Salário para o cargo de Coordenador de disciplina e área de estudo
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de disciplina e área de estudo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de disciplina e área de estudo

Um Coordenador de disciplina e área de estudo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.339,67 e R$ 10.870,54, com a média salarial de R$ 3.699,94 e o salário mediana em R$ 2.514,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de disciplina e área de estudo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.699,94 44.399,28 924,99 19,93
1º Quartil 1.339,67 16.076,03 334,92 7,22
Salário Mediana 2.514,04 30.168,48 628,51 13,55
3º Quartil 8.290,34 99.484,06 2.072,58 44,67
Teto Salarial 10.870,54 130.446,48 2.717,63 58,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.817 - 11.346 4.415,58 1.816,93 3.000,00 9.367,45 11.346,14
Rio de Janeiro - RJ 1.288 - 8.855 3.392,37 1.288,04 2.400,00 7.310,83 8.855,09
Curitiba - PR 1.458 - 17.659 5.080,40 1.458,00 2.000,00 14.579,28 17.658,86
Brasília - DF 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Fortaleza - CE 1.204 - 6.179 2.595,22 1.204,45 2.000,00 5.101,51 6.179,10
Belo Horizonte - MG 1.521 - 10.006 4.170,69 1.521,28 3.253,97 8.261,00 10.005,97
Salvador - BA 1.431 - 8.993 3.590,29 1.430,54 2.500,00 7.424,35 8.992,60
Recife - PE 1.281 - 7.377 3.110,70 1.281,32 2.422,22 6.090,38 7.376,86
Porto Alegre - RS 1.570 - 8.466 3.634,65 1.570,06 3.000,00 6.989,57 8.465,98
Goiânia - GO 1.306 - 6.073 2.770,97 1.305,92 2.336,44 5.013,74 6.072,79
Blumenau - SC 2.907 - 9.134 5.035,39 2.906,60 4.535,48 7.541,50 9.134,49
Campinas - SP 1.453 - 21.862 6.285,42 1.453,24 3.007,92 18.049,11 21.861,63
São Luís - MA 1.371 - 10.029 4.021,04 1.370,72 3.245,52 8.279,93 10.028,90
João Pessoa - PB 1.264 - 5.810 2.545,45 1.264,23 2.000,00 4.796,68 5.809,89
Belém - PA 1.303 - 7.626 3.236,61 1.303,38 2.787,54 6.295,93 7.625,82
Natal - RN 1.184 - 7.204 2.965,31 1.184,49 2.220,26 5.947,44 7.203,71
Guarulhos - SP 1.634 - 7.374 3.358,08 1.634,21 3.000,00 6.088,31 7.374,34
Campo Grande - MS 1.397 - 8.403 3.485,36 1.396,63 2.967,69 6.937,19 8.402,54
Sorocaba - SP 1.301 - 13.876 4.274,00 1.301,02 2.100,00 11.456,52 13.876,47
Santo André - SP 1.352 - 7.628 3.189,67 1.352,34 2.510,14 6.297,85 7.628,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.538 - 11.935 4.321,18 1.538,12 2.872,53 9.853,50 11.934,85
Minas Gerais 1.277 - 7.565 3.116,26 1.276,88 2.400,00 6.246,12 7.565,48
Rio de Janeiro 1.268 - 8.595 3.224,02 1.267,70 2.200,00 7.095,73 8.594,56
Paraná 1.386 - 12.575 4.042,40 1.385,98 2.121,80 10.381,86 12.574,82
Bahia 1.355 - 9.410 3.574,88 1.355,06 2.500,00 7.768,99 9.410,04
Santa Catarina 1.591 - 7.842 3.643,75 1.590,71 3.291,67 6.474,04 7.841,55
Rio Grande do Sul 1.325 - 7.055 2.978,23 1.325,04 2.205,41 5.824,49 7.054,80
Pernambuco 1.234 - 6.854 2.899,20 1.233,94 2.318,50 5.658,64 6.853,91
Ceará 1.202 - 10.295 3.448,23 1.202,13 2.000,00 8.499,33 10.294,64
Goiás 1.193 - 6.130 2.660,40 1.192,81 2.060,59 5.061,26 6.130,35
Distrito Federal 1.481 - 10.285 3.975,53 1.481,09 2.998,91 8.491,69 10.285,39
Pará 1.278 - 6.930 2.839,32 1.277,95 2.000,00 5.721,61 6.930,19
Espírito Santo 1.333 - 6.723 2.927,90 1.333,20 2.374,96 5.550,30 6.722,70
Mato Grosso 1.501 - 7.909 3.568,52 1.500,80 3.158,03 6.529,48 7.908,70
Maranhão 1.258 - 17.759 5.406,93 1.257,94 2.840,00 14.662,22 17.759,32
Paraíba 1.217 - 6.402 2.688,74 1.216,79 2.052,60 5.285,70 6.402,20
Rio Grande do Norte 1.169 - 6.320 2.703,21 1.169,00 2.090,00 5.218,11 6.320,33
Mato Grosso do Sul 1.353 - 7.243 3.110,93 1.353,30 2.500,00 5.979,92 7.243,05
Alagoas 1.113 - 4.747 2.125,86 1.113,13 1.546,25 3.918,83 4.746,60
Piauí 1.202 - 6.372 2.667,69 1.202,25 2.054,61 5.260,81 6.372,05
Amazonas 1.359 - 8.068 3.456,44 1.359,34 2.691,72 6.661,32 8.068,39
Sergipe 1.221 - 60.979 13.645,15 1.220,70 2.090,00 50.344,54 60.978,82
Rondônia 1.321 - 8.939 3.429,65 1.321,43 2.500,00 7.380,48 8.939,46
Amapá 1.212 - 7.037 2.857,02 1.212,45 1.749,66 5.809,71 7.036,89
Acre 1.137 - 6.860 2.874,99 1.137,42 2.486,27 5.663,49 6.859,78
Tocantins 1.318 - 12.758 4.506,01 1.318,44 3.048,25 10.533,06 12.757,95
Roraima 1.219 - 4.877 2.420,83 1.219,22 2.035,95 4.026,73 4.877,30


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de disciplina e área de estudo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • administrar a demanda por vagas;
    • respeitar a autoria do educador;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • pesquisar práticas educativas;
    • validar material revisado;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • definir mídias;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estudar continuamente;
    • compreender o contexto;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar grupos de estudos;
    • promover estudos de caso;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • auto avaliar-se;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • selecionar bibliografia;
    • elaborar objetivos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • avaliar a instituição escolar;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • identificar público alvo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • definir estratégias de ensino;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a cooperação;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar ações de operacionalização;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • emitir pareceres;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • analisar resultados das avaliações;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • elaborar relatórios;
    • participar das avaliações externas;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • descrever atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • respeitar a alteridade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • coordenar reuniões;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • interagir com os pais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • formar-se continuamente;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular o respeito mútuo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • organizar encontro de educandos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • selecionar referencial teórico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • orientar equipe de produção;
    • demonstrar versatilidade;
    • avaliar os planos diretores;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • definir processos de avaliação;
    • equalizar informações;
    • socializar informações;
    • respeitar as diversidades;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • dimensionar os problemas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • realizar controle de qualidade;
    • roteirizar material;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • atualizar-se continuamente;
    • elaborar atividades;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • entrevistar;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • administrar tempo;
    • traçar objetivos educacionais;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular valores estéticos;
    • construir sistema de avaliação;
    • formar equipes de trabalho;
    • mapear competências;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • mapear conteúdo;
    • estimular a criatividade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • dimensionar carga horária;
    • divulgar deliberações;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • validar produto final;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • demonstrar proatividade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • acompanhar processo de revisão;
    • definir abordagem de comunicação;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • traçar metas educacionais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • traçar cronograma de execução;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • expressar-se com clareza;
    • definir escopo;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • promover trocas de experiências;
    • administrar recursos de trabalho;
    • administrar conflitos;


    Setores que mais contratam Coordenador de disciplina e área de estudo no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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