Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Gerente de mercearia
- Comissário de café
- Locador de televisão
- Alugador (comerciante varejista)
- Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)
- Livreiro (comércio varejista)
- Gerente de varejo
- Proprietário de totó (comércio varejista)
- Armarinheiro (comércio atacadista)
- Armeiro (comércio varejista)
- Administrador no comércio de mercadorias
- Relojoeiro (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Boiadeiro - no comércio de gado - empregador
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- elaborar plano de investimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- prover ações de preservação ambiental;
- implementar reciclagem de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- entrevistar candidatos;
- elaborar normas e instruções;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- demonstrar motivação;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- buscar atualização profissional;
- cobrar resultados;
- liberar mercadorias para entrega;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar conflitos entre funcionários;
- prestar assistência social aos funcionários;
- definir perfil do consumidor final;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- operar equipamentos de informática;
- participar de reuniões;
- controlar o cumprimento de normas;
- determinar perfis profissionais;
- recomendar promoção de funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- analisar tendências do mercado;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- acompanhar rotinas administrativas;
- estimular a motivação das equipes;
- representar a empresa;
- medir resultados de treinamento;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- remanejar leiaute;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- contratar serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- instruir subordinados;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- providenciar integração de funcionários;
- gerir compras;
- argumentar com convicção (persuasão);
- formular incentivos de produtividade;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- realizar reuniões com a equipe;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- definir estratégias de terceirização;
- administrar remanejamentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- recepcionar mercadorias;
- expressar-se gestualmente;
- atender agentes de fiscalização;
- gerir custos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- planejar compras e locações;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- promover programas prevencionistas;
- orientar clientes;
- monitorar o andamento de projetos;
- fazer orçamentos;
- cooperar na definição de projetos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- transferir numerário para o banco;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- promover funcionários;
- expressar-se oralmente;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- gerir investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- resolver reclamações de clientes;
- exercitar a autonomia;
- propor compra de novos itens;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- delegar atribuições;
- revisar manuais de procedimentos;
- implantar técnicas de vendas;
- manter apresentação pessoal;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- gerir estoques;
- negociar preços e condições de pagamento;
- gerenciar contratos de serviços;
- agir com dinamismo;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- examinar currículos;
- captar recursos;
- designar equipe para projeto;
- apreciar inovações organizacionais;
- exercer liderança;
- avaliar desempenho;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
Setores que mais contratam Boiadeiro - no comércio de gado - empregador no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial