Salário para o cargo de Proprietário de pebolim (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de pebolim (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de pebolim (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • gerir custos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir perfil do consumidor final;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • instruir subordinados;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • exercer liderança;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover programas prevencionistas;
  • fazer orçamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • captar recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • cobrar resultados;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • medir resultados de treinamento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • analisar tendências do mercado;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir compras;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • elaborar plano de investimentos;
  • remanejar leiaute;
  • orientar clientes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • manter apresentação pessoal;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • qualificar fornecedores;
  • definir estratégias de terceirização;
  • representar a empresa;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • propor compra de novos itens;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transferir numerário para o banco;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • buscar atualização profissional;
  • participar de reuniões;
  • designar equipe para projeto;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • examinar currículos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir estoques;
  • expressar-se gestualmente;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • delegar atribuições;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cooperar na definição de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir investimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • operar equipamentos de informática;
  • expressar-se oralmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • elaborar normas e instruções;
  • demonstrar motivação;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • monitorar o andamento de projetos;


Setores que mais contratam Proprietário de pebolim (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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