Salário para o cargo de Orientador escolar
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador escolar

Um Orientador escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.814,22 e R$ 6.419,92, com a média salarial de R$ 3.182,81 e o salário mediana em R$ 2.587,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Orientador escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.182,81 38.193,72 795,70 16,75
1º Quartil 1.814,22 21.770,64 453,56 9,55
Salário Mediana 2.587,00 31.044,00 646,75 13,62
3º Quartil 5.300,33 63.603,96 1.325,08 27,90
Teto Salarial 6.419,92 77.039,04 1.604,98 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • administrar tempo;
  • auto avaliar-se;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • estudar continuamente;
  • estimular a participação nas instituições associativas;
  • assessorar o trabalho docente;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
  • elaborar relatórios;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • equalizar informações;
  • estimular o senso crítico;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • pesquisar práticas educativas;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • atualizar-se continuamente;
  • construir sistema de avaliação;
  • avaliar a instituição escolar;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • dimensionar os problemas;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estimular valores estéticos;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • estimular o senso de justiça;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
  • organizar grupos de estudos;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • criar espaços de participação/interação;
  • selecionar bibliografia;
  • compreender o contexto;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver a autoestima;
  • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • formar equipes de trabalho;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • demonstrar proatividade;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • selecionar referencial teórico;
  • promover trocas de experiências;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • reunir-se com conselhos de classe;
  • coordenar reuniões;
  • articular a ação da escola com outras instituições;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • administrar conflitos;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • observar conselhos de classe e de escola;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • traçar objetivos educacionais;
  • emitir pareceres;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
  • estimular a solidariedade;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • demonstrar versatilidade;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • estimular a criatividade;
  • socializar informações;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • respeitar a alteridade;
  • respeitar as diversidades;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • respeitar a autoria do educador;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • entrevistar;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • observar o processo de trabalho em salas de aula;
  • planejar ações de operacionalização;
  • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
  • divulgar deliberações;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • administrar a demanda por vagas;
  • analisar o desempenho das classes;
  • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • expressar-se com clareza;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • traçar metas educacionais;
  • formar-se continuamente;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • dominar a língua portuguesa;
  • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
  • estimular o respeito mútuo;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • elaborar textos de orientação;
  • observar o desempenho das classes;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • interagir com os pais;
  • estimular a cooperação;


Setores que mais contratam Orientador escolar no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Ensino médio
  • Educação profissional de nível técnico
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Treinamento em informática
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino de idiomas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Edição de livros
  • Atividades de apoio à educação




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