Salário para o cargo de Designer educacional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer educacional

Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,86 e R$ 8.725,89, com a média salarial de R$ 3.581,46 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.581,46 42.977,49 895,36 17,25
1º Quartil 1.574,86 18.898,30 393,71 7,59
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,45
3º Quartil 6.654,74 79.856,86 1.663,68 32,05
Teto Salarial 8.725,89 104.710,71 2.181,47 42,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.306 - 10.076 4.697,27 2.306,00 4.000,00 8.318,43 10.075,53
Curitiba - PR 1.745 - 4.834 2.743,47 1.745,12 2.451,75 3.990,59 4.833,52
Brasília - DF 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Porto Alegre - RS 1.363 - 8.492 3.380,49 1.362,50 2.500,00 7.010,67 8.491,53
Rio de Janeiro - RJ 2.474 - 5.539 3.568,43 2.474,06 3.574,92 4.573,24 5.539,24
Maringá - PR 1.501 - 3.591 2.180,05 1.501,08 2.208,45 2.964,84 3.591,10
Belo Horizonte - MG 1.728 - 4.016 2.489,16 1.728,08 2.467,00 3.315,87 4.016,29
Campinas - SP 2.431 - 8.292 4.071,75 2.430,60 3.896,25 6.846,00 8.292,08
Recife - PE 1.467 - 5.674 2.393,88 1.466,67 1.800,00 4.684,13 5.673,56
São José dos Campos - SP 4.376 - 7.267 5.388,58 4.376,23 5.500,00 6.000,00 7.267,38
São Bernardo do Campo - SP 2.098 - 4.036 2.582,59 2.097,89 2.531,21 3.332,43 4.036,34
Florianópolis - SC 2.350 - 5.150 3.143,89 2.350,00 2.791,65 4.252,26 5.150,46
Osasco - SP 4.955 - 13.021 9.023,42 4.955,38 10.000,00 10.750,00 13.020,72
Salvador - BA 1.275 - 11.688 3.417,86 1.275,00 3.000,00 9.650,00 11.688,37
Fortaleza - CE 2.800 - 3.634 2.895,06 2.800,10 2.916,30 3.000,00 3.633,69
Santa Cruz do Sul - RS 1.600 - 2.544 1.814,29 1.600,00 1.600,00 2.100,00 2.543,58
Lagarto - SE 1.093 - 1.350 1.101,45 1.093,00 1.096,50 1.114,86 1.350,35
São Caetano do Sul - SP 2.476 - 5.208 3.752,52 2.475,71 4.144,31 4.300,00 5.208,29
São José do Rio Preto - SP 1.117 - 2.517 1.463,87 1.117,20 1.397,00 2.078,00 2.516,94
Sorocaba - SP 1.250 - 2.422 1.712,60 1.250,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.087 - 9.775 4.523,42 2.086,71 4.000,00 8.069,99 9.774,61
Paraná 1.598 - 4.563 2.541,87 1.597,92 2.297,06 3.767,52 4.563,33
Rio Grande do Sul 1.340 - 6.473 2.754,90 1.340,34 2.100,00 5.344,51 6.473,42
Minas Gerais 1.446 - 4.116 2.353,26 1.446,11 2.358,50 3.398,20 4.116,00
Rio de Janeiro 1.864 - 6.764 3.649,11 1.864,42 3.544,83 5.584,35 6.763,93
Distrito Federal 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Santa Catarina 1.493 - 5.272 2.744,76 1.493,43 2.700,00 4.352,63 5.272,04
Pernambuco 1.375 - 5.103 2.313,01 1.375,00 1.800,00 4.213,10 5.103,03
Bahia 1.050 - 6.319 2.271,42 1.050,00 1.279,96 5.216,67 6.318,58
Ceará 2.400 - 3.583 2.783,18 2.400,05 2.916,30 2.958,15 3.583,00
Sergipe 1.093 - 1.799 1.156,28 1.093,00 1.100,00 1.485,25 1.798,98
Rio Grande do Norte 1.045 - 9.770 3.902,22 1.045,00 3.800,00 8.066,10 9.769,90


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • garantir a integridade instrucional;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • elaborar relatórios;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • administrar tempo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • organizar encontro de educandos;
    • emitir pareceres;
    • analisar o desempenho das classes;
    • promover trocas de experiências;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • administrar recursos de trabalho;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • socializar informações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • entrevistar;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir escopo;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • equalizar informações;
    • pesquisar práticas educativas;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • administrar conflitos;
    • dimensionar os problemas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • interagir com os pais;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • definir mídias;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • avaliar os planos diretores;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • selecionar bibliografia;
    • criar espaços de participação/interação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • orientar equipe de produção;
    • administrar a demanda por vagas;
    • trabalhar em equipe;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • estimular a criatividade;
    • observar o desempenho das classes;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • traçar cronograma de execução;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • desenvolver a autoestima;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • construir sistema de avaliação;
    • participar das avaliações externas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • elaborar atividades;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estudar continuamente;
    • dimensionar carga horária;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • identificar público alvo;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • organizar grupos de estudos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • roteirizar material;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • coordenar reuniões;
    • planejar ações de operacionalização;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • assessorar o trabalho docente;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • atualizar-se continuamente;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar processo de revisão;
    • expressar-se com clareza;
    • selecionar referencial teórico;
    • mapear conteúdo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • respeitar as diversidades;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • definir abordagem de comunicação;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • validar produto final;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • respeitar a alteridade;
    • descrever atividades;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar a instituição escolar;
    • realizar controle de qualidade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • divulgar deliberações;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • definir estratégias de ensino;
    • mapear competências;
    • elaborar objetivos;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular o senso crítico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • acompanhar equipe de produção;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • traçar objetivos educacionais;
    • definir processos de avaliação;
    • validar material revisado;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • compreender o contexto;
    • analisar resultados das avaliações;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estimular o senso de justiça;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • elaborar textos de orientação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular valores estéticos;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a cooperação;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • demonstrar proatividade;
    • promover estudos de caso;
    • formar equipes de trabalho;


    Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Edição de livros
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens