Salário para o cargo de Bodegueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bodegueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bodegueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • expressar-se gestualmente;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar remanejamentos;
  • representar a empresa;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • determinar perfis profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • formular incentivos de produtividade;
  • exercitar a autonomia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • buscar atualização profissional;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar motivação;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • avaliar desempenho;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir perfil do consumidor final;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • exercer liderança;
  • fazer orçamentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • instruir subordinados;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • contratar serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • participar de reuniões;
  • manter apresentação pessoal;
  • entrevistar candidatos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar plano de investimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • expressar-se oralmente;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • propor compra de novos itens;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar compras e locações;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • examinar currículos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • captar recursos;
  • qualificar fornecedores;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • cobrar resultados;
  • orientar clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • providenciar integração de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • gerir compras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • medir resultados de treinamento;
  • remanejar leiaute;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir estoques;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • delegar atribuições;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • implementar reciclagem de funcionários;


Setores que mais contratam Bodegueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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