Salário para o cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais
CBO 2394-20 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de técnicas e recursos audiovisuais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,39 e R$ 7.672,57, com a média salarial de R$ 2.664,51 e o salário mediana em R$ 1.720,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.664,51 31.974,10 666,13 16,09
1º Quartil 1.308,39 15.700,62 327,10 7,90
Salário Mediana 1.720,00 20.640,00 430,00 10,39
3º Quartil 5.851,43 70.217,11 1.462,86 35,33
Teto Salarial 7.672,57 92.070,78 1.918,14 46,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.200 - 3.476 1.855,34 1.200,00 1.760,00 2.869,76 3.475,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 1.451 - 8.478 3.563,68 1.451,23 1.700,00 6.999,50 8.478,00
São Paulo 1.436 - 3.350 1.926,12 1.435,85 1.800,00 2.765,52 3.349,68
Bahia 1.300 - 2.665 1.660,00 1.300,00 1.600,00 2.200,00 2.664,71
Minas Gerais 1.045 - 12.173 3.361,67 1.045,00 1.729,20 10.050,00 12.172,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de técnicas e recursos audiovisuais

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • descrever atividades;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • promover estudos de caso;
    • avaliar os planos diretores;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • assessorar o trabalho docente;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • formar-se continuamente;
    • elaborar relatórios;
    • mapear conteúdo;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • compreender o contexto;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • interagir com os pais;
    • traçar objetivos educacionais;
    • dominar a língua portuguesa;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • acompanhar processo de revisão;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular a criatividade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • divulgar deliberações;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coordenar reuniões;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • identificar público alvo;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • atualizar-se continuamente;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • socializar informações;
    • elaborar atividades;
    • validar material revisado;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • participar das avaliações externas;
    • estimular o senso crítico;
    • avaliar a instituição escolar;
    • promover trocas de experiências;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • orientar equipe de produção;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • definir escopo;
    • estimular a solidariedade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • elaborar objetivos;
    • observar o desempenho das classes;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • validar produto final;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar tempo;
    • roteirizar material;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • definir abordagem de comunicação;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • dimensionar os problemas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • auto avaliar-se;
    • administrar recursos de trabalho;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • desenvolver a autoestima;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • realizar controle de qualidade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • demonstrar criatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • respeitar as diversidades;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • definir estratégias de ensino;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • emitir pareceres;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • traçar metas educacionais;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • respeitar a alteridade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • selecionar referencial teórico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • organizar encontro de educandos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • organizar grupos de estudos;
    • mapear competências;
    • pesquisar práticas educativas;
    • trabalhar em equipe;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • entrevistar;
    • traçar cronograma de execução;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • acompanhar equipe de produção;
    • analisar o desempenho das classes;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • dimensionar carga horária;
    • planejar ações de operacionalização;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • estimular a cooperação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular valores estéticos;
    • equalizar informações;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estudar continuamente;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • criar espaços de participação/interação;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • garantir a integridade instrucional;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • definir mídias;
    • construir sistema de avaliação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • elaborar textos de orientação;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas e recursos audiovisuais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades associativas
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: