Salário para o cargo de Coordenador de ensino
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de ensino

Um Coordenador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,97 e R$ 8.303,73, com a média salarial de R$ 3.867,06 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.867,06 46.404,72 966,77 19,83
1º Quartil 2.036,97 24.443,64 509,24 10,45
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,38
3º Quartil 6.855,62 82.267,44 1.713,91 35,16
Teto Salarial 8.303,73 99.644,76 2.075,93 42,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

Atividades

  • organizar encontro de educandos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • estimular a cooperação;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
  • estimular valores estéticos;
  • interagir com os pais;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • dominar a língua portuguesa;
  • observar o desempenho das classes;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
  • elaborar textos de orientação;
  • estimular o respeito mútuo;
  • estimular o senso de justiça;
  • estudar continuamente;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • planejar ações de operacionalização;
  • emitir pareceres;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • pesquisar práticas educativas;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • respeitar as diversidades;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • respeitar a alteridade;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • participar das avaliações externas;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • criar espaços de participação/interação;
  • selecionar referencial teórico;
  • expressar-se com clareza;
  • reunir-se com conselhos de classe;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • traçar metas educacionais;
  • coordenar reuniões;
  • entrevistar;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • equalizar informações;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • formar equipes de trabalho;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • estimular o senso crítico;
  • estimular a solidariedade;
  • organizar grupos de estudos;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • traçar objetivos educacionais;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • socializar informações;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • administrar tempo;
  • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
  • atualizar-se continuamente;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • respeitar a autoria do educador;
  • administrar a demanda por vagas;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • formar-se continuamente;
  • compreender o contexto;
  • divulgar deliberações;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • administrar recursos de trabalho;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • analisar o desempenho das classes;
  • demonstrar proatividade;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • dimensionar os problemas;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • avaliar a instituição escolar;
  • construir sistema de avaliação;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver a autoestima;
  • promover trocas de experiências;
  • elaborar relatórios;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • selecionar bibliografia;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • observar o processo de trabalho em salas de aula;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • assessorar o trabalho docente;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • auto avaliar-se;
  • estimular a criatividade;


Setores que mais contratam Coordenador de ensino no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino médio
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação superior - graduação
  • Ensino de idiomas
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades de ensino
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades de apoio à educação
  • Treinamento em informática
  • Edição de livros
  • Comércio varejista de livros
  • Coleta de resíduos não-perigosos




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