Salário para o cargo de Auxiliar de supervisor escolar
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de supervisor escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de supervisor escolar

Um Auxiliar de supervisor escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.996,77 e R$ 7.998,43, com a média salarial de R$ 3.720,93 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de supervisor escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.720,93 44.651,16 930,23 19,58
1º Quartil 1.996,77 23.961,24 499,19 10,51
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,27
3º Quartil 6.603,56 79.242,72 1.650,89 34,76
Teto Salarial 7.998,43 95.981,16 1.999,61 42,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • divulgar experiências pedagógicas;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • visitar rotineiramente as escolas;
  • respeitar a alteridade;
  • coordenar reuniões;
  • administrar a demanda por vagas;
  • compreender o contexto;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • estimular o senso de justiça;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • demonstrar criatividade;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • construir sistema de avaliação;
  • desenvolver a autoestima;
  • demonstrar proatividade;
  • estudar continuamente;
  • administrar conflitos;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • organizar grupos de estudos;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • dominar a língua portuguesa;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • avaliar a instituição escolar;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • socializar informações;
  • selecionar bibliografia;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • expressar-se com clareza;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • formar-se continuamente;
  • estimular valores estéticos;
  • promover trocas de experiências;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • selecionar referencial teórico;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • criar espaços de participação/interação;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • demonstrar versatilidade;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • observar o desempenho das classes;
  • elaborar textos de orientação;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • formar equipes de trabalho;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • auto avaliar-se;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • estimular a solidariedade;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • dimensionar os problemas;
  • divulgar deliberações;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • equalizar informações;
  • participar das avaliações externas;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • estimular o senso crítico;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • respeitar as diversidades;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • estimular a criatividade;
  • analisar o desempenho das classes;
  • avaliar os planos diretores;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • entrevistar;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • assessorar o trabalho docente;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar relatórios;
  • pesquisar práticas educativas;
  • emitir pareceres;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • administrar tempo;
  • atualizar-se continuamente;
  • estimular o respeito mútuo;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • estimular a cooperação;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • respeitar a autoria do educador;
  • interagir com os pais;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • administrar recursos de trabalho;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;


Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação infantil - creche
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Ensino médio
  • Ensino de idiomas
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Treinamento em informática
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades associativas
  • Comércio varejista de livros




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