Quanto ganha um Professor de orientação educacional
Um Professor de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.154,48 | 37.853,75 | 788,62 | 17,08 |
1º Quartil | 1.153,40 | 13.840,74 | 288,35 | 6,24 |
Salário Mediana | 1.800,00 | 21.600,00 | 450,00 | 9,75 |
3º Quartil | 7.632,71 | 91.592,49 | 1.908,18 | 41,32 |
Teto Salarial | 10.008,23 | 120.098,81 | 2.502,06 | 54,18 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Designer instrucional
- Supervisor pedagógico
- Psicopedagogo
- Técnico de orientação profissional
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador de orientação pedagógica
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de orientação educacional
- Auxiliar de orientação pedagógica
- Orientador profissional
- Auxiliar de supervisor escolar
- Projetista instrucional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.430 - 7.680 | 2.970,46 | 1.430,11 | 1.869,22 | 6.341,06 | 7.680,48 |
Brasília - DF | 1.188 - 7.337 | 2.801,19 | 1.188,36 | 1.632,40 | 6.057,49 | 7.337,02 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.350 - 7.521 | 3.218,98 | 1.349,60 | 2.583,00 | 6.209,28 | 7.520,86 |
Salvador - BA | 1.245 - 6.609 | 2.703,39 | 1.245,07 | 2.042,98 | 5.456,58 | 6.609,17 |
Curitiba - PR | 1.365 - 35.878 | 9.787,35 | 1.364,56 | 4.121,30 | 29.621,35 | 35.878,26 |
Maringá - PR | 1.326 - 3.553 | 1.790,39 | 1.326,02 | 1.420,44 | 2.933,53 | 3.553,18 |
Fortaleza - CE | 1.057 - 12.011 | 3.540,78 | 1.056,67 | 1.565,41 | 9.916,30 | 12.010,92 |
Belo Horizonte - MG | 1.200 - 5.880 | 2.432,90 | 1.200,09 | 1.505,60 | 4.854,98 | 5.880,49 |
Belém - PA | 1.079 - 5.903 | 2.244,56 | 1.078,71 | 1.100,00 | 4.873,23 | 5.902,61 |
Volta Redonda - RJ | 1.045 - 2.931 | 1.396,44 | 1.045,00 | 1.045,00 | 2.419,50 | 2.930,57 |
Porto Alegre - RS | 1.208 - 5.827 | 2.324,66 | 1.207,51 | 1.515,03 | 4.810,59 | 5.826,73 |
Campinas - SP | 1.559 - 12.336 | 4.620,18 | 1.558,89 | 3.424,49 | 10.184,73 | 12.336,06 |
Jaraguá do Sul - SC | 3.083 - 4.399 | 3.392,90 | 3.082,69 | 3.427,07 | 3.631,65 | 4.398,77 |
Goiânia - GO | 1.214 - 8.344 | 3.069,47 | 1.213,59 | 2.400,00 | 6.889,26 | 8.344,48 |
Recife - PE | 1.162 - 4.495 | 1.894,70 | 1.162,42 | 1.240,00 | 3.711,17 | 4.495,08 |
Florianópolis - SC | 1.270 - 9.174 | 3.577,03 | 1.269,72 | 2.250,00 | 7.573,85 | 9.173,68 |
Araras - SP | 1.315 - 2.381 | 1.491,91 | 1.315,05 | 1.352,04 | 1.965,47 | 2.380,63 |
São José dos Campos - SP | 1.315 - 14.762 | 5.068,78 | 1.315,36 | 3.465,40 | 12.187,46 | 14.761,82 |
Itanhaém - SP | 3.644 - 6.498 | 4.952,83 | 3.643,56 | 5.365,00 | 5.365,00 | 6.498,25 |
São Luís - MA | 1.253 - 7.524 | 3.462,05 | 1.252,77 | 2.400,00 | 6.212,13 | 7.524,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.282 - 9.008 | 3.193,37 | 1.282,49 | 1.862,15 | 7.436,83 | 9.007,71 |
Minas Gerais | 1.082 - 4.645 | 2.005,23 | 1.082,09 | 1.444,67 | 3.834,90 | 4.644,94 |
Paraná | 1.119 - 13.811 | 4.002,52 | 1.119,24 | 1.500,00 | 11.402,50 | 13.811,05 |
Rio de Janeiro | 1.091 - 11.779 | 3.790,04 | 1.090,81 | 2.210,00 | 9.725,13 | 11.779,37 |
Santa Catarina | 1.334 - 6.308 | 2.934,30 | 1.333,64 | 2.469,23 | 5.208,16 | 6.308,28 |
Distrito Federal | 1.188 - 7.337 | 2.801,19 | 1.188,36 | 1.632,40 | 6.057,49 | 7.337,02 |
Rio Grande do Sul | 1.169 - 25.289 | 6.322,64 | 1.168,81 | 1.524,60 | 20.879,07 | 25.289,35 |
Bahia | 1.074 - 5.822 | 2.373,13 | 1.073,87 | 1.831,98 | 4.807,04 | 5.822,43 |
Ceará | 1.049 - 9.240 | 2.863,92 | 1.048,96 | 1.200,00 | 7.629,01 | 9.240,48 |
Goiás | 1.112 - 7.833 | 2.870,70 | 1.112,14 | 1.998,08 | 6.466,86 | 7.832,85 |
Pará | 1.067 - 5.948 | 2.199,67 | 1.067,00 | 1.119,83 | 4.910,43 | 5.947,66 |
Espírito Santo | 1.045 - 4.347 | 1.800,30 | 1.045,00 | 1.143,93 | 3.589,18 | 4.347,32 |
Pernambuco | 1.092 - 4.279 | 1.838,96 | 1.092,21 | 1.240,00 | 3.532,83 | 4.279,07 |
Mato Grosso | 1.199 - 6.099 | 2.644,83 | 1.199,46 | 1.925,00 | 5.035,51 | 6.099,16 |
Maranhão | 1.105 - 7.640 | 3.103,44 | 1.105,18 | 2.400,00 | 6.307,62 | 7.639,97 |
Rondônia | 1.235 - 4.426 | 2.414,17 | 1.234,74 | 2.332,00 | 3.653,87 | 4.425,68 |
Mato Grosso do Sul | 1.106 - 4.095 | 1.832,32 | 1.105,73 | 1.500,27 | 3.380,49 | 4.094,56 |
Alagoas | 1.049 - 5.130 | 1.875,48 | 1.049,17 | 1.100,00 | 4.235,53 | 5.130,19 |
Paraíba | 1.071 - 4.115 | 1.822,70 | 1.070,78 | 1.237,50 | 3.397,25 | 4.114,86 |
Amazonas | 1.249 - 5.371 | 2.451,13 | 1.248,98 | 2.000,00 | 4.434,01 | 5.370,60 |
Acre | 1.141 - 4.706 | 2.092,50 | 1.140,99 | 1.500,00 | 3.885,07 | 4.705,72 |
Piauí | 1.046 - 6.225 | 2.115,40 | 1.045,80 | 1.149,47 | 5.139,12 | 6.224,66 |
Rio Grande do Norte | 1.105 - 6.615 | 2.704,50 | 1.105,02 | 1.975,00 | 5.461,13 | 6.614,68 |
Sergipe | 1.078 - 6.291 | 2.784,54 | 1.078,00 | 2.649,60 | 5.193,90 | 6.291,01 |
Tocantins | 1.057 - 5.988 | 2.417,93 | 1.057,44 | 1.568,00 | 4.943,75 | 5.988,01 |
Roraima | 1.600 - 7.875 | 3.335,31 | 1.600,00 | 1.600,00 | 6.501,85 | 7.875,24 |
Amapá | 1.045 - 4.041 | 1.612,16 | 1.045,00 | 1.123,26 | 3.336,41 | 4.041,16 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Professor de orientação educacional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- traçar metas educacionais;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- criar mecanismos de usabilidade;
- elaborar relatórios;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- produzir material de apoio pedagógico;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- equalizar informações;
