Salário para o cargo de Projetista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Projetista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Projetista instrucional

Um Projetista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.748,10 e R$ 9.766,68, com a média salarial de R$ 4.797,16 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Projetista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.797,16 57.565,92 1.199,29 22,84
1º Quartil 2.748,10 32.977,20 687,03 13,09
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 19,05
3º Quartil 8.063,44 96.761,28 2.015,86 38,40
Teto Salarial 9.766,68 117.200,16 2.441,67 46,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Projetista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • orientar atividades interdisciplinares;
  • selecionar referencial teórico;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • elaborar objetivos;
  • propor estratégias de participação/interação;
  • validar material revisado;
  • estimular a cooperação;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • definir processos de avaliação;
  • garantir a integridade instrucional;
  • estimular valores estéticos;
  • socializar informações;
  • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
  • respeitar a autoria do educador;
  • definir abordagem de comunicação;
  • promover estudos de caso;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • estimular a criatividade;
  • divulgar deliberações;
  • elaborar textos de orientação;
  • expressar-se com clareza;
  • compreender o contexto;
  • promover trocas de experiências;
  • assessorar o trabalho docente;
  • respeitar as diversidades;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • dominar a língua portuguesa;
  • identificar público alvo;
  • interagir com os pais;
  • traçar metas educacionais;
  • adequar linguagem textual e imagética;
  • organizar grupos de estudos;
  • mediar informações entre autor e equipe de produção;
  • administrar conflitos;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • dimensionar carga horária;
  • demonstrar flexibilidade;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • observar o desempenho das classes;
  • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • validar produto final;
  • elaborar relatórios;
  • participar da criação do projeto gráfico;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • planejar ações de operacionalização;
  • selecionar bibliografia;
  • realizar controle de qualidade;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • traçar cronograma de execução;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • criar espaços de participação/interação;
  • descrever atividades;
  • administrar tempo;
  • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • formar-se continuamente;
  • demonstrar versatilidade;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • pesquisar práticas educativas;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • definir mídias;
  • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
  • criar mecanismos de usabilidade;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • demonstrar proatividade;
  • acompanhar processo de revisão;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • trabalhar em equipe;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • estimular o respeito mútuo;
  • mapear conteúdo;
  • respeitar a alteridade;
  • estimular o senso crítico;
  • compatibilizar carga horária por atividades;
  • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
  • definir estratégias de ensino;
  • elaborar roteiro visual (storyboard);
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • estudar continuamente;
  • desenvolver a autoestima;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • organizar encontro de educandos;
  • roteirizar material;
  • definir escopo;
  • coordenar reuniões;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar equipe de produção;
  • entrevistar;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • construir sistema de avaliação;
  • acompanhar equipe de produção;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • mapear competências;
  • analisar resultados das avaliações;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • participar das avaliações externas;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • estimular o senso de justiça;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • formar equipes de trabalho;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • propor mecanismos de acessibilidade;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • traçar objetivos educacionais;
  • administrar recursos de trabalho;
  • identificar contexto de aprendizagem;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • emitir pareceres;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • estimular a solidariedade;
  • elaborar atividades;
  • atualizar-se continuamente;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • dimensionar os problemas;


Setores que mais contratam Projetista instrucional no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação superior - graduação
  • Edição de livros
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Ensino fundamental
  • Atividades de teleatendimento
  • Marketing direto
  • Comércio varejista de livros
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de idiomas
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




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