Quanto ganha um Designer educacional
Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,86 e R$ 8.725,89, com a média salarial de R$ 3.581,46 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.581,46 | 42.977,49 | 895,36 | 17,25 |
1º Quartil | 1.574,86 | 18.898,30 | 393,71 | 7,59 |
Salário Mediana | 3.000,00 | 36.000,00 | 750,00 | 14,45 |
3º Quartil | 6.654,74 | 79.856,86 | 1.663,68 | 32,05 |
Teto Salarial | 8.725,89 | 104.710,71 | 2.181,47 | 42,03 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Orientador de ensino
- Supervisor educacional
- Coordenador pedagógico
- Designer instrucional
- Psicopedagogo
- Coordenador de ensino
- Projetista instrucional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Supervisor de ensino
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Pedagogo
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.306 - 10.076 | 4.697,27 | 2.306,00 | 4.000,00 | 8.318,43 | 10.075,53 |
Curitiba - PR | 1.745 - 4.834 | 2.743,47 | 1.745,12 | 2.451,75 | 3.990,59 | 4.833,52 |
Brasília - DF | 1.645 - 6.784 | 3.035,28 | 1.645,33 | 2.500,00 | 5.600,86 | 6.783,93 |
Porto Alegre - RS | 1.363 - 8.492 | 3.380,49 | 1.362,50 | 2.500,00 | 7.010,67 | 8.491,53 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.474 - 5.539 | 3.568,43 | 2.474,06 | 3.574,92 | 4.573,24 | 5.539,24 |
Maringá - PR | 1.501 - 3.591 | 2.180,05 | 1.501,08 | 2.208,45 | 2.964,84 | 3.591,10 |
Belo Horizonte - MG | 1.728 - 4.016 | 2.489,16 | 1.728,08 | 2.467,00 | 3.315,87 | 4.016,29 |
Campinas - SP | 2.431 - 8.292 | 4.071,75 | 2.430,60 | 3.896,25 | 6.846,00 | 8.292,08 |
Recife - PE | 1.467 - 5.674 | 2.393,88 | 1.466,67 | 1.800,00 | 4.684,13 | 5.673,56 |
São José dos Campos - SP | 4.376 - 7.267 | 5.388,58 | 4.376,23 | 5.500,00 | 6.000,00 | 7.267,38 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.098 - 4.036 | 2.582,59 | 2.097,89 | 2.531,21 | 3.332,43 | 4.036,34 |
Florianópolis - SC | 2.350 - 5.150 | 3.143,89 | 2.350,00 | 2.791,65 | 4.252,26 | 5.150,46 |
Osasco - SP | 4.955 - 13.021 | 9.023,42 | 4.955,38 | 10.000,00 | 10.750,00 | 13.020,72 |
Salvador - BA | 1.275 - 11.688 | 3.417,86 | 1.275,00 | 3.000,00 | 9.650,00 | 11.688,37 |
Fortaleza - CE | 2.800 - 3.634 | 2.895,06 | 2.800,10 | 2.916,30 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Santa Cruz do Sul - RS | 1.600 - 2.544 | 1.814,29 | 1.600,00 | 1.600,00 | 2.100,00 | 2.543,58 |
Lagarto - SE | 1.093 - 1.350 | 1.101,45 | 1.093,00 | 1.096,50 | 1.114,86 | 1.350,35 |
São Caetano do Sul - SP | 2.476 - 5.208 | 3.752,52 | 2.475,71 | 4.144,31 | 4.300,00 | 5.208,29 |
São José do Rio Preto - SP | 1.117 - 2.517 | 1.463,87 | 1.117,20 | 1.397,00 | 2.078,00 | 2.516,94 |
Sorocaba - SP | 1.250 - 2.422 | 1.712,60 | 1.250,00 | 2.000,00 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.087 - 9.775 | 4.523,42 | 2.086,71 | 4.000,00 | 8.069,99 | 9.774,61 |
Paraná | 1.598 - 4.563 | 2.541,87 | 1.597,92 | 2.297,06 | 3.767,52 | 4.563,33 |
Rio Grande do Sul | 1.340 - 6.473 | 2.754,90 | 1.340,34 | 2.100,00 | 5.344,51 | 6.473,42 |
Minas Gerais | 1.446 - 4.116 | 2.353,26 | 1.446,11 | 2.358,50 | 3.398,20 | 4.116,00 |
Rio de Janeiro | 1.864 - 6.764 | 3.649,11 | 1.864,42 | 3.544,83 | 5.584,35 | 6.763,93 |
Distrito Federal | 1.645 - 6.784 | 3.035,28 | 1.645,33 | 2.500,00 | 5.600,86 | 6.783,93 |
Santa Catarina | 1.493 - 5.272 | 2.744,76 | 1.493,43 | 2.700,00 | 4.352,63 | 5.272,04 |
Pernambuco | 1.375 - 5.103 | 2.313,01 | 1.375,00 | 1.800,00 | 4.213,10 | 5.103,03 |
Bahia | 1.050 - 6.319 | 2.271,42 | 1.050,00 | 1.279,96 | 5.216,67 | 6.318,58 |
Ceará | 2.400 - 3.583 | 2.783,18 | 2.400,05 | 2.916,30 | 2.958,15 | 3.583,00 |
Sergipe | 1.093 - 1.799 | 1.156,28 | 1.093,00 | 1.100,00 | 1.485,25 | 1.798,98 |
Rio Grande do Norte | 1.045 - 9.770 | 3.902,22 | 1.045,00 | 3.800,00 | 8.066,10 | 9.769,90 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Designer educacional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- demonstrar criatividade;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- garantir a integridade instrucional;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- contextualizar historicamente a escola;
- elaborar relatórios;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- administrar tempo;
- criar mecanismos de usabilidade;
- divulgar experiências pedagógicas;
- organizar encontro de educandos;
- emitir pareceres;
- analisar o desempenho das classes;
- promover trocas de experiências;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- reunir-se com conselhos de classe;
- administrar recursos de trabalho;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- visitar rotineiramente as escolas;
- socializar informações;
- produzir material de apoio pedagógico;
- divulgar resultados de avaliação;
