Quanto ganha um Professor de técnicas e recursos audiovisuais
Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,39 e R$ 7.672,57, com a média salarial de R$ 2.664,51 e o salário mediana em R$ 1.720,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.664,51 | 31.974,10 | 666,13 | 16,09 |
1º Quartil | 1.308,39 | 15.700,62 | 327,10 | 7,90 |
Salário Mediana | 1.720,00 | 20.640,00 | 430,00 | 10,39 |
3º Quartil | 5.851,43 | 70.217,11 | 1.462,86 | 35,33 |
Teto Salarial | 7.672,57 | 92.070,78 | 1.918,14 | 46,33 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador de orientação pedagógica
- Auxiliar de orientação pedagógica
- Orientador vocacional e profissional
- Orientador profissional
- Professor de orientação educacional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Desenhista instrucional
- Projetista instrucional
- Coordenador pedagógico
- Supervisor educacional
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador de disciplina e área de estudo
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.200 - 3.476 | 1.855,34 | 1.200,00 | 1.760,00 | 2.869,76 | 3.475,94 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Santa Catarina | 1.451 - 8.478 | 3.563,68 | 1.451,23 | 1.700,00 | 6.999,50 | 8.478,00 |
São Paulo | 1.436 - 3.350 | 1.926,12 | 1.435,85 | 1.800,00 | 2.765,52 | 3.349,68 |
Bahia | 1.300 - 2.665 | 1.660,00 | 1.300,00 | 1.600,00 | 2.200,00 | 2.664,71 |
Minas Gerais | 1.045 - 12.173 | 3.361,67 | 1.045,00 | 1.729,20 | 10.050,00 | 12.172,86 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Professor de técnicas e recursos audiovisuais
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- descrever atividades;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- promover estudos de caso;
- avaliar os planos diretores;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- assessorar o trabalho docente;
- visitar rotineiramente as escolas;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- construir instrumentos de avaliação;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- formar-se continuamente;
- elaborar relatórios;
- mapear conteúdo;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- criar mecanismos de usabilidade;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- compreender o contexto;
- publicar experiências pedagógicas;
- analisar resultados das avaliações;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- estimular o respeito mútuo;
- interagir com os pais;
- traçar objetivos educacionais;
- dominar a língua portuguesa;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- acompanhar processo de revisão;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- participar da criação do projeto gráfico;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- estimular a criatividade;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- divulgar deliberações;
- demonstrar capacidade de observação;
- coordenar reuniões;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- assessorar as escolas/instituições;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- identificar público alvo;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- expressar-se com clareza;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- atualizar-se continuamente;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- socializar informações;
- elaborar atividades;
- validar material revisado;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- formar equipes de trabalho;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- participar das avaliações externas;
- estimular o senso crítico;
- avaliar a instituição escolar;
- promover trocas de experiências;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- orientar equipe de produção;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- definir escopo;
- estimular a solidariedade;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- elaborar objetivos;
- observar o desempenho das classes;
- divulgar experiências pedagógicas;
- validar produto final;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- demonstrar versatilidade;
- administrar tempo;
- roteirizar material;
- propor estratégias de participação/interação;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- administrar a demanda por vagas;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- definir abordagem de comunicação;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- dimensionar os problemas;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- demonstrar flexibilidade;
- auto avaliar-se;
- administrar recursos de trabalho;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- estimular o senso de justiça;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- verificar o cumprimento das metas;
- desenvolver a autoestima;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- realizar controle de qualidade;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- demonstrar criatividade;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- produzir material de apoio pedagógico;
- orientar atividades interdisciplinares;
- identificar contexto de aprendizagem;
- respeitar as diversidades;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- definir estratégias de ensino;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- emitir pareceres;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- fornecer subsídios teóricos;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- traçar metas educacionais;
- divulgar resultados de avaliação;
- respeitar a alteridade;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- contextualizar historicamente a escola;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- selecionar referencial teórico;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- administrar conflitos;
- criar clima favorável de trabalho;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- organizar encontro de educandos;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- organizar grupos de estudos;
- mapear competências;
- pesquisar práticas educativas;
- trabalhar em equipe;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- respeitar a autonomia do educador;
- entrevistar;
- traçar cronograma de execução;
- respeitar a autoria do educador;
- acompanhar a produção dos alunos;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- acompanhar equipe de produção;
- analisar o desempenho das classes;
- definir processos de avaliação;
- demonstrar proatividade;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- dimensionar carga horária;
- planejar ações de operacionalização;
- selecionar bibliografia;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- estimular a cooperação;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- reunir-se com conselhos de classe;
- observar conselhos de classe e de escola;
- estimular valores estéticos;
- equalizar informações;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- estudar continuamente;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- criar espaços de participação/interação;
- criar mecanismos de participação/interação;
- garantir a integridade instrucional;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- definir mídias;
- construir sistema de avaliação;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- adequar linguagem textual e imagética;
- elaborar textos de orientação;
Setores que mais contratam Professor de técnicas e recursos audiovisuais no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades associativas
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br