Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
- Importador
- Proprietário de jogos eletrônicos
- Botequineiro
- Gerente de serviços e peças
- Sócio proprietário (comércio varejista)
- Subchefe de loja (operações comerciais)
- Locador de animais para lazer
- Carvoeiro (comércio varejista)
- Geleiro
- Beiradeiro
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- divulgar mercadorias e serviços;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- realizar reuniões com a equipe;
- cobrar resultados;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- cooperar na definição de projetos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- sugerir inovações;
- manter apresentação pessoal;
- recomendar promoção de funcionários;
- demonstrar motivação;
- representar a empresa;
- gerir compras;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- revisar manuais de procedimentos;
- sugerir investimentos;
- preparar relatórios para a diretoria;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- monitorar o andamento de projetos;
- elaborar normas e instruções;
- analisar tendências do mercado;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- elaborar plano de investimentos;
- exercer liderança;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- propor compra de novos itens;
- administrar remanejamentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- redigir comunicados e normas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- avaliar desempenho;
- expressar-se gestualmente;
- instruir subordinados;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- exercitar a autonomia;
- implementar reciclagem de funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- medir resultados de treinamento;
- captar recursos;
- planejar compras e locações;
- acompanhar a execução orçamentária;
- designar equipe para projeto;
- remanejar leiaute;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- definir estratégias de terceirização;
- delegar atribuições;
- formular incentivos de produtividade;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- prover ações de preservação ambiental;
- estimular a motivação das equipes;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- gerenciar contratos de serviços;
- transferir numerário para o banco;
- contratar serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- entrevistar candidatos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- resolver reclamações de clientes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- controlar o cumprimento de normas;
- examinar currículos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- implantar técnicas de vendas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- participar de reuniões;
- gerir custos;
- gerir estoques;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- buscar atualização profissional;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- fazer orçamentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- colaborar na definição de epi e epc;
- operar equipamentos de informática;
- liberar mercadorias para entrega;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- agir com dinamismo;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- expressar-se oralmente;
- apreciar inovações organizacionais;
- atender agentes de fiscalização;
- negociar preços e condições de pagamento;
- determinar perfis profissionais;
- gerir investimentos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- providenciar integração de funcionários;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- promover programas prevencionistas;
- orientar clientes;
Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção