Salário para o cargo de Gerente de utilidades (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de utilidades (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de utilidades (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • revisar manuais de procedimentos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • definir estratégias de terceirização;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • transferir numerário para o banco;
  • delegar atribuições;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • exercer liderança;
  • sugerir investimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir perfil do consumidor final;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerir compras;
  • representar a empresa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • exercitar a autonomia;
  • expressar-se oralmente;
  • avaliar desempenho;
  • administrar remanejamentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerir custos;
  • contratar serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • recepcionar mercadorias;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover programas prevencionistas;
  • instruir subordinados;
  • sugerir inovações;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • fazer orçamentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • remanejar leiaute;
  • determinar perfis profissionais;
  • redigir comunicados e normas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • examinar currículos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • cobrar resultados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • designar equipe para projeto;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar compras e locações;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estimular a motivação das equipes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • analisar tendências do mercado;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • captar recursos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • orientar clientes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir estoques;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • manter apresentação pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • medir resultados de treinamento;


Setores que mais contratam Gerente de utilidades (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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