Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de box de mercado público
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
Atividades
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- gerenciar contratos de serviços;
- providenciar integração de funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- gerir estoques;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- cobrar resultados;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- recepcionar mercadorias;
- realizar reuniões com a equipe;
- gerir compras;
- orientar clientes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- contratar serviços;
- definir estratégias de terceirização;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- formular incentivos de produtividade;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- analisar tendências do mercado;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- definir perfil do consumidor final;
- negociar preços e condições de pagamento;
- divulgar mercadorias e serviços;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- argumentar com convicção (persuasão);
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- medir resultados de treinamento;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- evidenciar equilíbrio emocional;
- remanejar leiaute;
- implantar técnicas de vendas;
- administrar remanejamentos;
- fazer orçamentos;
- entrevistar candidatos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- exercitar a autonomia;
- captar recursos;
- planejar compras e locações;
- examinar currículos;
- elaborar normas e instruções;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- manter apresentação pessoal;
- buscar atualização profissional;
- expressar-se gestualmente;
- prover ações de preservação ambiental;
- gerir custos;
- apreciar inovações organizacionais;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- colaborar na definição de epi e epc;
- acompanhar a execução orçamentária;
- promover funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- gerir investimentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- qualificar fornecedores;
- exercer liderança;
- propor compra de novos itens;
- participar de reuniões;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- acompanhar rotinas administrativas;
- liberar mercadorias para entrega;
- estimular a motivação das equipes;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- implementar reciclagem de funcionários;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- operar equipamentos de informática;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- designar equipe para projeto;
- representar a empresa;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- controlar o cumprimento de normas;
- elaborar plano de investimentos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- expressar-se oralmente;
- delegar atribuições;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- promover programas prevencionistas;
- transferir numerário para o banco;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- instruir subordinados;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- demonstrar motivação;
- monitorar o andamento de projetos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- determinar perfis profissionais;
- recomendar promoção de funcionários;
- avaliar desempenho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
Setores que mais contratam Gerente de box de mercado público no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos