Salário para o cargo de Coordenador de ensino
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de ensino

Um Coordenador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • observar conselhos de classe e de escola;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • traçar objetivos educacionais;
    • pesquisar práticas educativas;
    • trabalhar em equipe;
    • promover estudos de caso;
    • administrar recursos de trabalho;
    • estimular a cooperação;
    • administrar conflitos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • analisar o desempenho das classes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • organizar grupos de estudos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • identificar público alvo;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • construir sistema de avaliação;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • organizar encontro de educandos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • selecionar referencial teórico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • promover trocas de experiências;
    • demonstrar criatividade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • validar material revisado;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar das avaliações externas;
    • acompanhar processo de revisão;
    • respeitar a autoria do educador;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • definir estratégias de ensino;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • administrar tempo;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • selecionar bibliografia;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • formar-se continuamente;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • formar equipes de trabalho;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular o senso de justiça;
    • avaliar a instituição escolar;
    • interagir com os pais;
    • definir mídias;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • demonstrar versatilidade;
    • avaliar os planos diretores;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • dimensionar carga horária;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular a solidariedade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • atualizar-se continuamente;
    • compreender o contexto;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a criatividade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • planejar ações de operacionalização;
    • observar o desempenho das classes;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar as diversidades;
    • criar espaços de participação/interação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • traçar cronograma de execução;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • elaborar relatórios;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • definir escopo;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular o senso crítico;
    • estimular valores estéticos;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estudar continuamente;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • equalizar informações;
    • garantir a integridade instrucional;
    • assessorar o trabalho docente;
    • orientar equipe de produção;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • roteirizar material;
    • acompanhar equipe de produção;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • elaborar objetivos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • dimensionar os problemas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • validar produto final;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • entrevistar;
    • realizar controle de qualidade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • elaborar atividades;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • emitir pareceres;
    • divulgar deliberações;
    • mapear conteúdo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • expressar-se com clareza;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • respeitar a alteridade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • elaborar textos de orientação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • mapear competências;
    • socializar informações;
    • traçar metas educacionais;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • descrever atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • coordenar reuniões;


    Setores que mais contratam Coordenador de ensino no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista