Salário para o cargo de Pedagogo
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Pedagogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Pedagogo

Um Pedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Pedagogo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • equalizar informações;
    • estimular o respeito mútuo;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • respeitar as diversidades;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir escopo;
    • compreender o contexto;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar objetivos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • expressar-se com clareza;
    • dominar a língua portuguesa;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • mapear competências;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar das avaliações externas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • acompanhar processo de revisão;
    • atualizar-se continuamente;
    • emitir pareceres;
    • estimular o senso crítico;
    • administrar conflitos;
    • formar equipes de trabalho;
    • selecionar referencial teórico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • divulgar deliberações;
    • validar produto final;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • identificar público alvo;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a solidariedade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • administrar a demanda por vagas;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • mapear conteúdo;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • analisar resultados das avaliações;
    • interagir com os pais;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • traçar metas educacionais;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • dimensionar os problemas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • observar o desempenho das classes;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • definir processos de avaliação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • acompanhar equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover trocas de experiências;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • realizar controle de qualidade;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • organizar grupos de estudos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a criatividade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • assessorar o trabalho docente;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • coordenar reuniões;
    • desenvolver a autoestima;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • pesquisar práticas educativas;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • definir mídias;
    • elaborar atividades;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • respeitar a autoria do educador;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • dimensionar carga horária;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • elaborar textos de orientação;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar a instituição escolar;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • roteirizar material;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • entrevistar;
    • estimular a cooperação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar relatórios;
    • administrar tempo;
    • respeitar a alteridade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • organizar encontro de educandos;
    • estudar continuamente;
    • avaliar os planos diretores;
    • estimular o senso de justiça;
    • formar-se continuamente;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • selecionar bibliografia;
    • administrar recursos de trabalho;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • validar material revisado;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • orientar equipe de produção;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • descrever atividades;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • garantir a integridade instrucional;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • definir estratégias de ensino;
    • auto avaliar-se;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • socializar informações;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • promover estudos de caso;


    Setores que mais contratam Pedagogo no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: