Salário para o cargo de Supervisor de ensino
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular a solidariedade;
    • roteirizar material;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar tempo;
    • definir mídias;
    • demonstrar criatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • descrever atividades;
    • administrar a demanda por vagas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • validar material revisado;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estimular valores estéticos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • orientar equipe de produção;
    • coordenar reuniões;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • dimensionar os problemas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • estimular o senso crítico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • interagir com os pais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • entrevistar;
    • validar produto final;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • definir estratégias de ensino;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • formar-se continuamente;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar relatórios;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • acompanhar equipe de produção;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • respeitar a alteridade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • traçar cronograma de execução;
    • socializar informações;
    • estudar continuamente;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • pesquisar práticas educativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • traçar metas educacionais;
    • compreender o contexto;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • promover trocas de experiências;
    • demonstrar proatividade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular a criatividade;
    • elaborar atividades;
    • equalizar informações;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • analisar o desempenho das classes;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • organizar encontro de educandos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atualizar-se continuamente;
    • avaliar a instituição escolar;
    • garantir a integridade instrucional;
    • divulgar deliberações;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • promover estudos de caso;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • participar das avaliações externas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • organizar grupos de estudos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • desenvolver a autoestima;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar os planos diretores;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • identificar público alvo;
    • administrar recursos de trabalho;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • definir escopo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • definir abordagem de comunicação;
    • elaborar objetivos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • administrar conflitos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • mapear competências;
    • selecionar bibliografia;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a cooperação;
    • assessorar o trabalho docente;
    • dimensionar carga horária;
    • emitir pareceres;
    • definir processos de avaliação;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • acompanhar processo de revisão;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • traçar objetivos educacionais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • demonstrar versatilidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • observar o desempenho das classes;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • realizar controle de qualidade;
    • auto avaliar-se;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular o senso de justiça;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • formar equipes de trabalho;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • construir sistema de avaliação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • mapear conteúdo;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;


    Setores que mais contratam Supervisor de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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