Salário para o cargo de Supervisor pedagógico
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor pedagógico

Um Supervisor pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.256,58 e R$ 7.847,78, com a média salarial de R$ 2.977,85 e o salário mediana em R$ 2.357,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.977,85 35.734,21 744,46 16,59
1º Quartil 1.256,58 15.078,99 314,15 7,00
Salário Mediana 2.357,74 28.292,88 589,44 13,14
3º Quartil 5.985,05 71.820,64 1.496,26 33,35
Teto Salarial 7.847,78 94.173,38 1.961,95 43,73


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.502 - 9.781 4.008,39 1.502,04 3.200,00 8.075,60 9.781,40
Londrina - PR 2.189 - 3.612 2.508,11 2.189,06 2.420,00 2.981,96 3.611,84
Rio de Janeiro - RJ 1.616 - 8.751 3.845,46 1.616,18 3.260,20 7.225,15 8.751,32
Recife - PE 1.125 - 3.438 1.807,51 1.124,75 1.506,10 2.838,42 3.437,98
Fortaleza - CE 1.336 - 5.713 2.756,26 1.336,33 2.348,40 4.717,08 5.713,47
Belo Horizonte - MG 1.363 - 8.082 3.329,74 1.363,06 2.800,00 6.672,26 8.081,64
Brasília - DF 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Cuiabá - MT 1.186 - 6.717 2.603,80 1.185,67 1.613,76 5.545,23 6.716,55
Curitiba - PR 1.509 - 6.613 3.111,76 1.508,52 2.369,00 5.459,69 6.612,94
Salvador - BA 1.315 - 6.711 2.652,16 1.315,03 1.900,00 5.540,51 6.710,83
Campo Grande - MS 2.171 - 19.688 6.550,88 2.171,01 4.518,80 16.254,76 19.688,25
Florianópolis - SC 1.576 - 10.806 4.232,34 1.575,51 3.200,00 8.921,40 10.805,86
Natal - RN 1.842 - 9.716 3.652,50 1.842,45 2.218,51 8.021,48 9.715,85
Goiânia - GO 1.301 - 6.153 2.933,76 1.301,25 2.379,08 5.080,16 6.153,24
João Pessoa - PB 1.319 - 6.577 2.838,02 1.318,75 2.378,10 5.429,84 6.576,79
Campina Grande - PB 1.200 - 6.725 2.715,38 1.199,89 2.098,11 5.552,43 6.725,27
Maringá - PR 1.240 - 4.081 1.930,23 1.239,90 1.355,32 3.369,48 4.081,21
Joinville - SC 1.337 - 4.807 2.424,60 1.337,30 2.309,00 3.969,03 4.807,41
Porto Alegre - RS 1.227 - 7.336 2.978,77 1.227,40 2.142,00 6.056,42 7.335,71
Bujari - AC 2.779 - 3.370 2.779,83 2.779,00 2.779,00 2.782,33 3.370,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 8.331 3.328,55 1.284,17 2.328,40 6.878,13 8.331,00
Minas Gerais 1.258 - 7.834 3.120,30 1.258,28 2.500,00 6.467,52 7.833,66
Paraná 1.384 - 4.493 2.462,06 1.384,07 2.420,00 3.709,06 4.492,53
Rio de Janeiro 1.344 - 7.939 3.342,48 1.343,79 3.003,20 6.554,48 7.938,99
Santa Catarina 1.409 - 7.023 3.050,61 1.409,49 2.422,00 5.798,14 7.022,89
Pernambuco 1.129 - 3.472 1.830,59 1.128,78 1.751,22 2.866,63 3.472,14
Bahia 1.277 - 5.530 2.468,30 1.276,81 2.080,00 4.565,64 5.530,05
Ceará 1.275 - 8.195 3.209,60 1.274,90 2.348,30 6.765,90 8.195,06
Rio Grande do Sul 1.338 - 8.068 3.431,90 1.338,20 2.700,00 6.661,27 8.068,33
Mato Grosso 1.166 - 6.427 2.589,78 1.166,02 1.869,49 5.306,57 6.427,48
Paraíba 1.179 - 6.229 2.673,89 1.178,83 2.003,20 5.142,54 6.228,80
Mato Grosso do Sul 1.220 - 13.972 4.629,33 1.220,33 2.566,82 11.535,52 13.972,17
Pará 1.109 - 3.820 1.856,56 1.108,88 1.620,65 3.153,95 3.820,16
Goiás 1.198 - 5.900 2.822,53 1.198,28 2.379,08 4.871,48 5.900,49
Distrito Federal 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Rio Grande do Norte 1.735 - 8.360 3.427,81 1.735,46 2.398,49 6.901,85 8.359,73
Maranhão 1.108 - 4.363 2.180,90 1.108,12 1.725,00 3.602,10 4.362,97
Acre 2.779 - 3.607 2.826,75 2.779,00 2.779,00 2.977,94 3.606,97
Espírito Santo 1.348 - 5.589 2.768,72 1.348,01 2.236,00 4.613,99 5.588,61
Rondônia 1.404 - 3.980 2.420,33 1.403,90 2.500,00 3.286,11 3.980,24
Amazonas 1.410 - 7.593 2.801,01 1.409,75 1.800,00 6.268,68 7.592,81
Alagoas 1.080 - 6.368 2.286,94 1.079,78 1.210,00 5.257,16 6.367,63
Piauí 1.100 - 4.803 2.693,21 1.100,00 3.186,00 3.965,08 4.802,62
Sergipe 1.100 - 4.084 1.920,30 1.100,00 1.861,86 3.371,66 4.083,85
Tocantins 1.097 - 5.211 1.925,00 1.097,10 1.320,38 4.302,13 5.210,87
Roraima 1.751 - 5.021 3.023,74 1.751,22 2.866,48 4.145,42 5.021,06


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • analisar o desempenho das classes;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • atualizar-se continuamente;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • analisar resultados das avaliações;
    • participar das avaliações externas;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • promover estudos de caso;
    • mapear conteúdo;
    • dominar a língua portuguesa;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • acompanhar processo de revisão;
    • pesquisar práticas educativas;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • respeitar a autoria do educador;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • selecionar referencial teórico;
    • traçar objetivos educacionais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • emitir pareceres;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • planejar ações de operacionalização;
    • observar o desempenho das classes;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • roteirizar material;
    • estimular a cooperação;
    • mapear competências;
    • promover trocas de experiências;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • formar equipes de trabalho;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • administrar recursos de trabalho;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • administrar conflitos;
    • estimular o senso de justiça;
    • acompanhar equipe de produção;
    • dimensionar os problemas;
    • realizar controle de qualidade;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • traçar metas educacionais;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • elaborar objetivos;
    • respeitar a alteridade;
    • dimensionar carga horária;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • elaborar atividades;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • divulgar deliberações;
    • estimular a criatividade;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • auto avaliar-se;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • validar produto final;
    • respeitar as diversidades;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estimular valores estéticos;
    • demonstrar proatividade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar grupos de estudos;
    • construir sistema de avaliação;
    • compreender o contexto;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • elaborar relatórios;
    • orientar equipe de produção;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • avaliar os planos diretores;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • identificar público alvo;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • coordenar reuniões;
    • expressar-se com clareza;
    • socializar informações;
    • organizar encontro de educandos;
    • demonstrar versatilidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • elaborar textos de orientação;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • definir abordagem de comunicação;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estimular a solidariedade;
    • selecionar bibliografia;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar tempo;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • equalizar informações;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • traçar cronograma de execução;
    • definir estratégias de ensino;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • validar material revisado;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • garantir a integridade instrucional;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • interagir com os pais;
    • definir mídias;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • criar espaços de participação/interação;
    • definir processos de avaliação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • descrever atividades;
    • formar-se continuamente;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • assessorar o trabalho docente;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • entrevistar;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • definir escopo;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • administrar a demanda por vagas;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • estudar continuamente;


    Setores que mais contratam Supervisor pedagógico no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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