- formar equipes de trabalho;
- participar da criação do projeto gráfico;
- observar o desempenho das classes;
- trabalhar em equipe;
- assessorar o trabalho docente;
- coordenar reuniões;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- criar clima favorável de trabalho;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- elaborar textos de orientação;
- analisar o desempenho das classes;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- reunir-se com conselhos de classe;
- publicar experiências pedagógicas;
- selecionar referencial teórico;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- definir processos de avaliação;
- avaliar a instituição escolar;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- estimular o senso crítico;
- validar material revisado;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- dimensionar carga horária;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- detectar eventuais problemas educacionais;
- construir instrumentos de avaliação;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- estimular o respeito mútuo;
- divulgar resultados de avaliação;
- administrar a demanda por vagas;
- respeitar as diversidades;
- identificar contexto de aprendizagem;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- promover trocas de experiências;
- definir escopo;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- estimular o senso de justiça;
- avaliar os planos diretores;
- entrevistar;
- orientar equipe de produção;
- planejar ações de operacionalização;
- demonstrar flexibilidade;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- acompanhar a produção dos alunos;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- participar das avaliações externas;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- expressar-se com clareza;
- adequar linguagem textual e imagética;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- selecionar bibliografia;
- traçar objetivos educacionais;
- analisar resultados das avaliações;
- mapear competências;
- contextualizar historicamente a escola;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- dimensionar os problemas;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- organizar encontro de educandos;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- estimular a criatividade;
- respeitar a autonomia do educador;
- fornecer subsídios teóricos;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- estimular a solidariedade;
- dominar a língua portuguesa;
- observar conselhos de classe e de escola;
- administrar tempo;
- propor estratégias de participação/interação;
- garantir a integridade instrucional;
- pesquisar práticas educativas;
- visitar rotineiramente as escolas;
- interagir com os pais;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- divulgar deliberações;
- descrever atividades;
- respeitar a alteridade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- acompanhar processo de revisão;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- auto avaliar-se;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- mapear conteúdo;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- demonstrar capacidade de observação;
- desenvolver a autoestima;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- estimular a cooperação;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- verificar o cumprimento das metas;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- administrar conflitos;
- criar mecanismos de participação/interação;
- administrar recursos de trabalho;
- demonstrar proatividade;
- respeitar a autoria do educador;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- socializar informações;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- demonstrar versatilidade;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- compreender o contexto;
- validar produto final;
- definir mídias;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- organizar grupos de estudos;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- acompanhar equipe de produção;
- construir sistema de avaliação;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- assessorar as escolas/instituições;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- traçar cronograma de execução;
- realizar controle de qualidade;
- definir abordagem de comunicação;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- estudar continuamente;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- elaborar atividades;
- emitir pareceres;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- criar espaços de participação/interação;
- estimular valores estéticos;
- elaborar objetivos;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- orientar atividades interdisciplinares;
- definir estratégias de ensino;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- identificar público alvo;
- formar-se continuamente;
- promover estudos de caso;
- roteirizar material;
- atualizar-se continuamente;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
Setores que mais contratam Professor de orientação educacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - pré-escola
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Administração pública em geral
- Ensino médio
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br