Salário para o cargo de Desenhista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Desenhista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Desenhista instrucional

Um Desenhista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,86 e R$ 8.725,89, com a média salarial de R$ 3.581,46 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.581,46 42.977,49 895,36 17,25
1º Quartil 1.574,86 18.898,30 393,71 7,59
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,45
3º Quartil 6.654,74 79.856,86 1.663,68 32,05
Teto Salarial 8.725,89 104.710,71 2.181,47 42,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.306 - 10.076 4.697,27 2.306,00 4.000,00 8.318,43 10.075,53
Curitiba - PR 1.745 - 4.834 2.743,47 1.745,12 2.451,75 3.990,59 4.833,52
Brasília - DF 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Porto Alegre - RS 1.363 - 8.492 3.380,49 1.362,50 2.500,00 7.010,67 8.491,53
Rio de Janeiro - RJ 2.474 - 5.539 3.568,43 2.474,06 3.574,92 4.573,24 5.539,24
Maringá - PR 1.501 - 3.591 2.180,05 1.501,08 2.208,45 2.964,84 3.591,10
Belo Horizonte - MG 1.728 - 4.016 2.489,16 1.728,08 2.467,00 3.315,87 4.016,29
Campinas - SP 2.431 - 8.292 4.071,75 2.430,60 3.896,25 6.846,00 8.292,08
Recife - PE 1.467 - 5.674 2.393,88 1.466,67 1.800,00 4.684,13 5.673,56
São José dos Campos - SP 4.376 - 7.267 5.388,58 4.376,23 5.500,00 6.000,00 7.267,38
São Bernardo do Campo - SP 2.098 - 4.036 2.582,59 2.097,89 2.531,21 3.332,43 4.036,34
Florianópolis - SC 2.350 - 5.150 3.143,89 2.350,00 2.791,65 4.252,26 5.150,46
Osasco - SP 4.955 - 13.021 9.023,42 4.955,38 10.000,00 10.750,00 13.020,72
Salvador - BA 1.275 - 11.688 3.417,86 1.275,00 3.000,00 9.650,00 11.688,37
Fortaleza - CE 2.800 - 3.634 2.895,06 2.800,10 2.916,30 3.000,00 3.633,69
Santa Cruz do Sul - RS 1.600 - 2.544 1.814,29 1.600,00 1.600,00 2.100,00 2.543,58
Lagarto - SE 1.093 - 1.350 1.101,45 1.093,00 1.096,50 1.114,86 1.350,35
São Caetano do Sul - SP 2.476 - 5.208 3.752,52 2.475,71 4.144,31 4.300,00 5.208,29
São José do Rio Preto - SP 1.117 - 2.517 1.463,87 1.117,20 1.397,00 2.078,00 2.516,94
Sorocaba - SP 1.250 - 2.422 1.712,60 1.250,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.087 - 9.775 4.523,42 2.086,71 4.000,00 8.069,99 9.774,61
Paraná 1.598 - 4.563 2.541,87 1.597,92 2.297,06 3.767,52 4.563,33
Rio Grande do Sul 1.340 - 6.473 2.754,90 1.340,34 2.100,00 5.344,51 6.473,42
Minas Gerais 1.446 - 4.116 2.353,26 1.446,11 2.358,50 3.398,20 4.116,00
Rio de Janeiro 1.864 - 6.764 3.649,11 1.864,42 3.544,83 5.584,35 6.763,93
Distrito Federal 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Santa Catarina 1.493 - 5.272 2.744,76 1.493,43 2.700,00 4.352,63 5.272,04
Pernambuco 1.375 - 5.103 2.313,01 1.375,00 1.800,00 4.213,10 5.103,03
Bahia 1.050 - 6.319 2.271,42 1.050,00 1.279,96 5.216,67 6.318,58
Ceará 2.400 - 3.583 2.783,18 2.400,05 2.916,30 2.958,15 3.583,00
Sergipe 1.093 - 1.799 1.156,28 1.093,00 1.100,00 1.485,25 1.798,98
Rio Grande do Norte 1.045 - 9.770 3.902,22 1.045,00 3.800,00 8.066,10 9.769,90


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Desenhista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • orientar equipe de produção;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • interagir com os pais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estudar continuamente;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • acompanhar equipe de produção;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • selecionar referencial teórico;
    • equalizar informações;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • elaborar atividades;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • dimensionar carga horária;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • validar material revisado;
    • traçar cronograma de execução;
    • avaliar os planos diretores;
    • formar equipes de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • descrever atividades;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • avaliar a instituição escolar;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • atualizar-se continuamente;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • respeitar as diversidades;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estimular valores estéticos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar tempo;
    • validar produto final;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover trocas de experiências;
    • compreender o contexto;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • administrar a demanda por vagas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar das avaliações externas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar versatilidade;
    • estimular a cooperação;
    • assessorar o trabalho docente;
    • selecionar bibliografia;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular a criatividade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • entrevistar;
    • construir sistema de avaliação;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • administrar conflitos;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • administrar recursos de trabalho;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • garantir a integridade instrucional;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • mapear competências;
    • organizar grupos de estudos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • respeitar a alteridade;
    • roteirizar material;
    • observar o desempenho das classes;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • dimensionar os problemas;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • demonstrar criatividade;
    • definir escopo;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • organizar encontro de educandos;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • divulgar deliberações;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • desenvolver a autoestima;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • definir estratégias de ensino;
    • analisar resultados das avaliações;
    • realizar controle de qualidade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • estimular o senso crítico;
    • acompanhar processo de revisão;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • socializar informações;
    • definir mídias;
    • definir abordagem de comunicação;
    • mapear conteúdo;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • auto avaliar-se;
    • emitir pareceres;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar proatividade;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • analisar o desempenho das classes;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • respeitar a autoria do educador;
    • formar-se continuamente;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular o senso de justiça;
    • pesquisar práticas educativas;
    • elaborar objetivos;
    • coordenar reuniões;
    • promover estudos de caso;
    • trabalhar em equipe;
    • definir processos de avaliação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;


    Setores que mais contratam Desenhista instrucional no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Edição de livros
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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