Quanto ganha um Supervisor educacional
Um Supervisor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.256,58 e R$ 7.847,78, com a média salarial de R$ 2.977,85 e o salário mediana em R$ 2.357,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.977,85 | 35.734,21 | 744,46 | 16,59 |
1º Quartil | 1.256,58 | 15.078,99 | 314,15 | 7,00 |
Salário Mediana | 2.357,74 | 28.292,88 | 589,44 | 13,14 |
3º Quartil | 5.985,05 | 71.820,64 | 1.496,26 | 33,35 |
Teto Salarial | 7.847,78 | 94.173,38 | 1.961,95 | 43,73 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Orientador profissional
- Orientador educacional
- Coordenador de ensino
- Designer educacional
- Pedagogo
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Técnico de orientação profissional
- Coordenador escolar
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Designer instrucional
- Orientador vocacional e profissional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.502 - 9.781 | 4.008,39 | 1.502,04 | 3.200,00 | 8.075,60 | 9.781,40 |
Londrina - PR | 2.189 - 3.612 | 2.508,11 | 2.189,06 | 2.420,00 | 2.981,96 | 3.611,84 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.616 - 8.751 | 3.845,46 | 1.616,18 | 3.260,20 | 7.225,15 | 8.751,32 |
Recife - PE | 1.125 - 3.438 | 1.807,51 | 1.124,75 | 1.506,10 | 2.838,42 | 3.437,98 |
Fortaleza - CE | 1.336 - 5.713 | 2.756,26 | 1.336,33 | 2.348,40 | 4.717,08 | 5.713,47 |
Belo Horizonte - MG | 1.363 - 8.082 | 3.329,74 | 1.363,06 | 2.800,00 | 6.672,26 | 8.081,64 |
Brasília - DF | 1.386 - 9.792 | 3.784,61 | 1.386,29 | 2.600,00 | 8.083,97 | 9.791,55 |
Cuiabá - MT | 1.186 - 6.717 | 2.603,80 | 1.185,67 | 1.613,76 | 5.545,23 | 6.716,55 |
Curitiba - PR | 1.509 - 6.613 | 3.111,76 | 1.508,52 | 2.369,00 | 5.459,69 | 6.612,94 |
Salvador - BA | 1.315 - 6.711 | 2.652,16 | 1.315,03 | 1.900,00 | 5.540,51 | 6.710,83 |
Campo Grande - MS | 2.171 - 19.688 | 6.550,88 | 2.171,01 | 4.518,80 | 16.254,76 | 19.688,25 |
Florianópolis - SC | 1.576 - 10.806 | 4.232,34 | 1.575,51 | 3.200,00 | 8.921,40 | 10.805,86 |
Natal - RN | 1.842 - 9.716 | 3.652,50 | 1.842,45 | 2.218,51 | 8.021,48 | 9.715,85 |
Goiânia - GO | 1.301 - 6.153 | 2.933,76 | 1.301,25 | 2.379,08 | 5.080,16 | 6.153,24 |
João Pessoa - PB | 1.319 - 6.577 | 2.838,02 | 1.318,75 | 2.378,10 | 5.429,84 | 6.576,79 |
Campina Grande - PB | 1.200 - 6.725 | 2.715,38 | 1.199,89 | 2.098,11 | 5.552,43 | 6.725,27 |
Maringá - PR | 1.240 - 4.081 | 1.930,23 | 1.239,90 | 1.355,32 | 3.369,48 | 4.081,21 |
Joinville - SC | 1.337 - 4.807 | 2.424,60 | 1.337,30 | 2.309,00 | 3.969,03 | 4.807,41 |
Porto Alegre - RS | 1.227 - 7.336 | 2.978,77 | 1.227,40 | 2.142,00 | 6.056,42 | 7.335,71 |
Bujari - AC | 2.779 - 3.370 | 2.779,83 | 2.779,00 | 2.779,00 | 2.782,33 | 3.370,05 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.284 - 8.331 | 3.328,55 | 1.284,17 | 2.328,40 | 6.878,13 | 8.331,00 |
Minas Gerais | 1.258 - 7.834 | 3.120,30 | 1.258,28 | 2.500,00 | 6.467,52 | 7.833,66 |
Paraná | 1.384 - 4.493 | 2.462,06 | 1.384,07 | 2.420,00 | 3.709,06 | 4.492,53 |
Rio de Janeiro | 1.344 - 7.939 | 3.342,48 | 1.343,79 | 3.003,20 | 6.554,48 | 7.938,99 |
Santa Catarina | 1.409 - 7.023 | 3.050,61 | 1.409,49 | 2.422,00 | 5.798,14 | 7.022,89 |
Pernambuco | 1.129 - 3.472 | 1.830,59 | 1.128,78 | 1.751,22 | 2.866,63 | 3.472,14 |
Bahia | 1.277 - 5.530 | 2.468,30 | 1.276,81 | 2.080,00 | 4.565,64 | 5.530,05 |
Ceará | 1.275 - 8.195 | 3.209,60 | 1.274,90 | 2.348,30 | 6.765,90 | 8.195,06 |
Rio Grande do Sul | 1.338 - 8.068 | 3.431,90 | 1.338,20 | 2.700,00 | 6.661,27 | 8.068,33 |
Mato Grosso | 1.166 - 6.427 | 2.589,78 | 1.166,02 | 1.869,49 | 5.306,57 | 6.427,48 |
Paraíba | 1.179 - 6.229 | 2.673,89 | 1.178,83 | 2.003,20 | 5.142,54 | 6.228,80 |
Mato Grosso do Sul | 1.220 - 13.972 | 4.629,33 | 1.220,33 | 2.566,82 | 11.535,52 | 13.972,17 |
Pará | 1.109 - 3.820 | 1.856,56 | 1.108,88 | 1.620,65 | 3.153,95 | 3.820,16 |
Goiás | 1.198 - 5.900 | 2.822,53 | 1.198,28 | 2.379,08 | 4.871,48 | 5.900,49 |
Distrito Federal | 1.386 - 9.792 | 3.784,61 | 1.386,29 | 2.600,00 | 8.083,97 | 9.791,55 |
Rio Grande do Norte | 1.735 - 8.360 | 3.427,81 | 1.735,46 | 2.398,49 | 6.901,85 | 8.359,73 |
Maranhão | 1.108 - 4.363 | 2.180,90 | 1.108,12 | 1.725,00 | 3.602,10 | 4.362,97 |
Acre | 2.779 - 3.607 | 2.826,75 | 2.779,00 | 2.779,00 | 2.977,94 | 3.606,97 |
Espírito Santo | 1.348 - 5.589 | 2.768,72 | 1.348,01 | 2.236,00 | 4.613,99 | 5.588,61 |
Rondônia | 1.404 - 3.980 | 2.420,33 | 1.403,90 | 2.500,00 | 3.286,11 | 3.980,24 |
Amazonas | 1.410 - 7.593 | 2.801,01 | 1.409,75 | 1.800,00 | 6.268,68 | 7.592,81 |
Alagoas | 1.080 - 6.368 | 2.286,94 | 1.079,78 | 1.210,00 | 5.257,16 | 6.367,63 |
Piauí | 1.100 - 4.803 | 2.693,21 | 1.100,00 | 3.186,00 | 3.965,08 | 4.802,62 |
Sergipe | 1.100 - 4.084 | 1.920,30 | 1.100,00 | 1.861,86 | 3.371,66 | 4.083,85 |
Tocantins | 1.097 - 5.211 | 1.925,00 | 1.097,10 | 1.320,38 | 4.302,13 | 5.210,87 |
Roraima | 1.751 - 5.021 | 3.023,74 | 1.751,22 | 2.866,48 | 4.145,42 | 5.021,06 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Supervisor educacional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- contextualizar historicamente a escola;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- avaliar a instituição escolar;
- demonstrar flexibilidade;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- trabalhar em equipe;
- planejar ações de operacionalização;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- coordenar reuniões;
- compreender o contexto;
- criar mecanismos de usabilidade;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- mapear conteúdo;
- validar material revisado;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- visitar rotineiramente as escolas;
- elaborar atividades;
- construir sistema de avaliação;
- orientar equipe de produção;
- definir mídias;
- orientar atividades interdisciplinares;
- desenvolver a autoestima;
- selecionar referencial teórico;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- definir escopo;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- estimular a criatividade;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- roteirizar material;
- criar mecanismos de participação/interação;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- estimular a solidariedade;
- divulgar deliberações;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- administrar tempo;
- participar das avaliações externas;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- auto avaliar-se;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- participar da criação do projeto gráfico;
- observar o desempenho das classes;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- identificar público alvo;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- elaborar objetivos;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- equalizar informações;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- mapear competências;
- entrevistar;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- garantir a integridade instrucional;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- dimensionar carga horária;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- fornecer subsídios teóricos;
- estimular a cooperação;
- traçar cronograma de execução;
- elaborar textos de orientação;
- assessorar as escolas/instituições;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- interagir com os pais;
- avaliar os planos diretores;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- formar equipes de trabalho;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- emitir pareceres;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- verificar o cumprimento das metas;
- divulgar experiências pedagógicas;
- administrar conflitos;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- reunir-se com conselhos de classe;
- promover estudos de caso;
- administrar recursos de trabalho;
- promover trocas de experiências;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- realizar controle de qualidade;
- selecionar bibliografia;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- traçar objetivos educacionais;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- criar espaços de participação/interação;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- identificar contexto de aprendizagem;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- pesquisar práticas educativas;
- estudar continuamente;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- respeitar a alteridade;
- definir abordagem de comunicação;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- validar produto final;
- observar conselhos de classe e de escola;
- administrar a demanda por vagas;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- propor estratégias de participação/interação;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar versatilidade;
- descrever atividades;
- estimular valores estéticos;
- dominar a língua portuguesa;
- atualizar-se continuamente;
- analisar o desempenho das classes;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- analisar resultados das avaliações;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- respeitar a autonomia do educador;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- respeitar as diversidades;
- assessorar o trabalho docente;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- respeitar a autoria do educador;
- acompanhar a produção dos alunos;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- organizar grupos de estudos;
- produzir material de apoio pedagógico;
- divulgar resultados de avaliação;
- organizar encontro de educandos;
- definir processos de avaliação;
- demonstrar capacidade de observação;
- adequar linguagem textual e imagética;
- acompanhar equipe de produção;
- construir instrumentos de avaliação;
- acompanhar processo de revisão;
- elaborar relatórios;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- dimensionar os problemas;
- estimular o respeito mútuo;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- estimular o senso de justiça;
- formar-se continuamente;
- expressar-se com clareza;
- estimular o senso crítico;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- definir estratégias de ensino;
- demonstrar proatividade;
- traçar metas educacionais;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- criar clima favorável de trabalho;
- socializar informações;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- publicar experiências pedagógicas;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
Setores que mais contratam Supervisor educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Administração pública em geral
- Educação infantil - creche
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br