Salário para o cargo de Supervisor de ensino
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.256,58 e R$ 7.847,78, com a média salarial de R$ 2.977,85 e o salário mediana em R$ 2.357,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.977,85 35.734,21 744,46 16,59
1º Quartil 1.256,58 15.078,99 314,15 7,00
Salário Mediana 2.357,74 28.292,88 589,44 13,14
3º Quartil 5.985,05 71.820,64 1.496,26 33,35
Teto Salarial 7.847,78 94.173,38 1.961,95 43,73


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.502 - 9.781 4.008,39 1.502,04 3.200,00 8.075,60 9.781,40
Londrina - PR 2.189 - 3.612 2.508,11 2.189,06 2.420,00 2.981,96 3.611,84
Rio de Janeiro - RJ 1.616 - 8.751 3.845,46 1.616,18 3.260,20 7.225,15 8.751,32
Recife - PE 1.125 - 3.438 1.807,51 1.124,75 1.506,10 2.838,42 3.437,98
Fortaleza - CE 1.336 - 5.713 2.756,26 1.336,33 2.348,40 4.717,08 5.713,47
Belo Horizonte - MG 1.363 - 8.082 3.329,74 1.363,06 2.800,00 6.672,26 8.081,64
Brasília - DF 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Cuiabá - MT 1.186 - 6.717 2.603,80 1.185,67 1.613,76 5.545,23 6.716,55
Curitiba - PR 1.509 - 6.613 3.111,76 1.508,52 2.369,00 5.459,69 6.612,94
Salvador - BA 1.315 - 6.711 2.652,16 1.315,03 1.900,00 5.540,51 6.710,83
Campo Grande - MS 2.171 - 19.688 6.550,88 2.171,01 4.518,80 16.254,76 19.688,25
Florianópolis - SC 1.576 - 10.806 4.232,34 1.575,51 3.200,00 8.921,40 10.805,86
Natal - RN 1.842 - 9.716 3.652,50 1.842,45 2.218,51 8.021,48 9.715,85
Goiânia - GO 1.301 - 6.153 2.933,76 1.301,25 2.379,08 5.080,16 6.153,24
João Pessoa - PB 1.319 - 6.577 2.838,02 1.318,75 2.378,10 5.429,84 6.576,79
Campina Grande - PB 1.200 - 6.725 2.715,38 1.199,89 2.098,11 5.552,43 6.725,27
Maringá - PR 1.240 - 4.081 1.930,23 1.239,90 1.355,32 3.369,48 4.081,21
Joinville - SC 1.337 - 4.807 2.424,60 1.337,30 2.309,00 3.969,03 4.807,41
Porto Alegre - RS 1.227 - 7.336 2.978,77 1.227,40 2.142,00 6.056,42 7.335,71
Bujari - AC 2.779 - 3.370 2.779,83 2.779,00 2.779,00 2.782,33 3.370,05


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 8.331 3.328,55 1.284,17 2.328,40 6.878,13 8.331,00
Minas Gerais 1.258 - 7.834 3.120,30 1.258,28 2.500,00 6.467,52 7.833,66
Paraná 1.384 - 4.493 2.462,06 1.384,07 2.420,00 3.709,06 4.492,53
Rio de Janeiro 1.344 - 7.939 3.342,48 1.343,79 3.003,20 6.554,48 7.938,99
Santa Catarina 1.409 - 7.023 3.050,61 1.409,49 2.422,00 5.798,14 7.022,89
Pernambuco 1.129 - 3.472 1.830,59 1.128,78 1.751,22 2.866,63 3.472,14
Bahia 1.277 - 5.530 2.468,30 1.276,81 2.080,00 4.565,64 5.530,05
Ceará 1.275 - 8.195 3.209,60 1.274,90 2.348,30 6.765,90 8.195,06
Rio Grande do Sul 1.338 - 8.068 3.431,90 1.338,20 2.700,00 6.661,27 8.068,33
Mato Grosso 1.166 - 6.427 2.589,78 1.166,02 1.869,49 5.306,57 6.427,48
Paraíba 1.179 - 6.229 2.673,89 1.178,83 2.003,20 5.142,54 6.228,80
Mato Grosso do Sul 1.220 - 13.972 4.629,33 1.220,33 2.566,82 11.535,52 13.972,17
Pará 1.109 - 3.820 1.856,56 1.108,88 1.620,65 3.153,95 3.820,16
Goiás 1.198 - 5.900 2.822,53 1.198,28 2.379,08 4.871,48 5.900,49
Distrito Federal 1.386 - 9.792 3.784,61 1.386,29 2.600,00 8.083,97 9.791,55
Rio Grande do Norte 1.735 - 8.360 3.427,81 1.735,46 2.398,49 6.901,85 8.359,73
Maranhão 1.108 - 4.363 2.180,90 1.108,12 1.725,00 3.602,10 4.362,97
Acre 2.779 - 3.607 2.826,75 2.779,00 2.779,00 2.977,94 3.606,97
Espírito Santo 1.348 - 5.589 2.768,72 1.348,01 2.236,00 4.613,99 5.588,61
Rondônia 1.404 - 3.980 2.420,33 1.403,90 2.500,00 3.286,11 3.980,24
Amazonas 1.410 - 7.593 2.801,01 1.409,75 1.800,00 6.268,68 7.592,81
Alagoas 1.080 - 6.368 2.286,94 1.079,78 1.210,00 5.257,16 6.367,63
Piauí 1.100 - 4.803 2.693,21 1.100,00 3.186,00 3.965,08 4.802,62
Sergipe 1.100 - 4.084 1.920,30 1.100,00 1.861,86 3.371,66 4.083,85
Tocantins 1.097 - 5.211 1.925,00 1.097,10 1.320,38 4.302,13 5.210,87
Roraima 1.751 - 5.021 3.023,74 1.751,22 2.866,48 4.145,42 5.021,06


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • selecionar bibliografia;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • promover estudos de caso;
    • pesquisar práticas educativas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • garantir a integridade instrucional;
    • atualizar-se continuamente;
    • demonstrar versatilidade;
    • planejar ações de operacionalização;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • mapear competências;
    • estimular o senso de justiça;
    • demonstrar criatividade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • administrar tempo;
    • definir processos de avaliação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • analisar resultados das avaliações;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estimular a solidariedade;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • realizar controle de qualidade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • acompanhar processo de revisão;
    • respeitar a autoria do educador;
    • emitir pareceres;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar relatórios;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • traçar metas educacionais;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • administrar a demanda por vagas;
    • avaliar os planos diretores;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • traçar objetivos educacionais;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • mapear conteúdo;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • dominar a língua portuguesa;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • definir abordagem de comunicação;
    • compreender o contexto;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • trabalhar em equipe;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • identificar público alvo;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • administrar conflitos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • selecionar referencial teórico;
    • entrevistar;
    • administrar recursos de trabalho;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estudar continuamente;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • descrever atividades;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar espaços de participação/interação;
    • dimensionar os problemas;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar objetivos;
    • orientar equipe de produção;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • estimular a criatividade;
    • interagir com os pais;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • dimensionar carga horária;
    • organizar grupos de estudos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular o respeito mútuo;
    • estimular valores estéticos;
    • promover trocas de experiências;
    • respeitar a alteridade;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estimular a cooperação;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • analisar o desempenho das classes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • elaborar atividades;
    • validar produto final;
    • validar material revisado;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • participar das avaliações externas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • definir escopo;
    • formar equipes de trabalho;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • divulgar deliberações;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • equalizar informações;
    • definir estratégias de ensino;
    • expressar-se com clareza;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • desenvolver a autoestima;
    • roteirizar material;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • construir sistema de avaliação;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • formar-se continuamente;
    • observar o desempenho das classes;
    • definir mídias;
    • coordenar reuniões;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • socializar informações;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;


    Setores que mais contratam Supervisor de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: