Salário para o cargo de Designer instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer instrucional

Um Designer instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,86 e R$ 8.725,89, com a média salarial de R$ 3.581,46 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.581,46 42.977,49 895,36 17,25
1º Quartil 1.574,86 18.898,30 393,71 7,59
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,45
3º Quartil 6.654,74 79.856,86 1.663,68 32,05
Teto Salarial 8.725,89 104.710,71 2.181,47 42,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.306 - 10.076 4.697,27 2.306,00 4.000,00 8.318,43 10.075,53
Curitiba - PR 1.745 - 4.834 2.743,47 1.745,12 2.451,75 3.990,59 4.833,52
Brasília - DF 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Porto Alegre - RS 1.363 - 8.492 3.380,49 1.362,50 2.500,00 7.010,67 8.491,53
Rio de Janeiro - RJ 2.474 - 5.539 3.568,43 2.474,06 3.574,92 4.573,24 5.539,24
Maringá - PR 1.501 - 3.591 2.180,05 1.501,08 2.208,45 2.964,84 3.591,10
Belo Horizonte - MG 1.728 - 4.016 2.489,16 1.728,08 2.467,00 3.315,87 4.016,29
Campinas - SP 2.431 - 8.292 4.071,75 2.430,60 3.896,25 6.846,00 8.292,08
Recife - PE 1.467 - 5.674 2.393,88 1.466,67 1.800,00 4.684,13 5.673,56
São José dos Campos - SP 4.376 - 7.267 5.388,58 4.376,23 5.500,00 6.000,00 7.267,38
São Bernardo do Campo - SP 2.098 - 4.036 2.582,59 2.097,89 2.531,21 3.332,43 4.036,34
Florianópolis - SC 2.350 - 5.150 3.143,89 2.350,00 2.791,65 4.252,26 5.150,46
Osasco - SP 4.955 - 13.021 9.023,42 4.955,38 10.000,00 10.750,00 13.020,72
Salvador - BA 1.275 - 11.688 3.417,86 1.275,00 3.000,00 9.650,00 11.688,37
Fortaleza - CE 2.800 - 3.634 2.895,06 2.800,10 2.916,30 3.000,00 3.633,69
Santa Cruz do Sul - RS 1.600 - 2.544 1.814,29 1.600,00 1.600,00 2.100,00 2.543,58
Lagarto - SE 1.093 - 1.350 1.101,45 1.093,00 1.096,50 1.114,86 1.350,35
São Caetano do Sul - SP 2.476 - 5.208 3.752,52 2.475,71 4.144,31 4.300,00 5.208,29
São José do Rio Preto - SP 1.117 - 2.517 1.463,87 1.117,20 1.397,00 2.078,00 2.516,94
Sorocaba - SP 1.250 - 2.422 1.712,60 1.250,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.087 - 9.775 4.523,42 2.086,71 4.000,00 8.069,99 9.774,61
Paraná 1.598 - 4.563 2.541,87 1.597,92 2.297,06 3.767,52 4.563,33
Rio Grande do Sul 1.340 - 6.473 2.754,90 1.340,34 2.100,00 5.344,51 6.473,42
Minas Gerais 1.446 - 4.116 2.353,26 1.446,11 2.358,50 3.398,20 4.116,00
Rio de Janeiro 1.864 - 6.764 3.649,11 1.864,42 3.544,83 5.584,35 6.763,93
Distrito Federal 1.645 - 6.784 3.035,28 1.645,33 2.500,00 5.600,86 6.783,93
Santa Catarina 1.493 - 5.272 2.744,76 1.493,43 2.700,00 4.352,63 5.272,04
Pernambuco 1.375 - 5.103 2.313,01 1.375,00 1.800,00 4.213,10 5.103,03
Bahia 1.050 - 6.319 2.271,42 1.050,00 1.279,96 5.216,67 6.318,58
Ceará 2.400 - 3.583 2.783,18 2.400,05 2.916,30 2.958,15 3.583,00
Sergipe 1.093 - 1.799 1.156,28 1.093,00 1.100,00 1.485,25 1.798,98
Rio Grande do Norte 1.045 - 9.770 3.902,22 1.045,00 3.800,00 8.066,10 9.769,90


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • dominar a língua portuguesa;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estimular o senso de justiça;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • selecionar referencial teórico;
    • elaborar textos de orientação;
    • estimular a solidariedade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • dimensionar os problemas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • analisar resultados das avaliações;
    • interagir com os pais;
    • definir processos de avaliação;
    • definir abordagem de comunicação;
    • equalizar informações;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • roteirizar material;
    • analisar o desempenho das classes;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • avaliar os planos diretores;
    • estudar continuamente;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • emitir pareceres;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • definir escopo;
    • orientar equipe de produção;
    • desenvolver a autoestima;
    • identificar público alvo;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • validar material revisado;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • administrar conflitos;
    • dimensionar carga horária;
    • garantir a integridade instrucional;
    • respeitar as diversidades;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • traçar objetivos educacionais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar das avaliações externas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • divulgar deliberações;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • compreender o contexto;
    • entrevistar;
    • administrar recursos de trabalho;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • validar produto final;
    • coordenar reuniões;
    • acompanhar equipe de produção;
    • promover trocas de experiências;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estimular o senso crítico;
    • avaliar a instituição escolar;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • promover estudos de caso;
    • selecionar bibliografia;
    • trabalhar em equipe;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • administrar tempo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • observar o desempenho das classes;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • estimular a criatividade;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar versatilidade;
    • socializar informações;
    • mapear competências;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • descrever atividades;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • construir sistema de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • traçar cronograma de execução;
    • realizar controle de qualidade;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular a cooperação;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • demonstrar proatividade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • formar-se continuamente;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular valores estéticos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • definir mídias;
    • planejar ações de operacionalização;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • respeitar a autoria do educador;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • atualizar-se continuamente;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • pesquisar práticas educativas;
    • traçar metas educacionais;
    • respeitar a alteridade;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • auto avaliar-se;
    • acompanhar processo de revisão;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • elaborar relatórios;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • definir estratégias de ensino;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • mapear conteúdo;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • elaborar objetivos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar atividades;


    Setores que mais contratam Designer instrucional no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Edição de livros
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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