Salário para o cargo de Auxiliar de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação educacional

Um Auxiliar de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,40 e R$ 10.008,23, com a média salarial de R$ 3.154,48 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.154,48 37.853,75 788,62 17,08
1º Quartil 1.153,40 13.840,74 288,35 6,24
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,75
3º Quartil 7.632,71 91.592,49 1.908,18 41,32
Teto Salarial 10.008,23 120.098,81 2.502,06 54,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.430 - 7.680 2.970,46 1.430,11 1.869,22 6.341,06 7.680,48
Brasília - DF 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 7.521 3.218,98 1.349,60 2.583,00 6.209,28 7.520,86
Salvador - BA 1.245 - 6.609 2.703,39 1.245,07 2.042,98 5.456,58 6.609,17
Curitiba - PR 1.365 - 35.878 9.787,35 1.364,56 4.121,30 29.621,35 35.878,26
Maringá - PR 1.326 - 3.553 1.790,39 1.326,02 1.420,44 2.933,53 3.553,18
Fortaleza - CE 1.057 - 12.011 3.540,78 1.056,67 1.565,41 9.916,30 12.010,92
Belo Horizonte - MG 1.200 - 5.880 2.432,90 1.200,09 1.505,60 4.854,98 5.880,49
Belém - PA 1.079 - 5.903 2.244,56 1.078,71 1.100,00 4.873,23 5.902,61
Volta Redonda - RJ 1.045 - 2.931 1.396,44 1.045,00 1.045,00 2.419,50 2.930,57
Porto Alegre - RS 1.208 - 5.827 2.324,66 1.207,51 1.515,03 4.810,59 5.826,73
Campinas - SP 1.559 - 12.336 4.620,18 1.558,89 3.424,49 10.184,73 12.336,06
Jaraguá do Sul - SC 3.083 - 4.399 3.392,90 3.082,69 3.427,07 3.631,65 4.398,77
Goiânia - GO 1.214 - 8.344 3.069,47 1.213,59 2.400,00 6.889,26 8.344,48
Recife - PE 1.162 - 4.495 1.894,70 1.162,42 1.240,00 3.711,17 4.495,08
Florianópolis - SC 1.270 - 9.174 3.577,03 1.269,72 2.250,00 7.573,85 9.173,68
Araras - SP 1.315 - 2.381 1.491,91 1.315,05 1.352,04 1.965,47 2.380,63
São José dos Campos - SP 1.315 - 14.762 5.068,78 1.315,36 3.465,40 12.187,46 14.761,82
Itanhaém - SP 3.644 - 6.498 4.952,83 3.643,56 5.365,00 5.365,00 6.498,25
São Luís - MA 1.253 - 7.524 3.462,05 1.252,77 2.400,00 6.212,13 7.524,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.282 - 9.008 3.193,37 1.282,49 1.862,15 7.436,83 9.007,71
Minas Gerais 1.082 - 4.645 2.005,23 1.082,09 1.444,67 3.834,90 4.644,94
Paraná 1.119 - 13.811 4.002,52 1.119,24 1.500,00 11.402,50 13.811,05
Rio de Janeiro 1.091 - 11.779 3.790,04 1.090,81 2.210,00 9.725,13 11.779,37
Santa Catarina 1.334 - 6.308 2.934,30 1.333,64 2.469,23 5.208,16 6.308,28
Distrito Federal 1.188 - 7.337 2.801,19 1.188,36 1.632,40 6.057,49 7.337,02
Rio Grande do Sul 1.169 - 25.289 6.322,64 1.168,81 1.524,60 20.879,07 25.289,35
Bahia 1.074 - 5.822 2.373,13 1.073,87 1.831,98 4.807,04 5.822,43
Ceará 1.049 - 9.240 2.863,92 1.048,96 1.200,00 7.629,01 9.240,48
Goiás 1.112 - 7.833 2.870,70 1.112,14 1.998,08 6.466,86 7.832,85
Pará 1.067 - 5.948 2.199,67 1.067,00 1.119,83 4.910,43 5.947,66
Espírito Santo 1.045 - 4.347 1.800,30 1.045,00 1.143,93 3.589,18 4.347,32
Pernambuco 1.092 - 4.279 1.838,96 1.092,21 1.240,00 3.532,83 4.279,07
Mato Grosso 1.199 - 6.099 2.644,83 1.199,46 1.925,00 5.035,51 6.099,16
Maranhão 1.105 - 7.640 3.103,44 1.105,18 2.400,00 6.307,62 7.639,97
Rondônia 1.235 - 4.426 2.414,17 1.234,74 2.332,00 3.653,87 4.425,68
Mato Grosso do Sul 1.106 - 4.095 1.832,32 1.105,73 1.500,27 3.380,49 4.094,56
Alagoas 1.049 - 5.130 1.875,48 1.049,17 1.100,00 4.235,53 5.130,19
Paraíba 1.071 - 4.115 1.822,70 1.070,78 1.237,50 3.397,25 4.114,86
Amazonas 1.249 - 5.371 2.451,13 1.248,98 2.000,00 4.434,01 5.370,60
Acre 1.141 - 4.706 2.092,50 1.140,99 1.500,00 3.885,07 4.705,72
Piauí 1.046 - 6.225 2.115,40 1.045,80 1.149,47 5.139,12 6.224,66
Rio Grande do Norte 1.105 - 6.615 2.704,50 1.105,02 1.975,00 5.461,13 6.614,68
Sergipe 1.078 - 6.291 2.784,54 1.078,00 2.649,60 5.193,90 6.291,01
Tocantins 1.057 - 5.988 2.417,93 1.057,44 1.568,00 4.943,75 5.988,01
Roraima 1.600 - 7.875 3.335,31 1.600,00 1.600,00 6.501,85 7.875,24
Amapá 1.045 - 4.041 1.612,16 1.045,00 1.123,26 3.336,41 4.041,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • formar equipes de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estimular a solidariedade;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • demonstrar criatividade;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • emitir pareceres;
    • orientar equipe de produção;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar equipe de produção;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • elaborar atividades;
    • socializar informações;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • respeitar a alteridade;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular o respeito mútuo;
    • definir processos de avaliação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular a cooperação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • administrar tempo;
    • administrar recursos de trabalho;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • mapear competências;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • traçar cronograma de execução;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o senso de justiça;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • divulgar deliberações;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • descrever atividades;
    • analisar resultados das avaliações;
    • pesquisar práticas educativas;
    • interagir com os pais;
    • compreender o contexto;
    • desenvolver a autoestima;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • realizar controle de qualidade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • analisar o desempenho das classes;
    • dimensionar carga horária;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir estratégias de ensino;
    • avaliar os planos diretores;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • administrar a demanda por vagas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • definir mídias;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • auto avaliar-se;
    • estimular o senso crítico;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • promover estudos de caso;
    • atualizar-se continuamente;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • avaliar a instituição escolar;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • construir sistema de avaliação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • elaborar objetivos;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • roteirizar material;
    • formar-se continuamente;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • dominar a língua portuguesa;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • garantir a integridade instrucional;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar das avaliações externas;
    • definir escopo;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar proatividade;
    • expressar-se com clareza;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • coordenar reuniões;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • administrar conflitos;
    • traçar metas educacionais;
    • mapear conteúdo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • entrevistar;
    • dimensionar os problemas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • elaborar textos de orientação;
    • validar material revisado;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • equalizar informações;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • promover trocas de experiências;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • estudar continuamente;
    • estimular valores estéticos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • organizar encontro de educandos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • acompanhar processo de revisão;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • respeitar as diversidades;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • observar o desempenho das classes;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estimular a criatividade;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • validar produto final;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: