Salário para o cargo de Supervisor educacional
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor educacional

Um Supervisor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.256,58 e R$ 7.847,78, com a média salarial de R$ 2.977,85 e o salário mediana em R$ 2.357,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.977,85 35.734,21 744,46 16,59
1º Quartil 1.256,58 15.078,99 314,15 7,00
Salário Mediana 2.357,74 28.292,88 589,44 13,14
3º Quartil 5.985,05 71.820,64 1.496,26 33,35
Teto Salarial 7.847,78 94.173,38 1.961,95 43,73


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.502 - 9.781 4.008,39 1.502,04 3.200,00 8.075,60 9.781,40
Londrina - PR 2.189 - 3.612 2.508,11 2.189,06 2.420,00 2.981,96 3.611,84
Rio de Janeiro - RJ 1.616 - 8.751 3.845,46 1.616,18 3.260,20 7.225,15 8.751,32
Recife - PE 1.125 - 3.438 1.807,51 1.124,75 1.506,10 2.838,42 3.437,98
Fortaleza - CE 1.336 - 5.713 2.756,26 1.336,33 2.348,40 4.717,08 5.713,47
Belo Horizonte - MG 1.363 - 8.082 3.329,74 1.363,06 2.800,00 6.672,26 8.081,64
Brasília - DF 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Cuiabá - MT 1.186 - 6.717 2.603,80 1.185,67 1.613,76 5.545,23 6.716,55
Curitiba - PR 1.509 - 6.613 3.111,76 1.508,52 2.369,00 5.459,69 6.612,94
Salvador - BA 1.315 - 6.711 2.652,16 1.315,03 1.900,00 5.540,51 6.710,83
Campo Grande - MS 2.171 - 19.688 6.550,88 2.171,01 4.518,80 16.254,76 19.688,25
Florianópolis - SC 1.576 - 10.806 4.232,34 1.575,51 3.200,00 8.921,40 10.805,86
Natal - RN 1.842 - 9.716 3.652,50 1.842,45 2.218,51 8.021,48 9.715,85
Goiânia - GO 1.301 - 6.153 2.933,76 1.301,25 2.379,08 5.080,16 6.153,24
João Pessoa - PB 1.319 - 6.577 2.838,02 1.318,75 2.378,10 5.429,84 6.576,79
Campina Grande - PB 1.200 - 6.725 2.715,38 1.199,89 2.098,11 5.552,43 6.725,27
Maringá - PR 1.240 - 4.081 1.930,23 1.239,90 1.355,32 3.369,48 4.081,21
Joinville - SC 1.337 - 4.807 2.424,60 1.337,30 2.309,00 3.969,03 4.807,41
Porto Alegre - RS 1.227 - 7.336 2.978,77 1.227,40 2.142,00 6.056,42 7.335,71
Bujari - AC 2.779 - 3.370 2.779,83 2.779,00 2.779,00 2.782,33 3.370,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 8.331 3.328,55 1.284,17 2.328,40 6.878,13 8.331,00
Minas Gerais 1.258 - 7.834 3.120,30 1.258,28 2.500,00 6.467,52 7.833,66
Paraná 1.384 - 4.493 2.462,06 1.384,07 2.420,00 3.709,06 4.492,53
Rio de Janeiro 1.344 - 7.939 3.342,48 1.343,79 3.003,20 6.554,48 7.938,99
Santa Catarina 1.409 - 7.023 3.050,61 1.409,49 2.422,00 5.798,14 7.022,89
Pernambuco 1.129 - 3.472 1.830,59 1.128,78 1.751,22 2.866,63 3.472,14
Bahia 1.277 - 5.530 2.468,30 1.276,81 2.080,00 4.565,64 5.530,05
Ceará 1.275 - 8.195 3.209,60 1.274,90 2.348,30 6.765,90 8.195,06
Rio Grande do Sul 1.338 - 8.068 3.431,90 1.338,20 2.700,00 6.661,27 8.068,33
Mato Grosso 1.166 - 6.427 2.589,78 1.166,02 1.869,49 5.306,57 6.427,48
Paraíba 1.179 - 6.229 2.673,89 1.178,83 2.003,20 5.142,54 6.228,80
Mato Grosso do Sul 1.220 - 13.972 4.629,33 1.220,33 2.566,82 11.535,52 13.972,17
Pará 1.109 - 3.820 1.856,56 1.108,88 1.620,65 3.153,95 3.820,16
Goiás 1.198 - 5.900 2.822,53 1.198,28 2.379,08 4.871,48 5.900,49
Distrito Federal 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Rio Grande do Norte 1.735 - 8.360 3.427,81 1.735,46 2.398,49 6.901,85 8.359,73
Maranhão 1.108 - 4.363 2.180,90 1.108,12 1.725,00 3.602,10 4.362,97
Acre 2.779 - 3.607 2.826,75 2.779,00 2.779,00 2.977,94 3.606,97
Espírito Santo 1.348 - 5.589 2.768,72 1.348,01 2.236,00 4.613,99 5.588,61
Rondônia 1.404 - 3.980 2.420,33 1.403,90 2.500,00 3.286,11 3.980,24
Amazonas 1.410 - 7.593 2.801,01 1.409,75 1.800,00 6.268,68 7.592,81
Alagoas 1.080 - 6.368 2.286,94 1.079,78 1.210,00 5.257,16 6.367,63
Piauí 1.100 - 4.803 2.693,21 1.100,00 3.186,00 3.965,08 4.802,62
Sergipe 1.100 - 4.084 1.920,30 1.100,00 1.861,86 3.371,66 4.083,85
Tocantins 1.097 - 5.211 1.925,00 1.097,10 1.320,38 4.302,13 5.210,87
Roraima 1.751 - 5.021 3.023,74 1.751,22 2.866,48 4.145,42 5.021,06


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • contextualizar historicamente a escola;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • avaliar a instituição escolar;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ações de operacionalização;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • coordenar reuniões;
    • compreender o contexto;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • mapear conteúdo;
    • validar material revisado;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • elaborar atividades;
    • construir sistema de avaliação;
    • orientar equipe de produção;
    • definir mídias;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • desenvolver a autoestima;
    • selecionar referencial teórico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • definir escopo;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estimular a criatividade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • roteirizar material;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estimular a solidariedade;
    • divulgar deliberações;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • administrar tempo;
    • participar das avaliações externas;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • auto avaliar-se;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • observar o desempenho das classes;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • identificar público alvo;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar objetivos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • equalizar informações;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • mapear competências;
    • entrevistar;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • dimensionar carga horária;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a cooperação;
    • traçar cronograma de execução;
    • elaborar textos de orientação;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • interagir com os pais;
    • avaliar os planos diretores;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • emitir pareceres;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • administrar conflitos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • promover estudos de caso;
    • administrar recursos de trabalho;
    • promover trocas de experiências;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • realizar controle de qualidade;
    • selecionar bibliografia;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • traçar objetivos educacionais;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • criar espaços de participação/interação;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estudar continuamente;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • respeitar a alteridade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • validar produto final;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • administrar a demanda por vagas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar versatilidade;
    • descrever atividades;
    • estimular valores estéticos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atualizar-se continuamente;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • analisar resultados das avaliações;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • respeitar as diversidades;
    • assessorar o trabalho docente;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • organizar grupos de estudos;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • organizar encontro de educandos;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • acompanhar equipe de produção;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • elaborar relatórios;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • dimensionar os problemas;
    • estimular o respeito mútuo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular o senso de justiça;
    • formar-se continuamente;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular o senso crítico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • definir estratégias de ensino;
    • demonstrar proatividade;
    • traçar metas educacionais;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • socializar informações;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;


    Setores que mais contratam Supervisor educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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