Salário para o cargo de Proprietário de oficina mecânica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de oficina mecânica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • formular incentivos de produtividade;
  • sugerir inovações;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • recepcionar mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cooperar na definição de projetos;
  • orientar clientes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • redigir comunicados e normas;
  • elaborar normas e instruções;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • determinar perfis profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • examinar currículos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • remanejar leiaute;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir investimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar remanejamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • analisar tendências do mercado;
  • captar recursos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • exercer liderança;
  • buscar atualização profissional;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • avaliar desempenho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • representar a empresa;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • gerir compras;
  • expressar-se gestualmente;
  • entrevistar candidatos;
  • delegar atribuições;
  • designar equipe para projeto;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • participar de reuniões;
  • instruir subordinados;
  • cobrar resultados;
  • manter apresentação pessoal;
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar motivação;
  • implantar técnicas de vendas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir custos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • contratar serviços;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir estoques;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • promover programas prevencionistas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;


Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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