Salário para o cargo de Designer educacional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer educacional

Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.748,10 e R$ 9.766,68, com a média salarial de R$ 4.797,16 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Designer educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.797,16 57.565,92 1.199,29 22,84
1º Quartil 2.748,10 32.977,20 687,03 13,09
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 19,05
3º Quartil 8.063,44 96.761,28 2.015,86 38,40
Teto Salarial 9.766,68 117.200,16 2.441,67 46,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

Atividades

  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • descrever atividades;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • demonstrar proatividade;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • traçar objetivos educacionais;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • demonstrar criatividade;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • definir escopo;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • mediar informações entre autor e equipe de produção;
  • organizar grupos de estudos;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • acompanhar equipe de produção;
  • respeitar as diversidades;
  • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
  • participar das avaliações externas;
  • validar material revisado;
  • coordenar reuniões;
  • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
  • compreender o contexto;
  • criar espaços de participação/interação;
  • entrevistar;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • criar mecanismos de usabilidade;
  • socializar informações;
  • estimular o respeito mútuo;
  • observar o desempenho das classes;
  • expressar-se com clareza;
  • orientar equipe de produção;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • respeitar a alteridade;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • estimular o senso de justiça;
  • traçar metas educacionais;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • realizar controle de qualidade;
  • trabalhar em equipe;
  • interagir com os pais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • compatibilizar carga horária por atividades;
  • assessorar o trabalho docente;
  • analisar resultados das avaliações;
  • identificar público alvo;
  • administrar tempo;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • formar equipes de trabalho;
  • divulgar deliberações;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
  • identificar contexto de aprendizagem;
  • pesquisar práticas educativas;
  • atualizar-se continuamente;
  • selecionar referencial teórico;
  • selecionar bibliografia;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • validar produto final;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • definir mídias;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • promover estudos de caso;
  • definir processos de avaliação;
  • mapear competências;
  • organizar encontro de educandos;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • dimensionar os problemas;
  • dominar a língua portuguesa;
  • estimular a solidariedade;
  • estudar continuamente;
  • roteirizar material;
  • formar-se continuamente;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • elaborar relatórios;
  • estimular a criatividade;
  • propor estratégias de participação/interação;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • estimular valores estéticos;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • mapear conteúdo;
  • adequar linguagem textual e imagética;
  • dimensionar carga horária;
  • propor mecanismos de acessibilidade;
  • definir estratégias de ensino;
  • definir abordagem de comunicação;
  • estimular a cooperação;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • participar da criação do projeto gráfico;
  • acompanhar processo de revisão;
  • desenvolver a autoestima;
  • respeitar a autoria do educador;
  • construir sistema de avaliação;
  • planejar ações de operacionalização;
  • administrar recursos de trabalho;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • elaborar objetivos;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar atividades;
  • promover trocas de experiências;
  • emitir pareceres;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • administrar conflitos;
  • estimular o senso crítico;
  • traçar cronograma de execução;
  • demonstrar versatilidade;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • elaborar textos de orientação;
  • elaborar roteiro visual (storyboard);
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • garantir a integridade instrucional;


Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação superior - graduação
  • Edição de livros
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Ensino fundamental
  • Atividades de teleatendimento
  • Marketing direto
  • Comércio varejista de livros
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de idiomas
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




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