Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica

Um Auxiliar de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • estimular a cooperação;
    • garantir a integridade instrucional;
    • emitir pareceres;
    • socializar informações;
    • observar o desempenho das classes;
    • demonstrar criatividade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar processo de revisão;
    • administrar conflitos;
    • promover estudos de caso;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • atualizar-se continuamente;
    • compreender o contexto;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estimular a criatividade;
    • avaliar os planos diretores;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estimular valores estéticos;
    • identificar público alvo;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • elaborar atividades;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • definir mídias;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • divulgar deliberações;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • realizar controle de qualidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • interagir com os pais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • validar material revisado;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • selecionar bibliografia;
    • expressar-se com clareza;
    • entrevistar;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • equalizar informações;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • definir estratégias de ensino;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar a instituição escolar;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • traçar cronograma de execução;
    • auto avaliar-se;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • traçar metas educacionais;
    • construir sistema de avaliação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • orientar equipe de produção;
    • administrar tempo;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • analisar o desempenho das classes;
    • definir abordagem de comunicação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • formar-se continuamente;
    • descrever atividades;
    • formar equipes de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir escopo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • definir processos de avaliação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular o respeito mútuo;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • planejar ações de operacionalização;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • roteirizar material;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • respeitar as diversidades;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • demonstrar versatilidade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • promover trocas de experiências;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • analisar resultados das avaliações;
    • organizar grupos de estudos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • selecionar referencial teórico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • coordenar reuniões;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • mapear conteúdo;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar das avaliações externas;
    • validar produto final;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • mapear competências;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • estimular o senso crítico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • administrar recursos de trabalho;
    • estudar continuamente;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a solidariedade;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • elaborar textos de orientação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • desenvolver a autoestima;
    • acompanhar equipe de produção;
    • dominar a língua portuguesa;
    • respeitar a alteridade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • organizar encontro de educandos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • elaborar objetivos;
    • traçar objetivos educacionais;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • dimensionar carga horária;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar proatividade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • dimensionar os problemas;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor