Quanto ganha um Coordenador de ensino
Um Coordenador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,97 e R$ 8.303,73, com a média salarial de R$ 3.867,06 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.867,06 | 46.404,72 | 966,77 | 19,83 |
1º Quartil | 2.036,97 | 24.443,64 | 509,24 | 10,45 |
Salário Mediana | 3.000,00 | 36.000,00 | 750,00 | 15,38 |
3º Quartil | 6.855,62 | 82.267,44 | 1.713,91 | 35,16 |
Teto Salarial | 8.303,73 | 99.644,76 | 2.075,93 | 42,58 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Orientador vocacional e profissional
- Designer educacional
- Desenhista instrucional
- Professor de orientação educacional
- Coordenador escolar
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Projetista instrucional
- Orientador profissional
- Auxiliar de supervisor escolar
- Orientador de ensino
- Orientador educacional
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Coordenador de ensino
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
- viabilizar o trabalho coletivo;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
- coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
- promover a formação contínua dos profissionais;
Atividades
- organizar encontro de educandos;
- demonstrar capacidade de observação;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- estimular a cooperação;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- estimular valores estéticos;
- interagir com os pais;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- dominar a língua portuguesa;
- observar o desempenho das classes;
- fornecer subsídios teóricos;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- elaborar textos de orientação;
- estimular o respeito mútuo;
- estimular o senso de justiça;
- estudar continuamente;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- planejar ações de operacionalização;
- emitir pareceres;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- pesquisar práticas educativas;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- respeitar as diversidades;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- trabalhar em equipe;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- respeitar a alteridade;
- respeitar a autonomia do educador;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- participar das avaliações externas;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- criar espaços de participação/interação;
- selecionar referencial teórico;
- expressar-se com clareza;
- reunir-se com conselhos de classe;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- traçar metas educacionais;
- coordenar reuniões;
- entrevistar;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- equalizar informações;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- divulgar resultados de avaliação;
- administrar conflitos;
- demonstrar flexibilidade;
- verificar o cumprimento das metas;
- formar equipes de trabalho;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- estimular o senso crítico;
- estimular a solidariedade;
- organizar grupos de estudos;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- traçar objetivos educacionais;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- socializar informações;
- observar conselhos de classe e de escola;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- criar clima favorável de trabalho;
- orientar atividades interdisciplinares;
- administrar tempo;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- atualizar-se continuamente;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- publicar experiências pedagógicas;
- respeitar a autoria do educador;
- administrar a demanda por vagas;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- criar mecanismos de participação/interação;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- formar-se continuamente;
- compreender o contexto;
- divulgar deliberações;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- administrar recursos de trabalho;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- analisar o desempenho das classes;
- demonstrar proatividade;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- dimensionar os problemas;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- acompanhar a produção dos alunos;
- avaliar a instituição escolar;
- construir sistema de avaliação;
- contextualizar historicamente a escola;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- desenvolver a autoestima;
- promover trocas de experiências;
- elaborar relatórios;
- construir instrumentos de avaliação;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- produzir material de apoio pedagógico;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- selecionar bibliografia;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- assessorar o trabalho docente;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- divulgar experiências pedagógicas;
- auto avaliar-se;
- estimular a criatividade;
Setores que mais contratam Coordenador de ensino no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação
- Ensino de idiomas
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades de apoio à educação
- Treinamento em informática
- Edição de livros
- Comércio varejista de livros
- Coleta de resíduos não-perigosos