Salário para o cargo de Coordenador de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de orientação pedagógica

Um Coordenador de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • demonstrar proatividade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • expressar-se com clareza;
    • promover trocas de experiências;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • observar o desempenho das classes;
    • administrar tempo;
    • demonstrar versatilidade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • selecionar bibliografia;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular o respeito mútuo;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • coordenar reuniões;
    • auto avaliar-se;
    • trabalhar em equipe;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • elaborar textos de orientação;
    • estimular o senso crítico;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • descrever atividades;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • interagir com os pais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar atividades;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • pesquisar práticas educativas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • dominar a língua portuguesa;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • elaborar objetivos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • construir sistema de avaliação;
    • organizar encontro de educandos;
    • organizar grupos de estudos;
    • respeitar a autoria do educador;
    • administrar conflitos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • desenvolver a autoestima;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estimular o senso de justiça;
    • estimular a criatividade;
    • formar-se continuamente;
    • estimular valores estéticos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • definir escopo;
    • formar equipes de trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • equalizar informações;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a cooperação;
    • entrevistar;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • socializar informações;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • selecionar referencial teórico;
    • traçar metas educacionais;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar recursos de trabalho;
    • orientar equipe de produção;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • estudar continuamente;
    • acompanhar processo de revisão;
    • traçar cronograma de execução;
    • dimensionar os problemas;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • analisar resultados das avaliações;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • acompanhar equipe de produção;
    • realizar controle de qualidade;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • definir mídias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • respeitar a alteridade;
    • divulgar deliberações;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • dimensionar carga horária;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • emitir pareceres;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • mapear conteúdo;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • atualizar-se continuamente;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • definir estratégias de ensino;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • definir abordagem de comunicação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • mapear competências;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • avaliar a instituição escolar;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • participar das avaliações externas;
    • respeitar as diversidades;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular a solidariedade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • compreender o contexto;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • roteirizar material;
    • garantir a integridade instrucional;
    • validar material revisado;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • validar produto final;
    • avaliar os planos diretores;
    • identificar público alvo;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • definir processos de avaliação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;


    Setores que mais contratam Coordenador de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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