Salário para o cargo de Orientador vocacional e profissional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador vocacional e profissional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador vocacional e profissional

Um Orientador vocacional e profissional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador vocacional e profissional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador vocacional e profissional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • planejar ações de operacionalização;
    • avaliar os planos diretores;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • socializar informações;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • desenvolver a autoestima;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • traçar metas educacionais;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • respeitar a alteridade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • organizar grupos de estudos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • administrar tempo;
    • definir mídias;
    • demonstrar criatividade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • realizar controle de qualidade;
    • auto avaliar-se;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • compreender o contexto;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • administrar recursos de trabalho;
    • construir sistema de avaliação;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • dimensionar carga horária;
    • coordenar reuniões;
    • respeitar a autoria do educador;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • respeitar as diversidades;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • traçar cronograma de execução;
    • definir estratégias de ensino;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estudar continuamente;
    • formar equipes de trabalho;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • administrar a demanda por vagas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar versatilidade;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • promover estudos de caso;
    • atualizar-se continuamente;
    • administrar conflitos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • estimular a criatividade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • selecionar bibliografia;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • trabalhar em equipe;
    • roteirizar material;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • emitir pareceres;
    • orientar equipe de produção;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar o desempenho das classes;
    • analisar resultados das avaliações;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular o senso crítico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a solidariedade;
    • participar das avaliações externas;
    • promover trocas de experiências;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • formar-se continuamente;
    • descrever atividades;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • mapear competências;
    • traçar objetivos educacionais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar a instituição escolar;
    • interagir com os pais;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular valores estéticos;
    • equalizar informações;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • divulgar deliberações;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • garantir a integridade instrucional;
    • organizar encontro de educandos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • definir processos de avaliação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir escopo;
    • mapear conteúdo;
    • demonstrar proatividade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular o senso de justiça;
    • validar produto final;
    • entrevistar;
    • acompanhar equipe de produção;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • estimular a cooperação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • dimensionar os problemas;
    • elaborar textos de orientação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • elaborar atividades;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • selecionar referencial teórico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • definir abordagem de comunicação;
    • elaborar objetivos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • validar material revisado;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Orientador vocacional e profissional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista