Quartil 6.654,74 79.856,86 1.663,68 32,05
Teto Salarial 8.725,89 104.710,71 2.181,47 42,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.306 - 10.076 4.697,27 2.306,00 4.000,00 8.318,43 10.075,53
Curitiba - PR 1.745 - 4.834 2.743,47 1.745,12 2.451,75 3.990,59 4.833,52
Brasília - DF 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Porto Alegre - RS 1.363 - 8.492 3.380,49 1.362,50 2.500,00 7.010,67 8.491,53
Rio de Janeiro - RJ 2.474 - 5.539 3.568,43 2.474,06 3.574,92 4.573,24 5.539,24
Maringá - PR 1.501 - 3.591 2.180,05 1.501,08 2.208,45 2.964,84 3.591,10
Belo Horizonte - MG 1.728 - 4.016 2.489,16 1.728,08 2.467,00 3.315,87 4.016,29
Campinas - SP 2.431 - 8.292 4.071,75 2.430,60 3.896,25 6.846,00 8.292,08
Recife - PE 1.467 - 5.674 2.393,88 1.466,67 1.800,00 4.684,13 5.673,56
São José dos Campos - SP 4.376 - 7.267 5.388,58 4.376,23 5.500,00 6.000,00 7.267,38
São Bernardo do Campo - SP 2.098 - 4.036 2.582,59 2.097,89 2.531,21 3.332,43 4.036,34
Florianópolis - SC 2.350 - 5.150 3.143,89 2.350,00 2.791,65 4.252,26 5.150,46
Osasco - SP 4.955 - 13.021 9.023,42 4.955,38 10.000,00 10.750,00 13.020,72
Salvador - BA 1.275 - 11.688 3.417,86 1.275,00 3.000,00 9.650,00 11.688,37
Fortaleza - CE 2.800 - 3.634 2.895,06 2.800,10 2.916,30 3.000,00 3.633,69
Santa Cruz do Sul - RS 1.600 - 2.544 1.814,29 1.600,00 1.600,00 2.100,00 2.543,58
Lagarto - SE 1.093 - 1.350 1.101,45 1.093,00 1.096,50 1.114,86 1.350,35
São Caetano do Sul - SP 2.476 - 5.208 3.752,52 2.475,71 4.144,31 4.300,00 5.208,29
São José do Rio Preto - SP 1.117 - 2.517 1.463,87 1.117,20 1.397,00 2.078,00 2.516,94
Sorocaba - SP 1.250 - 2.422 1.712,60 1.250,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.087 - 9.775 4.523,42 2.086,71 4.000,00 8.069,99 9.774,61
Paraná 1.598 - 4.563 2.541,87 1.597,92 2.297,06 3.767,52 4.563,33
Rio Grande do Sul 1.340 - 6.473 2.754,90 1.340,34 2.100,00 5.344,51 6.473,42
Minas Gerais 1.446 - 4.116 2.353,26 1.446,11 2.358,50 3.398,20 4.116,00
Rio de Janeiro 1.864 - 6.764 3.649,11 1.864,42 3.544,83 5.584,35 6.763,93
Distrito Federal 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Santa Catarina 1.493 - 5.272 2.744,76 1.493,43 2.700,00 4.352,63 5.272,04
Pernambuco 1.375 - 5.103 2.313,01 1.375,00 1.800,00 4.213,10 5.103,03
Bahia 1.050 - 6.319 2.271,42 1.050,00 1.279,96 5.216,67 6.318,58
Ceará 2.400 - 3.583 2.783,18 2.400,05 2.916,30 2.958,15 3.583,00
Sergipe 1.093 - 1.799 1.156,28 1.093,00 1.100,00 1.485,25 1.798,98
Rio Grande do Norte 1.045 - 9.770 3.902,22 1.045,00 3.800,00 8.066,10 9.769,90


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Projetista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • definir estratégias de ensino;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • respeitar as diversidades;
    • estimular valores estéticos;
    • validar material revisado;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • organizar encontro de educandos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • observar o desempenho das classes;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • dimensionar carga horária;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • identificar público alvo;
    • selecionar referencial teórico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular a criatividade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • socializar informações;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • traçar cronograma de execução;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • trabalhar em equipe;
    • atualizar-se continuamente;
    • auto avaliar-se;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • traçar objetivos educacionais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • elaborar objetivos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • formar-se continuamente;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • mapear competências;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a solidariedade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • elaborar atividades;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • definir abordagem de comunicação;
    • estimular a cooperação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • participar das avaliações externas;
    • traçar metas educacionais;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estudar continuamente;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • organizar grupos de estudos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • definir escopo;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • administrar tempo;
    • elaborar textos de orientação;
    • selecionar bibliografia;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • descrever atividades;
    • validar produto final;
    • analisar o desempenho das classes;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • coordenar reuniões;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • planejar ações de operacionalização;
    • entrevistar;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • administrar conflitos;
    • estimular o senso crítico;
    • respeitar a autoria do educador;
    • criar espaços de participação/interação;
    • demonstrar criatividade;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • avaliar a instituição escolar;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • promover estudos de caso;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • assessorar o trabalho docente;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • dimensionar os problemas;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • mapear conteúdo;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • roteirizar material;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • divulgar resultados de avaliação;
    • desenvolver a autoestima;
    • interagir com os pais;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • formar equipes de trabalho;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • garantir a integridade instrucional;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular o senso de justiça;
    • promover trocas de experiências;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • construir sistema de avaliação;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • compreender o contexto;
    • divulgar deliberações;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • definir mídias;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • emitir pareceres;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • acompanhar equipe de produção;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • orientar equipe de produção;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • definir processos de avaliação;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • avaliar os planos diretores;
    • realizar controle de qualidade;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • expressar-se com clareza;
    • administrar a demanda por vagas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • equalizar informações;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Projetista instrucional no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Edição de livros
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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