Salário para o cargo de Professor de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de orientação educacional

Um Professor de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • traçar metas educacionais;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • elaborar relatórios;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • equalizar informações;
    • formar equipes de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • observar o desempenho das classes;
    • trabalhar em equipe;
    • assessorar o trabalho docente;
    • coordenar reuniões;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • elaborar textos de orientação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • selecionar referencial teórico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • definir processos de avaliação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estimular o senso crítico;
    • validar material revisado;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • dimensionar carga horária;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estimular o respeito mútuo;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • administrar a demanda por vagas;
    • respeitar as diversidades;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • promover trocas de experiências;
    • definir escopo;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estimular o senso de justiça;
    • avaliar os planos diretores;
    • entrevistar;
    • orientar equipe de produção;
    • planejar ações de operacionalização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • participar das avaliações externas;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • expressar-se com clareza;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • selecionar bibliografia;
    • traçar objetivos educacionais;
    • analisar resultados das avaliações;
    • mapear competências;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • dimensionar os problemas;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a criatividade;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular a solidariedade;
    • dominar a língua portuguesa;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • administrar tempo;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • garantir a integridade instrucional;
    • pesquisar práticas educativas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • interagir com os pais;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • divulgar deliberações;
    • descrever atividades;
    • respeitar a alteridade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • acompanhar processo de revisão;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • auto avaliar-se;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • mapear conteúdo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • desenvolver a autoestima;
    • demonstrar criatividade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estimular a cooperação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • administrar conflitos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • socializar informações;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • demonstrar versatilidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • compreender o contexto;
    • validar produto final;
    • definir mídias;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • organizar grupos de estudos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • acompanhar equipe de produção;
    • construir sistema de avaliação;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • traçar cronograma de execução;
    • realizar controle de qualidade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estudar continuamente;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • elaborar atividades;
    • emitir pareceres;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar objetivos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • definir estratégias de ensino;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • identificar público alvo;
    • formar-se continuamente;
    • promover estudos de caso;
    • roteirizar material;
    • atualizar-se continuamente;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;


    Setores que mais contratam Professor de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua