Salário para o cargo de Coordenador de serviço de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de serviço de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Um Coordenador de serviço de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • coordenar reuniões;
    • selecionar bibliografia;
    • respeitar as diversidades;
    • promover trocas de experiências;
    • organizar grupos de estudos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • acompanhar equipe de produção;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • acompanhar processo de revisão;
    • definir processos de avaliação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular a solidariedade;
    • administrar a demanda por vagas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • estimular valores estéticos;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • pesquisar práticas educativas;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • avaliar a instituição escolar;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • formar equipes de trabalho;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • participar das avaliações externas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • administrar recursos de trabalho;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • garantir a integridade instrucional;
    • promover estudos de caso;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • elaborar objetivos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • dimensionar os problemas;
    • formar-se continuamente;
    • estimular a criatividade;
    • definir estratégias de ensino;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • equalizar informações;
    • atualizar-se continuamente;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar os planos diretores;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • definir escopo;
    • entrevistar;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • definir mídias;
    • traçar metas educacionais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • desenvolver a autoestima;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • orientar equipe de produção;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • respeitar a autoria do educador;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • elaborar atividades;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • respeitar a alteridade;
    • validar material revisado;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • estimular o senso de justiça;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • definir abordagem de comunicação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • selecionar referencial teórico;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar relatórios;
    • assessorar o trabalho docente;
    • descrever atividades;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • mapear conteúdo;
    • compreender o contexto;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • divulgar deliberações;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • identificar público alvo;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • construir sistema de avaliação;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • realizar controle de qualidade;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • observar o desempenho das classes;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • auto avaliar-se;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • mapear competências;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estimular o senso crítico;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • traçar cronograma de execução;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estudar continuamente;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • validar produto final;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • roteirizar material;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • interagir com os pais;
    • dimensionar carga horária;
    • demonstrar versatilidade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estimular a cooperação;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • emitir pareceres;
    • socializar informações;
    • administrar tempo;


    Setores que mais contratam Coordenador de serviço de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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