- entrevistar;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- auto avaliar-se;
- demonstrar versatilidade;
- definir escopo;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- equalizar informações;
- pesquisar práticas educativas;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- construir instrumentos de avaliação;
- administrar conflitos;
- dimensionar os problemas;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- interagir com os pais;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- criar mecanismos de participação/interação;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- definir mídias;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- adequar linguagem textual e imagética;
- avaliar os planos diretores;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- selecionar bibliografia;
- criar espaços de participação/interação;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- orientar equipe de produção;
- administrar a demanda por vagas;
- trabalhar em equipe;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- estimular a criatividade;
- observar o desempenho das classes;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- traçar cronograma de execução;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- desenvolver a autoestima;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- formar-se continuamente;
- construir sistema de avaliação;
- participar das avaliações externas;
- dominar a língua portuguesa;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- participar da criação do projeto gráfico;
- elaborar atividades;
- observar conselhos de classe e de escola;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- estudar continuamente;
- dimensionar carga horária;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- verificar o cumprimento das metas;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- identificar público alvo;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- organizar grupos de estudos;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- criar clima favorável de trabalho;
- publicar experiências pedagógicas;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- roteirizar material;
- demonstrar capacidade de observação;
- propor estratégias de participação/interação;
- coordenar reuniões;
- planejar ações de operacionalização;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- assessorar o trabalho docente;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- atualizar-se continuamente;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- acompanhar processo de revisão;
- expressar-se com clareza;
- selecionar referencial teórico;
- mapear conteúdo;
- demonstrar flexibilidade;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- respeitar as diversidades;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- definir abordagem de comunicação;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- estimular o respeito mútuo;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- validar produto final;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- respeitar a alteridade;
- descrever atividades;
- respeitar a autoria do educador;
- acompanhar a produção dos alunos;
- assessorar as escolas/instituições;
- avaliar a instituição escolar;
- realizar controle de qualidade;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- divulgar deliberações;
- fornecer subsídios teóricos;
- definir estratégias de ensino;
- mapear competências;
- elaborar objetivos;
- traçar metas educacionais;
- estimular a solidariedade;
- estimular o senso crítico;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- acompanhar equipe de produção;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- traçar objetivos educacionais;
- definir processos de avaliação;
- validar material revisado;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- compreender o contexto;
- analisar resultados das avaliações;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- estimular o senso de justiça;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- orientar atividades interdisciplinares;
- elaborar textos de orientação;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- identificar contexto de aprendizagem;
- respeitar a autonomia do educador;
- estimular valores estéticos;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- estimular a cooperação;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- demonstrar proatividade;
- promover estudos de caso;
- formar equipes de trabalho;
Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Edição de livros
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Comércio varejista de livros
- Ensino fundamental
- Locação de mão-de-obra temporária
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br