Salário para o cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais
CBO 2394-20 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de técnicas e recursos audiovisuais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.814,94 e R$ 9.424,36, com a média salarial de R$ 3.796,22 e o salário mediana em R$ 2.540,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.796,22 45.554,59 949,05 22,71
1º Quartil 1.814,94 21.779,33 453,74 10,86
Salário Mediana 2.540,00 30.480,00 635,00 15,19
3º Quartil 7.187,42 86.249,00 1.796,85 43,00
Teto Salarial 9.424,36 113.092,28 2.356,09 56,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.869 - 6.691 3.894,50 2.869,00 3.851,50 5.524,00 6.690,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.535 - 5.705 3.587,88 2.534,50 3.591,00 4.710,00 5.704,89
Minas Gerais 1.500 - 27.495 6.224,14 1.500,00 2.540,00 22.700,00 27.494,92
Paraná 1.412 - 4.620 2.376,67 1.412,00 1.904,00 3.814,00 4.619,63


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • assessorar o trabalho docente;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • acompanhar equipe de produção;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular o senso de justiça;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • organizar encontro de educandos;
    • demonstrar criatividade;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • dimensionar carga horária;
    • atualizar-se continuamente;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • equalizar informações;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • socializar informações;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • divulgar deliberações;
    • mapear conteúdo;
    • validar material revisado;
    • expressar-se com clareza;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir estratégias de ensino;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • administrar recursos de trabalho;
    • estimular a solidariedade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • traçar metas educacionais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • administrar conflitos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • observar o desempenho das classes;
    • emitir pareceres;
    • elaborar objetivos;
    • estimular a criatividade;
    • estimular valores estéticos;
    • administrar tempo;
    • organizar grupos de estudos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • orientar equipe de produção;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • elaborar atividades;
    • auto avaliar-se;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • definir escopo;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • dimensionar os problemas;
    • avaliar os planos diretores;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • respeitar as diversidades;
    • realizar controle de qualidade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • participar das avaliações externas;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • formar-se continuamente;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • traçar cronograma de execução;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • formar equipes de trabalho;
    • identificar público alvo;
    • acompanhar processo de revisão;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • estimular o senso crítico;
    • promover estudos de caso;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • definir processos de avaliação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • roteirizar material;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • interagir com os pais;
    • estudar continuamente;
    • validar produto final;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • elaborar textos de orientação;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover trocas de experiências;
    • estimular o respeito mútuo;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • analisar resultados das avaliações;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • desenvolver a autoestima;
    • respeitar a autoria do educador;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • criar espaços de participação/interação;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • construir sistema de avaliação;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • entrevistar;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • estimular a cooperação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • mapear competências;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • respeitar a alteridade;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • garantir a integridade instrucional;
    • coordenar reuniões;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • definir mídias;
    • descrever atividades;
    • administrar a demanda por vagas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • avaliar a instituição escolar;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • selecionar referencial teórico;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • compreender o contexto;
    • dominar a língua portuguesa;
    • analisar o desempenho das classes;
    • selecionar bibliografia;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas e recursos audiovisuais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social