Salário para o cargo de Orientador profissional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador profissional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador profissional

Um Orientador profissional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador profissional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador profissional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • administrar tempo;
    • traçar metas educacionais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • definir mídias;
    • interagir com os pais;
    • estimular o senso de justiça;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • traçar cronograma de execução;
    • atualizar-se continuamente;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • expressar-se com clareza;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • descrever atividades;
    • realizar controle de qualidade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • definir estratégias de ensino;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • equalizar informações;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • avaliar os planos diretores;
    • compreender o contexto;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estimular a criatividade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • estimular a cooperação;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • elaborar objetivos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • validar material revisado;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estimular o senso crítico;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • participar das avaliações externas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • mapear conteúdo;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • formar-se continuamente;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • demonstrar flexibilidade;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • demonstrar versatilidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • mapear competências;
    • selecionar referencial teórico;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • construir sistema de avaliação;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • emitir pareceres;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • acompanhar processo de revisão;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • entrevistar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • organizar grupos de estudos;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estimular valores estéticos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar a instituição escolar;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • respeitar as diversidades;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • elaborar atividades;
    • promover trocas de experiências;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • validar produto final;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • definir escopo;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estudar continuamente;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • roteirizar material;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • identificar público alvo;
    • observar o desempenho das classes;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • dimensionar os problemas;
    • formar equipes de trabalho;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • analisar resultados das avaliações;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estimular a solidariedade;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • respeitar a autoria do educador;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • administrar conflitos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • auto avaliar-se;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estimular o respeito mútuo;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • dimensionar carga horária;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • coordenar reuniões;
    • acompanhar equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • socializar informações;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • definir processos de avaliação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • desenvolver a autoestima;
    • analisar o desempenho das classes;
    • orientar equipe de produção;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • divulgar deliberações;
    • elaborar textos de orientação;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • administrar a demanda por vagas;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • garantir a integridade instrucional;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • promover estudos de caso;
    • elaborar relatórios;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;


    Setores que mais contratam Orientador profissional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: