Salário para o cargo de Supervisor pedagógico
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor pedagógico

Um Supervisor pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.996,77 e R$ 7.998,43, com a média salarial de R$ 3.720,93 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Supervisor pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.720,93 44.651,16 930,23 19,58
1º Quartil 1.996,77 23.961,24 499,19 10,51
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,27
3º Quartil 6.603,56 79.242,72 1.650,89 34,76
Teto Salarial 7.998,43 95.981,16 1.999,61 42,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • administrar recursos de trabalho;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • formar equipes de trabalho;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • participar das avaliações externas;
  • equalizar informações;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • promover trocas de experiências;
  • estimular o senso crítico;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • interagir com os pais;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • respeitar a autoria do educador;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • divulgar deliberações;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
  • administrar conflitos;
  • socializar informações;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o desempenho das classes;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • analisar o desempenho das classes;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • dimensionar os problemas;
  • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
  • expressar-se com clareza;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • elaborar textos de orientação;
  • administrar a demanda por vagas;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • estimular a cooperação;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • estimular a criatividade;
  • elaborar relatórios;
  • respeitar as diversidades;
  • respeitar a alteridade;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • assessorar o trabalho docente;
  • pesquisar práticas educativas;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • selecionar bibliografia;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • formar-se continuamente;
  • coordenar reuniões;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • avaliar os planos diretores;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • construir sistema de avaliação;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • estimular o respeito mútuo;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • estimular o senso de justiça;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • atualizar-se continuamente;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • compreender o contexto;
  • demonstrar versatilidade;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • auto avaliar-se;
  • estudar continuamente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • visitar rotineiramente as escolas;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • estimular valores estéticos;
  • entrevistar;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • selecionar referencial teórico;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • estimular a solidariedade;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar proatividade;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • avaliar a instituição escolar;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • organizar grupos de estudos;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver a autoestima;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • administrar tempo;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • dominar a língua portuguesa;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • criar espaços de participação/interação;


Setores que mais contratam Supervisor pedagógico no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação infantil - creche
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Ensino médio
  • Ensino de idiomas
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Treinamento em informática
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades associativas
  • Comércio varejista de livros




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