Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • cobrar resultados;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • representar a empresa;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • avaliar desempenho;
    • definir perfil do consumidor final;
    • atender agentes de fiscalização;
    • sugerir investimentos;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • redigir comunicados e normas;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • exercer liderança;
    • medir resultados de treinamento;
    • transferir numerário para o banco;
    • analisar tendências do mercado;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • qualificar fornecedores;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • fazer orçamentos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • expressar-se oralmente;
    • cooperar na definição de projetos;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • remanejar leiaute;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • expressar-se gestualmente;
    • sugerir inovações;
    • planejar compras e locações;
    • propor compra de novos itens;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • resolver reclamações de clientes;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • formular incentivos de produtividade;
    • promover funcionários;
    • demonstrar motivação;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • participar de reuniões;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • instruir subordinados;
    • definir estratégias de terceirização;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • liberar mercadorias para entrega;
    • elaborar plano de investimentos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • buscar atualização profissional;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • captar recursos;
    • estimular a motivação das equipes;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • elaborar normas e instruções;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • providenciar integração de funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • implantar técnicas de vendas;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • recepcionar mercadorias;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • orientar clientes;
    • promover programas prevencionistas;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • gerir estoques;
    • agir com dinamismo;
    • operar equipamentos de informática;
    • exercitar a autonomia;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • administrar remanejamentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • gerir custos;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • gerir compras;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • gerir investimentos;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • designar equipe para projeto;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • delegar atribuições;
    • determinar perfis profissionais;
    • contratar serviços;
    • examinar currículos;
    • manter apresentação pessoal;


    Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista