Salário para o cargo de Supervisor educacional
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor educacional

Um Supervisor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.996,77 e R$ 7.998,43, com a média salarial de R$ 3.720,93 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Supervisor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.720,93 44.651,16 930,23 19,58
1º Quartil 1.996,77 23.961,24 499,19 10,51
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,27
3º Quartil 6.603,56 79.242,72 1.650,89 34,76
Teto Salarial 7.998,43 95.981,16 1.999,61 42,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

Atividades

  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • auto avaliar-se;
  • elaborar relatórios;
  • entrevistar;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • expressar-se com clareza;
  • construir sistema de avaliação;
  • desenvolver a autoestima;
  • observar o desempenho das classes;
  • selecionar bibliografia;
  • visitar rotineiramente as escolas;
  • interagir com os pais;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • divulgar deliberações;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • estimular a cooperação;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • analisar o desempenho das classes;
  • selecionar referencial teórico;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • estimular a criatividade;
  • atualizar-se continuamente;
  • compreender o contexto;
  • demonstrar proatividade;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • trabalhar em equipe;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • estimular o respeito mútuo;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • administrar recursos de trabalho;
  • demonstrar versatilidade;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • estimular valores estéticos;
  • formar equipes de trabalho;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • estimular o senso crítico;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • respeitar a autoria do educador;
  • participar das avaliações externas;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • administrar a demanda por vagas;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
  • administrar tempo;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • dimensionar os problemas;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • respeitar a alteridade;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • assessorar o trabalho docente;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • coordenar reuniões;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • equalizar informações;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • estimular o senso de justiça;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • respeitar as diversidades;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • pesquisar práticas educativas;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • demonstrar criatividade;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • avaliar os planos diretores;
  • criar espaços de participação/interação;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • avaliar a instituição escolar;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • formar-se continuamente;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • estimular a solidariedade;
  • organizar grupos de estudos;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • administrar conflitos;
  • socializar informações;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • emitir pareceres;
  • dominar a língua portuguesa;
  • promover trocas de experiências;
  • elaborar textos de orientação;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • estudar continuamente;


Setores que mais contratam Supervisor educacional no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação infantil - creche
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Ensino médio
  • Ensino de idiomas
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Treinamento em informática
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades associativas
  • Comércio varejista de livros




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