Salário para o cargo de Coordenador auxiliar de curso
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador auxiliar de curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador auxiliar de curso

Um Coordenador auxiliar de curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador auxiliar de curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador auxiliar de curso

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • descrever atividades;
    • estimular a cooperação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • entrevistar;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • equalizar informações;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • definir processos de avaliação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • definir abordagem de comunicação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • analisar o desempenho das classes;
    • atualizar-se continuamente;
    • interagir com os pais;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • administrar tempo;
    • elaborar relatórios;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • construir sistema de avaliação;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • socializar informações;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • respeitar a autoria do educador;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • coordenar reuniões;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • observar o desempenho das classes;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • traçar objetivos educacionais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • expressar-se com clareza;
    • mapear conteúdo;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • definir mídias;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar recursos de trabalho;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • garantir a integridade instrucional;
    • mapear competências;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • dimensionar carga horária;
    • administrar conflitos;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • dominar a língua portuguesa;
    • emitir pareceres;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • analisar resultados das avaliações;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • promover trocas de experiências;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • validar material revisado;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar a alteridade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • organizar grupos de estudos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • realizar controle de qualidade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • orientar equipe de produção;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • demonstrar proatividade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • elaborar textos de orientação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • definir escopo;
    • roteirizar material;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • validar produto final;
    • dimensionar os problemas;
    • elaborar atividades;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • definir estratégias de ensino;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • avaliar os planos diretores;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar a instituição escolar;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • formar-se continuamente;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar objetivos;
    • auto avaliar-se;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • traçar cronograma de execução;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • demonstrar versatilidade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • criar espaços de participação/interação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • divulgar deliberações;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estudar continuamente;
    • selecionar bibliografia;
    • acompanhar equipe de produção;
    • promover estudos de caso;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • identificar público alvo;
    • estimular a criatividade;
    • estimular o senso de justiça;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • estimular a solidariedade;
    • participar das avaliações externas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • estimular o senso crítico;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • compreender o contexto;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Coordenador auxiliar de curso no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato