Salário para o cargo de Coordenador auxiliar de curso
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador auxiliar de curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador auxiliar de curso

Um Coordenador auxiliar de curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,97 e R$ 8.303,73, com a média salarial de R$ 3.867,06 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Coordenador auxiliar de curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.867,06 46.404,72 966,77 19,83
1º Quartil 2.036,97 24.443,64 509,24 10,45
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,38
3º Quartil 6.855,62 82.267,44 1.713,91 35,16
Teto Salarial 8.303,73 99.644,76 2.075,93 42,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador auxiliar de curso

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

Atividades

  • demonstrar versatilidade;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • elaborar textos de orientação;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • respeitar a autoria do educador;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • administrar recursos de trabalho;
  • entrevistar;
  • compreender o contexto;
  • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
  • reunir-se com conselhos de classe;
  • analisar o desempenho das classes;
  • desenvolver a autoestima;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • observar o desempenho das classes;
  • promover trocas de experiências;
  • demonstrar criatividade;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • estimular valores estéticos;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • planejar ações de operacionalização;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
  • formar-se continuamente;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • dominar a língua portuguesa;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • respeitar as diversidades;
  • coordenar reuniões;
  • dimensionar os problemas;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • construir sistema de avaliação;
  • estimular a criatividade;
  • avaliar a instituição escolar;
  • formar equipes de trabalho;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • pesquisar práticas educativas;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • participar das avaliações externas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • assessorar o trabalho docente;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • selecionar referencial teórico;
  • atualizar-se continuamente;
  • emitir pareceres;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • administrar a demanda por vagas;
  • socializar informações;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • administrar tempo;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • criar espaços de participação/interação;
  • divulgar deliberações;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
  • elaborar relatórios;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • traçar objetivos educacionais;
  • expressar-se com clareza;
  • organizar encontro de educandos;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • respeitar a alteridade;
  • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • estimular a solidariedade;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • estudar continuamente;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • estimular o senso de justiça;
  • interagir com os pais;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • equalizar informações;
  • traçar metas educacionais;
  • estimular o senso crítico;
  • demonstrar proatividade;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • selecionar bibliografia;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • administrar conflitos;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • estimular o respeito mútuo;
  • organizar grupos de estudos;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • auto avaliar-se;
  • estimular a cooperação;
  • observar o processo de trabalho em salas de aula;


Setores que mais contratam Coordenador auxiliar de curso no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino médio
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação superior - graduação
  • Ensino de idiomas
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades de ensino
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Atividades de apoio à educação
  • Treinamento em informática
  • Edição de livros
  • Comércio varejista de livros
  • Coleta de resíduos não-perigosos




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