Salário para o cargo de Desenhista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Desenhista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Desenhista instrucional

Um Desenhista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Desenhista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • estudar continuamente;
    • acompanhar processo de revisão;
    • identificar público alvo;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • traçar metas educacionais;
    • traçar objetivos educacionais;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • definir mídias;
    • traçar cronograma de execução;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar encontro de educandos;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • demonstrar versatilidade;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • socializar informações;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • planejar ações de operacionalização;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • validar material revisado;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • elaborar objetivos;
    • entrevistar;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • dominar a língua portuguesa;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • atualizar-se continuamente;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • realizar controle de qualidade;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • desenvolver a autoestima;
    • compreender o contexto;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • mapear competências;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a criatividade;
    • promover trocas de experiências;
    • equalizar informações;
    • assessorar o trabalho docente;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • avaliar os planos diretores;
    • formar-se continuamente;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • definir processos de avaliação;
    • divulgar deliberações;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • dimensionar os problemas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • selecionar referencial teórico;
    • orientar equipe de produção;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • interagir com os pais;
    • validar produto final;
    • estimular o senso crítico;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • descrever atividades;
    • promover estudos de caso;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • roteirizar material;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • elaborar atividades;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • observar o desempenho das classes;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • emitir pareceres;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • elaborar relatórios;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • organizar grupos de estudos;
    • estimular o senso de justiça;
    • analisar resultados das avaliações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • criar espaços de participação/interação;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • administrar recursos de trabalho;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • garantir a integridade instrucional;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • administrar conflitos;
    • estimular a cooperação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • respeitar a autoria do educador;
    • respeitar as diversidades;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular valores estéticos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • dimensionar carga horária;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • construir sistema de avaliação;
    • coordenar reuniões;
    • avaliar a instituição escolar;
    • pesquisar práticas educativas;
    • administrar tempo;
    • formar equipes de trabalho;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • participar das avaliações externas;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • elaborar textos de orientação;
    • definir abordagem de comunicação;
    • administrar a demanda por vagas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • definir escopo;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • mapear conteúdo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • definir estratégias de ensino;
    • auto avaliar-se;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;


    Setores que mais contratam Desenhista instrucional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo