Salário para o cargo de Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • orientar clientes;
  • planejar compras e locações;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover funcionários;
  • instruir subordinados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • captar recursos;
  • exercitar a autonomia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar plano de investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • fazer orçamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • participar de reuniões;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir perfil do consumidor final;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • qualificar fornecedores;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • examinar currículos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • administrar remanejamentos;
  • demonstrar motivação;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir custos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir investimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • delegar atribuições;
  • transferir numerário para o banco;
  • expressar-se oralmente;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • gerir compras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover programas prevencionistas;
  • representar a empresa;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • providenciar integração de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • analisar tendências do mercado;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • agir com dinamismo;
  • cobrar resultados;
  • elaborar normas e instruções;
  • gerir estoques;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • propor compra de novos itens;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • designar equipe para projeto;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • exercer liderança;
  • medir resultados de treinamento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • contratar serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • implantar técnicas de vendas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • remanejar leiaute;


Setores que mais contratam Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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