Salário para o cargo de Auxiliar de supervisor escolar
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de supervisor escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de supervisor escolar

Um Auxiliar de supervisor escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.256,58 e R$ 7.847,78, com a média salarial de R$ 2.977,85 e o salário mediana em R$ 2.357,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de supervisor escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.977,85 35.734,21 744,46 16,59
1º Quartil 1.256,58 15.078,99 314,15 7,00
Salário Mediana 2.357,74 28.292,88 589,44 13,14
3º Quartil 5.985,05 71.820,64 1.496,26 33,35
Teto Salarial 7.847,78 94.173,38 1.961,95 43,73


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.502 - 9.781 4.008,39 1.502,04 3.200,00 8.075,60 9.781,40
Londrina - PR 2.189 - 3.612 2.508,11 2.189,06 2.420,00 2.981,96 3.611,84
Rio de Janeiro - RJ 1.616 - 8.751 3.845,46 1.616,18 3.260,20 7.225,15 8.751,32
Recife - PE 1.125 - 3.438 1.807,51 1.124,75 1.506,10 2.838,42 3.437,98
Fortaleza - CE 1.336 - 5.713 2.756,26 1.336,33 2.348,40 4.717,08 5.713,47
Belo Horizonte - MG 1.363 - 8.082 3.329,74 1.363,06 2.800,00 6.672,26 8.081,64
Brasília - DF 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Cuiabá - MT 1.186 - 6.717 2.603,80 1.185,67 1.613,76 5.545,23 6.716,55
Curitiba - PR 1.509 - 6.613 3.111,76 1.508,52 2.369,00 5.459,69 6.612,94
Salvador - BA 1.315 - 6.711 2.652,16 1.315,03 1.900,00 5.540,51 6.710,83
Campo Grande - MS 2.171 - 19.688 6.550,88 2.171,01 4.518,80 16.254,76 19.688,25
Florianópolis - SC 1.576 - 10.806 4.232,34 1.575,51 3.200,00 8.921,40 10.805,86
Natal - RN 1.842 - 9.716 3.652,50 1.842,45 2.218,51 8.021,48 9.715,85
Goiânia - GO 1.301 - 6.153 2.933,76 1.301,25 2.379,08 5.080,16 6.153,24
João Pessoa - PB 1.319 - 6.577 2.838,02 1.318,75 2.378,10 5.429,84 6.576,79
Campina Grande - PB 1.200 - 6.725 2.715,38 1.199,89 2.098,11 5.552,43 6.725,27
Maringá - PR 1.240 - 4.081 1.930,23 1.239,90 1.355,32 3.369,48 4.081,21
Joinville - SC 1.337 - 4.807 2.424,60 1.337,30 2.309,00 3.969,03 4.807,41
Porto Alegre - RS 1.227 - 7.336 2.978,77 1.227,40 2.142,00 6.056,42 7.335,71
Bujari - AC 2.779 - 3.370 2.779,83 2.779,00 2.779,00 2.782,33 3.370,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 8.331 3.328,55 1.284,17 2.328,40 6.878,13 8.331,00
Minas Gerais 1.258 - 7.834 3.120,30 1.258,28 2.500,00 6.467,52 7.833,66
Paraná 1.384 - 4.493 2.462,06 1.384,07 2.420,00 3.709,06 4.492,53
Rio de Janeiro 1.344 - 7.939 3.342,48 1.343,79 3.003,20 6.554,48 7.938,99
Santa Catarina 1.409 - 7.023 3.050,61 1.409,49 2.422,00 5.798,14 7.022,89
Pernambuco 1.129 - 3.472 1.830,59 1.128,78 1.751,22 2.866,63 3.472,14
Bahia 1.277 - 5.530 2.468,30 1.276,81 2.080,00 4.565,64 5.530,05
Ceará 1.275 - 8.195 3.209,60 1.274,90 2.348,30 6.765,90 8.195,06
Rio Grande do Sul 1.338 - 8.068 3.431,90 1.338,20 2.700,00 6.661,27 8.068,33
Mato Grosso 1.166 - 6.427 2.589,78 1.166,02 1.869,49 5.306,57 6.427,48
Paraíba 1.179 - 6.229 2.673,89 1.178,83 2.003,20 5.142,54 6.228,80
Mato Grosso do Sul 1.220 - 13.972 4.629,33 1.220,33 2.566,82 11.535,52 13.972,17
Pará 1.109 - 3.820 1.856,56 1.108,88 1.620,65 3.153,95 3.820,16
Goiás 1.198 - 5.900 2.822,53 1.198,28 2.379,08 4.871,48 5.900,49
Distrito Federal 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Rio Grande do Norte 1.735 - 8.360 3.427,81 1.735,46 2.398,49 6.901,85 8.359,73
Maranhão 1.108 - 4.363 2.180,90 1.108,12 1.725,00 3.602,10 4.362,97
Acre 2.779 - 3.607 2.826,75 2.779,00 2.779,00 2.977,94 3.606,97
Espírito Santo 1.348 - 5.589 2.768,72 1.348,01 2.236,00 4.613,99 5.588,61
Rondônia 1.404 - 3.980 2.420,33 1.403,90 2.500,00 3.286,11 3.980,24
Amazonas 1.410 - 7.593 2.801,01 1.409,75 1.800,00 6.268,68 7.592,81
Alagoas 1.080 - 6.368 2.286,94 1.079,78 1.210,00 5.257,16 6.367,63
Piauí 1.100 - 4.803 2.693,21 1.100,00 3.186,00 3.965,08 4.802,62
Sergipe 1.100 - 4.084 1.920,30 1.100,00 1.861,86 3.371,66 4.083,85
Tocantins 1.097 - 5.211 1.925,00 1.097,10 1.320,38 4.302,13 5.210,87
Roraima 1.751 - 5.021 3.023,74 1.751,22 2.866,48 4.145,42 5.021,06


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular valores estéticos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular o respeito mútuo;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • dimensionar os problemas;
    • roteirizar material;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • entrevistar;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • demonstrar proatividade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • selecionar referencial teórico;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • dimensionar carga horária;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular a cooperação;
    • elaborar atividades;
    • estimular a solidariedade;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • identificar público alvo;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • acompanhar equipe de produção;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • equalizar informações;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • orientar equipe de produção;
    • definir estratégias de ensino;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • validar material revisado;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • definir abordagem de comunicação;
    • definir processos de avaliação;
    • organizar grupos de estudos;
    • traçar metas educacionais;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • trabalhar em equipe;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • coordenar reuniões;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estudar continuamente;
    • observar o desempenho das classes;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • participar das avaliações externas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • validar produto final;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • elaborar textos de orientação;
    • respeitar a alteridade;
    • formar-se continuamente;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular a criatividade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • socializar informações;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • estimular o senso crítico;
    • realizar controle de qualidade;
    • auto avaliar-se;
    • construir sistema de avaliação;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar a demanda por vagas;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • interagir com os pais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • traçar cronograma de execução;
    • analisar resultados das avaliações;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • administrar tempo;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • divulgar deliberações;
    • acompanhar processo de revisão;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • promover estudos de caso;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • administrar conflitos;
    • organizar encontro de educandos;
    • elaborar relatórios;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar objetivos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir mídias;
    • mapear competências;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • emitir pareceres;
    • definir escopo;
    • selecionar bibliografia;
    • atualizar-se continuamente;
    • garantir a integridade instrucional;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • compreender o contexto;
    • descrever atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • mapear conteúdo;
    • estimular o senso de justiça;
    • promover trocas de experiências;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;


    Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: