Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bodegueiro
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- contratar serviços;
- qualificar fornecedores;
- elaborar normas e instruções;
- controlar o cumprimento de normas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- remanejar leiaute;
- expressar-se oralmente;
- captar recursos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- fazer orçamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- recepcionar mercadorias;
- administrar remanejamentos;
- providenciar integração de funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- analisar tendências do mercado;
- transferir numerário para o banco;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- delegar atribuições;
- monitorar o andamento de projetos;
- participar de reuniões;
- acompanhar rotinas administrativas;
- prover ações de preservação ambiental;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- representar a empresa;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- manter apresentação pessoal;
- examinar currículos;
- recomendar promoção de funcionários;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- determinar perfis profissionais;
- prestar assistência social aos funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- expressar-se gestualmente;
- operar equipamentos de informática;
- gerir investimentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- liberar mercadorias para entrega;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir perfil do consumidor final;
- resolver reclamações de clientes;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- avaliar desempenho;
- gerir custos;
- gerir compras;
- definir estratégias de terceirização;
- agir com dinamismo;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- buscar atualização profissional;
- entrevistar candidatos;
- planejar compras e locações;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- estimular a motivação das equipes;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- promover programas prevencionistas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- orientar clientes;
- designar equipe para projeto;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- medir resultados de treinamento;
- implantar técnicas de vendas;
- propor compra de novos itens;
- administrar conflitos entre funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- elaborar plano de investimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- instruir subordinados;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- divulgar mercadorias e serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- exercer liderança;
- gerir estoques;
- implementar reciclagem de funcionários;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- cobrar resultados;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- formular incentivos de produtividade;
- demonstrar motivação;
- acompanhar a execução orçamentária;
- promover funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- exercitar a autonomia;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
Setores que mais contratam Bodegueiro no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos