Salário para o cargo de Orientador educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador educacional

Um Orientador educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • demonstrar versatilidade;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • formar-se continuamente;
    • realizar controle de qualidade;
    • descrever atividades;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estudar continuamente;
    • organizar encontro de educandos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • desenvolver a autoestima;
    • demonstrar flexibilidade;
    • validar produto final;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • validar material revisado;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • socializar informações;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • elaborar objetivos;
    • interagir com os pais;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • avaliar os planos diretores;
    • atualizar-se continuamente;
    • selecionar referencial teórico;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • coordenar reuniões;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • definir escopo;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • identificar público alvo;
    • definir abordagem de comunicação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • traçar cronograma de execução;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • participar das avaliações externas;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • garantir a integridade instrucional;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • definir mídias;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • dominar a língua portuguesa;
    • emitir pareceres;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • administrar a demanda por vagas;
    • organizar grupos de estudos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • selecionar bibliografia;
    • assessorar o trabalho docente;
    • definir estratégias de ensino;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • elaborar textos de orientação;
    • traçar metas educacionais;
    • mapear conteúdo;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • definir processos de avaliação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • mapear competências;
    • estimular a criatividade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • respeitar a autoria do educador;
    • administrar tempo;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • pesquisar práticas educativas;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • roteirizar material;
    • demonstrar criatividade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • formar equipes de trabalho;
    • elaborar atividades;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • demonstrar proatividade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • respeitar a alteridade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • estimular a solidariedade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular valores estéticos;
    • entrevistar;
    • acompanhar equipe de produção;
    • compreender o contexto;
    • auto avaliar-se;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • analisar resultados das avaliações;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a cooperação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • orientar equipe de produção;
    • divulgar deliberações;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar processo de revisão;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • equalizar informações;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • observar o desempenho das classes;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • estimular o senso de justiça;
    • construir sistema de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • promover trocas de experiências;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar as diversidades;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular o senso crítico;
    • administrar conflitos;
    • dimensionar os problemas;
    • dimensionar carga horária;
    • promover estudos de caso;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • criar espaços de participação/interação;


    Setores que mais contratam Orientador educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: